Publicidade
Publicidade
Notícias d'Além Mar: Números do mercado do livro em Portugal em 2022
PublishNews, Jaime Mendes, 24/01/2023
Os dados trazidos por Jaime Mendes mostram que em 2022, o mercado livreiro português cresceu 16,20% em valor e 12,80% em volume

Em Portugal quem audita o mercado do livro é a GFK, contratada pela APEL- Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, que acabou de divulgar os resultados.

Segundo a nota, “o painel GFK audita as vendas ao consumidor final de uma amostra representativa do mercado português, composta maioritariamente por retalhistas da grande distribuição (especializados e não especializados). A cobertura estimada é de aproximadamente 85% do mercado.

Retalhistas da grande distribuição são o varejo em grandes superfícies. Especializado, refere-se às redes de livrarias: Bertrand, Fnac, Almedina. O não especializado são os supermercados: Continente, Intermarché e Pingo Doce, principalmente.

O ano de 2022 tem os seguintes números:

Faturamento de 175 milhões de euros resultantes da venda de quase 13 milhões de exemplares (12.725.898 exs). Assim, na comparação com 2021, o crescimento em valor foi de 16,20% e, em exemplares, crescimento de 12,80%. O preço médio foi de 13,75 € com crescimento de 3%. Os custos de produção, principalmente papel, também aumentaram por aqui. Na venda anual entraram 12.894 novos ISBN.

Pelo Censo de 2021 a população residente em Portugal era de 10.343.066 habitantes. Na divisão dos exemplares por essa população o valor seria de 1,23 exs por habitante.

Na distribuição por categoria temos o seguinte quadro:

A distribuição por canais tem um dado importante na comparação com o Brasil.

Livrarias representam 78,60% do valor e 69,30% dos exemplares. Onde está a outra parte, significativa, para os 100%?

Nos supermercados que representam 21,40% do valor e 30,70% dos exemplares. Pelo menos a mim, chama muita atenção que quase 1/3 dos exemplares sejam comprados nestes espaços. Como são esses espaços, quantos são e que tipo de livro é vendido lá?

As grandes cadeias de supermercados são o Pingo Doce com 475 lojas, Continente com 346 e Intermarché com 260. Existe ainda a rede Note! com 85 lojas, que também pertence ao Continente (grupo Sonae). Estas lojas da Note! vendem basicamente artigos de papelaria e livros.

Lançamentos e promoções em supermercados
Lançamentos e promoções em supermercados
Quanto ao tipo de livro que entra nestes espaços, são os lançamentos com potencial de best-seller e livros que podem ter descontos ao consumidor final elevadíssimos de 30% a 50%, pelo menos, principalmente autoajuda, negócios, infantil, juvenil e literatura de alto giro. Aqui é importante lembrar que a Lei do preço fixo só permite 10% de desconto nos primeiros 24 meses da publicação do livro. Para os livros importados a contagem do tempo de 24 meses não é a partir da publicação no país de origem e, sim, a partir da data da primeira vez que determinado título entrou em Portugal. Assim, os descontos elevados só acontecem nos livros com mais de 24 meses de existência no mercado.

Além dos descontos elevados a serem concedidos, o custo operacional também é grande, seja pela entrega loja a loja, seja pela entrega centralizada, onde serão cobradas taxas de distribuição e armazenagem. Conversando com um editor, a informação é que são cerca de oito rubricas a serem negociadas, isto é, onde há algum valor a ser pago pelo fornecedor. Depois existe ainda o custo da devolução e as perdas por livros danificados, que são absorvidos pelo fornecedor. Isso, sem falar na quantidade de livros a serem enviados para esses 1.166 pontos, onde não há a garantia de quantos serão devolvidos. Logo, parece que é um canal de venda para quem é grande no mercado.

Seguem algumas fotos destes espaços.

Loja Note! dentro de supermercado
Loja Note! dentro de supermercado
Loja Note! na rua
Loja Note! na rua
>
Espaço de livraria dentro do supermercado
Espaço de livraria dentro do supermercado
Área para livros no supermercado
Área para livros no supermercado

Espaço ilha com grandes descontos no supermercado
Espaço ilha com grandes descontos no supermercado

Desde janeiro de 2020 Jaime Mendes reside em Portugal e é um dos sócios fundadores da Saudade Livraria e Distribuidora, empresa com operações no Brasil e em Portugal. A Saudade tem por objetivo conectar os países de língua portuguesa e ser o elo entre leitores, escritores, livrarias e editoras desta comunidade lusófona, facilitando a circulação de livros e diferentes ideias, culturas e visões de mundo.

Trabalha com livros desde 1981 quando, ao entrar para a faculdade de História no IFCS/UFRJ, foi um dos responsáveis pela cooperativa dos estudantes. Em 1986, já formado e com o fim da cooperativa funda, com mais quatro amigos, a Livraria Bruzundangas no próprio IFCS. Sai da sociedade em 1988 ao ser contratado pelo Arquivo Nacional | MJ. Em 1992 foi um dos sócios-fundadores da Contra Capa Livraria em Copacabana. Em 1995 pediu exoneração do emprego público para se dedicar exclusivamente à livraria, que abriu a segunda loja em 1998, no Leblon. Jaime deixa a sociedade, por opção pessoal, em setembro de 1999. Em outubro desse mesmo ano entrou na editora Zahar, onde trabalhou por quase 12 anos, na função de gerente comercial. Entre maio de 2011 e novembro de 2012 trabalhou na editora Cosac Naify em São Paulo, onde exerceu a função de diretor comercial. De janeiro de 2013 a dezembro de 2019 exerceu as funções de diretor comercial no GEN | Grupo Editorial Nacional, holding fundada em 2007, e que é líder no segmento de publicações e conteúdos CTP (científico, técnico e profissional) no Brasil.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Jaime Mendes explica o plano do governo português de dar cheques-livro para os jovens adultos do país
Em novo artigo, Jaime Mendes compartilha e analisa os números do mercado editorial português
Em novo artigo, Jaime Mendes, um dos sócios da Saudade Livraria e Distribuidora fala sobre a experiência, erros e acertos de se distribuir livros no exterior
Relatório setorial escrito por Jaime Mendes apresenta as oportunidades que Portugal tem a oferecer para as editoras brasileiras
Jaime Mendes começa uma nova série em que apresenta algumas das livrarias de Portugal. A primeira é a Esperança, localizada na Ilha da Madeira
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Editoras dos selos Verus e Harlequin conversaram sobre as mudanças nas editoras, as características dos gêneros literários, sobre a negociação com os autores e autoras e outros assuntos
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos da Editora Vista Chinesa, Uiclap e um livro independente
Escrito por Marina Hadlich, 'Até essa comédia se tornar romântica' é uma história divertida e com uma personagem que ultrapassa as páginas e conversa diretamente com o leitor
Quem gosta de ler não morre só.
Ariano Suassuna
Escritor brasileiro (1927-2014)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar