Nielsen: Painel do Varejo de Livros aponta primeiro trimestre com desempenho positivo
PublishNews, Thales de Menezes, 26/04/2022
Pesquisa da Nielsen Bookscan divulgada pelo SNEL aponta aumento de 15,65% em volume e 16,50% em faturamento na comparação dos números com os primeiros três meses de 2022

Livraria Martins Fontes | © Leonardo Neto
Livraria Martins Fontes | © Leonardo Neto
Os dados do terceiro Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2022 indicam que o setor editorial completa o primeiro trimestre do ano com ótimo desempenho. A pesquisa feita pela Nielsen Bookscan e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) foi realizada entre os dias 28 de fevereiro e 27 de março. No período, foram comercializados 4,39 milhões de livros, o que registrou um faturamento de R$ 191,58 milhões. Esses números apontam crescimento de 7,52% em volume e 11,44% em valor se comparados ao mesmo período do ano passado.

Encerrada a apuração dos três primeiros períodos de 2022, o setor mostra uma performance superior a alcançada no início do ano passado, um período que já estava em forte aquecimento. O primeiro trimestre deste ano, marcado pela retomada do Volta às Aulas, teve 14,56 milhões de livros vendidos, totalizando uma receita de R$ 661,30 milhões. Em 2021, os 12,59 milhões de livros comercializados levaram a um faturamento de R$ 567,63 milhões. O aumento em volume de livros vendidos é de 15,65%. No faturamento, o crescimento é de 16,50%.

Na comparação entre os três painéis divulgados em 2022, há uma desaceleração. O primeiro teve 20,03% de crescimento em relação ao mesmo período de 2021; o segundo, 17,11%; e o terceiro 11,44%. “Ainda que os valores acumulados de cada período sugiram uma desaceleração, a expectativa para o decorrer do ano é bastante positiva”, afirma Ismael Borges, gestor da ferramenta Nielsen Bookscan Brasil.

O presidente do SNEL, Dante Cid, acompanha esse olhar otimista, embora acredite que o momento merece cautela sobre as expectativas futuras, por causa da pressão que insumos como papel e combustíveis têm exercido sobre os preços dos livros. “No no entanto, é extremamente encorajador ver estes resultados positivos no mês em que se comemoram o Dia Nacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro”, afirma Cid, referindo-se às efemérides dos dias 18 e 23 de abril, respectivamente.

O número de novos ISBNs e o preço médio do livro demonstram estabilidade. Os novos registros tiveram queda de 0,17%; foram 228.433 em 2022 contra 228.818 no ano anterior. Em relação ao preço, o aumento é de 0,74%, subindo de R$ 45,08 em 2021 para R$ 45,41 neste ano.

Metodologia

A pesquisa disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento os dados, são enviados online atualizados semanalmente.

O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

[26/04/2022 08:00:00]