O blog, que nada mais era do que um espaço legal destinado a diários digitais de quem curte escrever, conquistou uma nova interpretação. Pois, graças às redes sociais, o blog se transformou num espaço privilegiado de websites, passando a agregar assuntos ligados não só à página eletrônica como da própria empresa e seus produtos.
Muitas empresas, no entanto, deixam seus blogs desatualizados, ou como meros apêndices das vendas e de campanhas. Perdendo, assim, a grande oportunidade de ampliar seu esforço digital e não retendo o visitante de uma pesquisa descompromissada ou de pesquisas correlatas ao que se vende. E não necessariamente preocupado com as compras.
A publicação regular de textos de coisas importantes e afins com a comunidade e com o leitor. Este, que pode se tornar o tão procurado cliente, tornou-se o motivo maior para a atenção desse nobre espaço digital. Vejamos, por exemplo, os sites de algumas agências de viagem, que, mesmo investindo pesadamente em SEO e estratégias de posicionamento, deixam no blog, nada mais do que o repetido lá da página inicial: mais ofertas ou comentários sobre seus pacotes de viagem.
Ora, por que não falar da importância de se aprender a poupar para investir em merecidas férias? Afinal, é investimento em saúde associado ao aprendizado financeiro, algo maior do que uma sonhada diversão e uma planilha de gastos.
Ou, ainda, por que não falar sobre maravilhosos livros e guias de viagens para motivar a visita a este ou aquele local não muito conhecido? Dicas que, em geral, promovem passeios inesperados e felizes. Tornando a relação do cliente com o pacote adquirido mais valiosa e inesquecível, por ser única e oportuna, ou até mais em conta financeiramente.
E então, você, empresário e empresária, marqueteiro e marqueteira, pensa em deixar no seu blog notícia velha ou ainda mais do mesmo?
Paulo Tedesco é escritor, editor e consultor em projetos editoriais. Desenvolveu o primeiro curso em EAD de Processos Editorais na PUCRS. Coordena o www.editoraconsultoreditorial.com (livraria, editora e cursos). É autor, entre outros, do Livros Um Guia para Autores pelo Consultor Editorial, prêmio AGES2015, categoria especial. Pode ser acompanhado pelo Facebook, BlueSky, Instagram e LinkedIn.
** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?