Diário de Sharjah. Dia 1: Da longa viagem à incrível hospitalidade (passando por sabores exóticos)
PublishNews, Leonardo Garzaro*, 1º/11/2021
Leonardo Garzaro é o nosso ‘marinheiro de primeira viagem’ para a Feira do Livro de Sharjah. Neste diário, ele conta o que viu de diferente o que vale destacar na programação do evento que começou em 30 de outubro.

Como editor participando pela primeira vez da Sharjah International Book Fair, que acontece nos Emirados Árabes Unidos, fui convidado pelo PublishNews a relatar em um diário minhas impressões sobre a feira. Após um sábado todo de trabalho, quatorze horas de voo e dois testes PCR (que deram negativo, ufa!), sento-me numa pequena escrivaninha redonda, de pedra cinza, no quarto de hotel para começar a cumprir a missão.

Do lado de fora, visíveis pelas enormes janelas, estão a mesquita de Al Majaz e o lago Khalid, com uma marina de onde partem passeios. Se amanhã conseguir acordar cedo, quero passear pela orla antes de ir à feira, que começa às 9h. Outro plano é ver a palestra do Nobel de Literatura de 2021, o Abdulrazak Gurnah, que irá conversar com o público. A prioridade, contudo, é conseguir bons negócios para a editora Rua do Sabão.

Não poderia falar sobre essa viagem sem mencionar a hospitalidade. Me sinto afortunado e grato. Desde o momento em que recebi o convite, dois meses atrás, até quando terminei o jantar, fiquei seguidamente encantado pela atenção com os detalhes. Após a inscrição, recebi diversos e-mails, todos atenciosos, contendo informações bem pensadas para que a experiência fosse a melhor possível. Como conseguir sinal de Wi-Fi, como me vestir, como superar as barreiras sanitárias (destacando, por exemplo, a necessidade do PCR com resultado em inglês). Me surpreendi, ainda no Brasil, ao saber que seria reembolsado pelos custos com o teste de covid, além de ter todas as demais despesas pagas.

Tão logo desci do avião, uma atenciosa funcionária da feira chamada Cristina, nascida na China, me identificou e seguiu comigo pela imigração, teste sanitário, esteira de bagagens e transporte. Em seguida, fui confiado ao Hussein, motorista, que apontou alguns pontos turísticos e me indicou restaurantes típicos. No hotel, foi a vez de Ahmad me receber, me acompanhar do check-in até o quarto, me explicar e resumir pausadamente os horários de chegada, saída, refeições e todo o cronograma. Me passou seu whatsapp e insistiu que chamasse para qualquer necessidade. Houve um pequeno problema com minha bagagem. Todos se desculparam tantas vezes que fiquei constrangido.

Fui direto ao restaurante jantar e de pronto me identificaram como participante da feira. Decidi escolher os pratos pelo nome mais curioso, assim, dispensei o beef e o chicken para aceitar um hashweh, e para sobremesa preferi Um Ali ao brownie de chocolate. Não vou cair na tentação de explicar o que são esses pratos, dizer “é como uma salada de…” ou “parece uma canjica com…”. Gosto das coisas pelo que são. Hashweh é hashweh e Um Ali é Um Ali. Hoje foi o dia de descobrir sabores que ainda não haviam passado pelo meu paladar.

Amanhã tenho seis reuniões marcadas com editores de todo o mundo. Vou tentar vender os cinco livros de autores nacionais já publicados pela Rua do Sabão e avaliar a compra dos títulos que me oferecerem (a turma da editora, Felipe, Vini, Anah e Lígia me acompanham on-line. Vamos juntos debater e escolher os títulos).

Há um programa de incentivo muito interessante: qualquer livro negociado entre editores durante a feira tem os custos de tradução subsidiados, mesmo que não seja uma tradução do árabe ou para o árabe. Outro programa interessante é exclusivo para livros vencedores do prêmio literário mais importante da região, o Sheik Zayed Book Award Prize. Ainda hoje quero descobrir a editora dos Emirados Árabes que tem mais livros premiados e marcar uma reunião com eles. E espero mesmo conseguir até o fim da semana vender os direitos de pelo menos um autor brasileiro. Sempre me incomodou a baixa representatividade da nossa literatura. Entre outros objetivos, me tornei editor para mudar isso.


* Leonardo Garzaro é jornalista, escritor e editor da Rua do Sabão. À parte isso, tem em si todos os sonhos do mundo.

[01/11/2021 08:00:00]