Yonder é a nova plataforma de conteúdo serializado profissional
PublishNews, Redação, 14/10/2022
Foi lançado na quinta (13) o aplicativo criado pelos técnicos do Wattpad e do Webtoon para publicar títulos de editoras em formato serializado, até mesmo livros de catálogo em novas versões

Hwalin Oh, CEO do Yonder | © Divulgação
Hwalin Oh, CEO do Yonder | © Divulgação
Em setembro, o PublishNews repercutiu a notícia da criação e desenvolvimento de um aplicativo de publicação descrito como uma ponte entre as editoras comerciais tradicionais e uma estrutura popular de serialização, semelhante a das plataformas Wattpad e Webtoon. O novo aplicativo não teria conteúdo gerado pelo usuário, como essas plataformas, mas sim uma curadoria profissional, projetada como um recurso de mercado para editoras de qualquer tamanho.

Pois bem. O site Publishing Perspectives, que tinha publicado a informação em primeira mão, agora dá detalhes sobre o Yonder, essa nova ferramenta para conteúdo serializado. Funcionando desde quinta-feira (13), o Yonder traz conteúdo ainda tímido, de editoras como Blackstore, Aethon Books e Sterling & Stone. Quem está à frente da operação é Hwalin Oh [foto], que também é diretora de estratégia do Wattpad em Toronto. O novo aplicativo foi desenvolvido por profissionais do Wattpad e do Webtoon, que desde o ano passado pertencem à mesma empresa, a sul-coreana Naver’s Webtoon.

Em comunicado do lançamento, Oh diz que “o Yonder trabalha com parceiros de publicação para reimaginar seus catálogos em um formato móvel serializado exclusivo, que injetará interesse renovado em trabalhos lançados anteriormente por autores e editoras. O aplicativo também colabora com cada um de seus autores para otimizar suas histórias para a plataforma”.

Como previsto, o aplicativo não é para usuários fazerem autopublicação. É um recurso de mercado com curadoria e design profissionais, para livros publicados profissionalmente. Segundo a divulgação do produto, “uma experiência premium com curadoria”, o que pode representar para os editores uma nova ponte para vendas de títulos de seus catálogos a um público potencialmente enorme de consumidores que gostam do formato serializado. A vice-presidente sênior do Wattpad, Ashleigh Gardner, estará na Feira de Frankfurt na semana que vem e deve falar sobre o novo produto.

Com ainda poucos títulos à disposição (não houve divulgação do número exato), há predominância de romances para público feminino e young adult. O crescimento da oferta promete ser rápido, mas é evidente que requer mais trabalho do que simplesmente inserir a obra em outra plataforma. O processo para transformar livros de catálogo para versões serializadas leva tempo.

As classificações destacadas no site do Yonder são “Romantic Suspense”, “Billionaire” ,“New Adult”, Romance”, “Fantasy and Science-Fiction”, “Mystery, Thriller, Horror” e “Paranormal”. Ainda há muito pouca coisa de não ficção ou de literatura infantojuvenil.

Ainda segundo Oh, “o Yonder leva a leitura serializada para dispositivos móveis a um nível totalmente novo, com conteúdo de alta qualidade e curadoria e um modelo que recompensa os leitores por fazerem o que amam, que é ler”. Ela explica que, quanto mais o usuário ler, mais recompensas e vantagens receberá, gradativamente, em seu relacionamento com a plataforma.

Tags: Wattpad, Webtoon
[14/10/2022 11:00:00]
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Matérias relacionadas
Aplicativo em desenvolvimento vai oferecer ao público maduro produtos de editoras, se diferenciando de Wattpad e Webtoon, que trabalham com produção de usuários para consumidores jovens
Em uma transação avaliada em U$ 600 milhões, a 'rede social dos autores' fará parte da Naver e Webtoon
Plataforma fechou parceria com a empresa Wise Entertainment para produzir conteúdo para cinema e TV no Brasil
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Leia também
Domínio do inglês, boa comunicação e capacidade de trabalhar em equipe são alguns dos requisitos para a vaga
Valor representa um aumento de 32% em relação ao ano passado, quando os negócios na feira totalizaram US$ 1,8 milhão
Livreiros, distribuidores e profissionais da publicação de 76 países ao redor do mundo explorarão tendências e estratégias no evento que ocorre de 27 a 28 de abril no Emirado Árabe