Morre o livreiro Antônio Carlos de Carvalho
PublishNews, Redação, 20/10/2021
Sócio da livraria Galileu e ex-presidente da AEL-RJ, Antônio faleceu aos 63 anos. O velório será nesta sexta (22), das 8h às 10h.

Faleceu na madrugada dessa terça (19), aos 63 anos e devido a um mal súbito, o livreiro Antônio Carlos de Carvalho, sócio da rede de livrarias Galileu. Antônio foi presidente da Associação Estadual de Livrarias do Rio de Janeiro (AEL-RJ) por cinco mandatos – de 2009 a 2015 e de 2017 a 2020 – e era um férreo defensor das livrarias independentes. "Uma pessoa cheia de vitalidade, cuja partida repentina nos deixa perplexos, assim como a muitos do mercado editorial", disse a entidade em comunicado enviado ao PublishNews.

Segundo lembrou a Associação Nacional de Livrarias (ANL) em suas redes sociais, Antônio "fez uma caminhada de batalhas e conquistas em prol do setor". Como presidente da AEL-RJ, deu continuidade às reivindicações de diretorias anteriores, como a Isenção de IPTU para as livraria e se mobilizou pela volta do Vale Livro para os professores da rede municipal de ensino. Pregava uma postura agressiva com relação às editoras para manter o equilíbrio na cadeia produtiva do livro e, no final de seu último mandato em 2020 redigiu uma carta a editoras de grande porte e às principais entidades de classe representativas do livro, cobrando igualdade de condições para todos e não o favorecimento de alguns.

Organizou também campanhas como a Book Friday Rio, na qual livrarias se reuniram em um site com oferta e descontos nos preços dos livros em dias específicos, e tinha o sonho de ver um marketplace organizado pelas próprias livrarias.

Como livreiro, Antônio Carlos começou trabalhando com o pai Edeir de Carvalho, que fundou a Galileu, na Tijuca, em 1991.

O seu velório será nesta sexta (22), das 8h às 10h, seguido pela cremação no Memorial do Carmo (Rua Monsenhor Manuel Gomes, 287 - Caju, Rio de Janeiro / RJ).

[20/10/2021 08:00:00]