
A Webtoon produz histórias em quadrinhos de curta duração criadas digitalmente e otimizadas para leitura em dispositivos móveis. O formato, que começou na Coreia do Sul há duas décadas, é barato de produzir e se baseia em uma rica história de narrativa visual no país, e ganhou popularidade globalmente após o sucesso do K-pop, dos K-dramas e de outras exportações culturais coreanas, aponta a agência. Alguns dos webtoons populares incluem Lore Olympus – a recontagem romântica do mito grego de Perséfone – e The Sound of Your Heart, uma história semiautobiográfica.
A empresa planeja usar os fundos do IPO para acelerar o crescimento na América do Norte, disseram o CEO Junkoo Kim e o Diretor de Estratégia Yongsoo Kim à imprensa após o IPO na semana passada.
"O negócio de plataforma representa cerca de 80% de nossas vendas, publicidade 10%, negócios de propriedade intelectual 10%. Em todas as três áreas, temos grande espaço para crescer", disse Yongsoo Kim.
Em 2021, o Wattpad, plataforma mundial de autopublicação, foi adquirido pela Naver em uma transação avaliada em US$ 600 milhões.
Nos materiais que acompanham seu IPO, a Webtoon informa que, no final de março, possuía aproximadamente 170 milhões de usuários ativos mensais, cerca de 900 títulos adaptados, incluindo mais de 100 séries e filmes em streaming, e mais de 11 milhões de unidades de produtos à venda.