Publicidade
Publicidade
Um blog para mudar o mundo
PublishNews, Paulo Tedesco, 11/05/2022
Em nova coluna, Paulo Tedesco questiona a pouca utilização do blog como ferramenta nas estratégias para reter um cliente

O blog, que nada mais era do que um espaço legal destinado a diários digitais de quem curte escrever, conquistou uma nova interpretação. Pois, graças às redes sociais, o blog se transformou num espaço privilegiado de websites, passando a agregar assuntos ligados não só à página eletrônica como da própria empresa e seus produtos.

Muitas empresas, no entanto, deixam seus blogs desatualizados, ou como meros apêndices das vendas e de campanhas. Perdendo, assim, a grande oportunidade de ampliar seu esforço digital e não retendo o visitante de uma pesquisa descompromissada ou de pesquisas correlatas ao que se vende. E não necessariamente preocupado com as compras.

A publicação regular de textos de coisas importantes e afins com a comunidade e com o leitor. Este, que pode se tornar o tão procurado cliente, tornou-se o motivo maior para a atenção desse nobre espaço digital. Vejamos, por exemplo, os sites de algumas agências de viagem, que, mesmo investindo pesadamente em SEO e estratégias de posicionamento, deixam no blog, nada mais do que o repetido lá da página inicial: mais ofertas ou comentários sobre seus pacotes de viagem.

Ora, por que não falar da importância de se aprender a poupar para investir em merecidas férias? Afinal, é investimento em saúde associado ao aprendizado financeiro, algo maior do que uma sonhada diversão e uma planilha de gastos.

Ou, ainda, por que não falar sobre maravilhosos livros e guias de viagens para motivar a visita a este ou aquele local não muito conhecido? Dicas que, em geral, promovem passeios inesperados e felizes. Tornando a relação do cliente com o pacote adquirido mais valiosa e inesquecível, por ser única e oportuna, ou até mais em conta financeiramente.

E então, você, empresário e empresária, marqueteiro e marqueteira, pensa em deixar no seu blog notícia velha ou ainda mais do mesmo?

Paulo Tedesco é escritor, editor e consultor em projetos editoriais. Desenvolveu o primeiro curso em EAD de Processos Editorais na PUCRS. Coordena o www.editoraconsultoreditorial.com (livraria, editora e cursos). É autor, entre outros, do Livros Um Guia para Autores pelo Consultor Editorial, prêmio AGES2015, categoria especial. Pode ser acompanhado pelo Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
A L&PM foi a pioneira na produção, mas principalmente na manutenção das vendas de livros de bolso no Brasil
Tivemos o prazer de ler um livro carnavalizado e carnavalizando! E há quem diga que a literatura nacional naufragou...
Paulo Tedesco escreve sobre a valorização do trabalho manual versus o trabalho intelectual e criativo
Em novo artigo, Paulo Tedesco lembra que 'nunca é tarde para reagir' e que ainda há muito a ser feito em 2024
As distantes galáxias separadas da Terra pelo vácuo parecem muito com as críticas, por exemplo, sobre o preço do livro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
O processo da leitura é este: um contato de você com você mesmo.
Roberto Gomes
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar