Morre Porter Anderson, referência na cobertura global do mercado do livro
PublishNews, Guilherme Sobota, 03/12/2025
Jornalista norte-americano era o editor-chefe do Publishing Perspectives e passou por diversos outros veículos em mais de 30 anos de carreira

Porter Anderson | © Jason Ludwig
Porter Anderson | © Jason Ludwig
Porter Anderson, jornalista norte-americano referência na cobertura do mercado editorial global, morreu nesta quarta-feira (3). A causa da morte não foi informada.

Natural da Carolina do Sul, Porter assumiu em 2016 o portal Publishing Perspectives – uma iniciativa da Feira do Livro de Frankfurt em Nova York. Antes disso, teve passagens pelo portal TheFutureBook, pela CNN americana, e também escreveu para jornais como o The Village Voice, o Dallas Times Herald e o Tampa Tribune. Seus trabalhos nessas e em diferentes organizações e empresas incluíram os papéis de crítico, repórter, editor, apresentador, produtor multimídia e diplomata. Membro do National Critics Institute, ele escreveu sobre livros, teatro, dança, música e artes visuais para muitos veículos da mídia americana por mais de três décadas.

Um de seus principais trabalhos nos últimos anos foi uma participação incansável nas principais feiras do livro e do mercado editorial do mundo, notadamente Frankfurt, Londres e Sharjah. Nelas, Porter organizava encontros e mediava painéis, com domínio firme sobre diversos assuntos da indústria e um carisma bastante incomum. Bem-humorado, era generoso com jornalistas e colegas de várias partes do mundo, que o viam como referência na cobertura e na comunicação sobre o setor do livro.

Em 2019, ele foi premiado como International Trade Press Journalist of the Year na Feira do Livro de Londres, como parte do International Excellence Awards do evento.

"Estamos todos chocados e entristecidos com o falecimento de Porter", escreveu a publisher do Publishing Perspectives, Erin L. Cox. "Se você já havia lido seus artigos ou o conhecia pessoalmente, sabia que ele tinha uma paixão pelas notícias, um desejo de proteger a trindade das liberdades, e uma motivação para compartilhar informações importantes com leitores ao redor do mundo. Vamos honrar seu legado ao continuar a missão que ele iniciou".

Juergen Boos, diretor da Feira do Livro de Frankfurt, também lamentou a morte do colega. "Todos nós que o conhecemos pessoalmente nos últimos anos, que admirávamos sua expertise e experiência jornalística, amamos seu humor e sua ética profissional, além de sua energia aparentemente inesgotável – estamos todos tristes com essa notícia. Não há palavras ou pensamentos que possam expressar de maneira adequada nossos sentimentos. O vazio deixado por sua morte ainda não pode ser medido."

"Porter era um homem muito especial e um jornalista imensamente dedicado à nossa indústria. Era um grande amigo e sua ausência será muito sentida. Essa é uma tremenda perda para o setor editorial", disse ainda Tony Muliken, consultor de relações públicas e um dos responsáveis por organizar a Feira Internacional do Livro de Sharjah.

Em 2023, o PublishNews publicou uma entrevista com Porter, em que ele falou sobre a organização do Publishing Perspectives Forum na Feira de Frankfurt. Com atenção e seu característico domínio das palavras, Porter comentou os principais temas do fórum naquele ano, como uma conversa com o CEO da Penguin Random House, sustentabilidade e audiolivros. Uma de suas respostas ressalta o caráter humanista que atravessou o seu trabalho ao longo dos anos:

"Praticamente qualquer pessoa hoje em dia dirá que ela ou ele experimentou – ou conhece pessoas que experimentaram – tempestades mais fortes, incêndios florestais maiores, secas mais longas, inundações mais rápidas e destrutivas, ondas de calor mais intensas do que antes, certo? Os efeitos das mudanças climáticas estão calando as pessoas que diziam que tal ideia era uma farsa. E uma vez que uma grande preocupação desse tipo ultrapassa a influência da distorção política, é mais fácil ouvir os avisos e as análises dos cientistas e saber que todos em todas as indústrias têm que elaborar uma resposta correta".

O PublishNews se solidariza com todos os colegas, amigos e admiradores de Porter Anderson diante desta triste notícia.

[03/12/2025 13:30:22]