Três perguntas do PN para Ismael Borges
PublishNews, Redação, 18/01/2022
Gestor do Bookscan, ferramenta da Nielsen que monitora as vendas de livros no varejo brasileiro, adianta que o setor fechou o ano de 2021 no azul, mas faz ressalva: 'diria que esse azul tem muitos tons'

O assinante do PublishNews pode esperar uma coisa mensalmente: os resultados do Painel do Varejo de Livros no Brasil, realizado pela Nielsen em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

O relatório aponta a evolução do comércio varejista de livros no país, demonstrando quantos exemplares foram vendidos e quanto os estabelecimentos monitorados pelo instituto de pesquisa faturaram com a venda de produtos que tenham um ISBN.

O estudo referente ao último período de 2021 ainda não foi publicado, mas Ismael Borges, responsável do relatório adianta que o varejo de livros fechou o ano no azul, mas faz uma ressalva: "diria que esse azul tem muitos tons".

Ele participa do Três Perguntas do PN Para, seção quinzenal do PublishNews:

PublishNews – Os dados do último Painel do Varejo do Livro no Brasil de 2021 ainda não foram divulgados. Você já pode adiantar alguma informação sobre o fechamento do ano passado? Fechamos o ano no azul?

Ismael Borges - O ano fechou no azul e eu diria que esse azul tem muitos tons. Explico. Crescer quase 30% é um feito para se comemorar, é claro, mas criticar essa elasticidade em função no cenário também se faz necessário. Em um mundo mais, digamos, flat, livre pandemia, esse número seria mais distribuído ao longo dos últimos anos. Então talvez não estivéssemos fechando com esse “azul marinho”, talvez um “azul royal”, na pior hipótese um “azul celeste”, mas azul, como tem que ser e como torcemos que seja o próximo ano.


PN - Qual a principal lição que o setor pode tirar do ano que passou?

IB - Para mim a principal lição desse ano somado aos outros anteriores é que a resiliência, ou seja, a capacidade de cair e levantar, deve ser criticada. Por quantas vezes se cai e se levanta? Em algum momento é importante entender porque se cai e tentar mudar a pisada para evitar a queda.


PN - Se você resolvesse montar uma livraria, qual seria o diferencial dessa sua loja?

IB - Me ocorreu um modelo de livraria-Spa que conseguiria conjugar o bem-estar físico e uma experiência literária audiovisual. Imagine uma massagem temática com um audiolivro?

[18/01/2022 08:50:00]