Nova plataforma quer conteúdo serializado profissional
PublishNews, Thales de Menezes, 12/09/2022
Aplicativo em desenvolvimento vai oferecer ao público maduro produtos de editoras, se diferenciando de Wattpad e Webtoon, que trabalham com produção de usuários para consumidores jovens

Livraria_Samara Heisz_Shutterstock
Livraria_Samara Heisz_Shutterstock
O site Publishing Perspectives noticiou na última semana, com ares de segredo de Estado o desenvolvimento de um aplicativo de publicação, sem revelar seu nome nem a empresa que deve lançá-lo ainda este ano ou no início de 2023. Ele é descrito como uma ponte entre as editoras comerciais tradicionais – baseadas em qualquer mercado editorial mundial – e com estrutura popular de serialização, semelhante a das plataforma Wattpad e Webtoon, que alcançam um público grande e fiel.

Este novo aplicativo não será para conteúdo gerado pelo usuário (UGC), como muitas plataformas de serialização de alta visibilidade. Terá curadoria profissional, projetado como um recurso de mercado para livros publicados por editoras de qualquer tamanho. Tanto o Wattpad quanto o Webtoon são plataformas para a criação e consumo de conteúdo serializado, e seu público combinado hoje é de cerca de 180 milhões de usuários.

Atualmente, os 94 milhões de usuários do Wattpad gastam 23 bilhões de minutos mensalmente na leitura das chamadas "webnovels", de vários gêneros. O Webtoon, por sua vez, tem quase 90 milhões de usuários, mas com dois tipos de serialização para apresentar histórias em quadrinhos e narrativas gráficas. Um deles é igual ao do Wattpad, com conteúdo gerado pelo usuário e disponibilizado no momento da publicação.

Mas há a opção de que esse material seja trabalhado por funcionários da plataforma, para produzir conteúdo com uma aparência profissional. O tempo de publicação desses lançamentos serializados é coordenado pelo Webtoon, em vez de ser postado sempre que um usuário escolher, e a terminologia para identificá-los é “originais”. Significa que, neste caso, a própria plataforma está desenvolvendo e produzindo profissionalmente.

Segundo apuração do Publishing Perspectives, profissionais do novo aplicativo, ele é projetado para acomodar conteúdo em uma ampla variedade de gêneros, voltado para um público mais amplo e mais maduro do que Webtoon ou Wattpad. O novo modelo será estruturado para fornecer aos editores uma maneira para que eles apresentem títulos que consideram bons para serialização. Os desenvolvedores já estão em contato com editores e autores estabelecidos para a inclusão de conteúdo serializado novo e também material já publicado anteriormente.

Além de levar livros de catálogo a uma plataforma de conteúdo serializado, a nova plataforma pode dar um grande salto ao mudar a faixa etária do modelo. No Wattpad, 90% do universo de usuários da plataforma é geração Z e millennials, abaixo do 30 anos, e o trabalho do Webtoon, voltado para quadrinhos e narrativa gráfica, o mantém próximo a um público mais jovem. Canais criados e operados profissionalmente para literatura adulta (assim como para ofertas de não ficção) podem fornecer a muitos editores a alavancagem da serialização para uma base de consumidores mais madura.

Vamos aguardar mais novidades do projeto.

[12/09/2022 11:00:00]