Publicidade
Publicidade
O retrato da voz
PublishNews, Gustavo Martins de Almeida, 10/02/2022
Em novo artigo, Gustavo Martins de Almeida fala sobre um recurso atrativo para o crescente mercado do áudio

Não é novidade a constatação de uma das grandes descobertas do futuro ser a redescoberta do passado.

Os livros em áudio começaram basicamente em gravações feitas em fitas cassete, para pessoas deficientes visuais ou para aprendizado de línguas, com a possibilidade de se ouvir a pronúncia de outro idioma. Antes disso, disquinhos coloridos tocavam histórias infantis.

Hoje, a utilização de voz nas máquinas vem crescendo enormemente e abrange não só os livros, como manuais técnicos, aparelhos de localização geográfica, comando de assistentes caseiros etc.

No estágio atual, o padrão exposto nos contratos de direito autoral para a edição de audiobooks tem sido o de estipular a narrativa linear do texto, em uma só voz, sem emoção. Como já disse numa coluna anterior (A voz do livro, o livro da voz | PublishNews), tudo indica que a narrativa emocional tipo “rádio novela” ocupará seu espaço.

Mas outro ponto surge – que somente o audiobook comporta – o de permitir a quem escreva biografias, baseadas em entrevistas feitas com o biografado, “transcrever” a voz registrada na gravação original, como citação auditiva.

Assim, é possível que o audiobook conte determinada passagem a respeito de um biografado, ou de um personagem, e esta seja complementada por uma citação em áudio original do protagonista.

O livro fica mais atrativo com o realismo sonoro, decorrente da presença vocal do biografado, ou da pessoa em torno da qual gira o enredo do livro.

Um registro histórico curioso: pode-se recriar o perfume de Cleópatra, com base nos textos e fórmulas descritivos da época, pode-se refazer a receita de pratos de Brillat Savarin, é possível executar-se uma sinfonia de Mozart, com base na partitura encontrada, ou apreciar-se um quadro retratando determinado personagem histórico.

No entanto, somente a partir do registro sonoro de Graham Bell, Thomas Edson e outros, em máquina com agulha e cilindro de cera, é que pôde ser ouvida a voz registrada de personagens.

Como teria sido um grito de Independência ou Morte, ou o tom usado no alea jacta est, ou ainda o timbre sonoro de personagem que pronunciou discurso histórico? Isso não se saberá.

Com o audiobook ganha destaque o recurso de perpetuar a voz do biografado na própria biografia. Já mencionei aqui também (Papel, tela, fone de ouvido | PublishNews) o impressionante fenômeno da verbalização do discurso que John Kennedy pronunciaria em 23/11/1963, data em que foi assassinado em Dallas. O texto datilografado do discurso foi inserido em computador previamente alimentado com a voz e entonações do Presidente, em outros discursos gravados, e a máquina sonorizou o texto seco.

Indispensável a repercussão desses fatos na área jurídica, já que as editoras deverão receber do biografado não só autorização para divulgar dados sobre a sua vida, mas também licença para uso de sua voz, com ou sem exclusividade, na publicação do audiobook.

É mais um recurso atrativo para o crescente mercado desse tipo de livros, que vai aos poucos ganhando espaço no público ouvinte, principalmente na faixa jovem.

Do mesmo modo que a fotografia ilustra o texto escrito, a citação, a transcrição de trecho com voz original realça a narrativa, dá outro patamar sonoro, é um “retrato auditivo”.

Identificar um livro pela voz do biografado ou poder ouvir um trecho do audiobook numa loja de venda de produtos audiovisuais é uma nova frente que se abre para os mercados editorial e publicitário, e ainda encosta no aspecto histórico do registro do timbre de voz do personagens retratados em livros.

Gustavo Martins de Almeida é carioca, advogado e professor. Tem mestrado em Direito pela UGF. Atua na área cível e de direito autoral. É também advogado do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e conselheiro do MAM-RIO. Em sua coluna, Gustavo Martins de Almeida aborda os reflexos jurídicos das novas formas e hábitos de transmissão de informações e de conhecimento. De forma coloquial, pretende esclarecer o mercado editorial acerca dos direitos que o afetam e expor a repercussão decorrente das sucessivas e relevantes inovações tecnológicas e de comportamento. Seu e-mail é gmapublish@gmail.com.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
O já velho 'copia e cola' evoluiu, tecnicamente, para o Frankenstein harmonizado
O direito de autor de obra literária de conservá-la inédita é absoluto? Esse direito passa para seus herdeiros com a sua morte?
Em novo artigo, Gustavo Martins de Almeida aborda o projeto de lei que visa regular o uso da inteligência artificial e discute a polêmica por trás da pergunta
Lei de Acesso à Informação ainda não foi estudada sob o novo ângulo dos usos da inteligência artificial, de recriação e abertura de arquivos, comportando enorme potencial de debate e repercussão no segmento de informação
Em novo artigo, Gustavo Martins fala sobre o potencial das interações culturais com mobiliário urbano e como isso poderia ser melhor aproveitado no Brasil
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Aos autores consagrados, só posso dizer: desistam. Uma vez publicado, um livro não mais pertence ao autor
Novo livro de Carla Serafim se dirige diretamente ao coração, instigando-o a trilhar o caminho do amor-próprio
Uma obra corajosa surge, iluminando os bastidores da sociedade e propondo uma análise única sobre a Rede de Proteção Social
Seção publieditorial do PublishNews traz lançamentos das editoras Ases da Literatura e da Uiclap
A autora Larissa Saldanha compartilha sua história sincera e inspiradora, revelando como por muito tempo viveu sem compreender sua verdadeira identidade e propósito
Começo a escrever e lentamente vou reunindo mais e mais daquilo que espero ser o tipo de livro que pretendo.
Markus Zusak
Escritor australiano
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar