Feira de Frankfurt 2021 anuncia destaques da sua programação digital, híbrida e presencial
PublishNews, Talita Facchini, 1º/09/2021
A 73ª edição da maior feira de livros do mundo está marcada para acontecer de 20 a 24/10

A Feira do Livro de Frankfurt, divulgou nesta quarta (1º) a programação da sua 73ª edição, marcada para acontecer e 20 a 24 de outubro, com um evento presencial e ainda ofertas digitais e híbridas. Mesmo sem a presença de grandes grupos editoriais, a Feira deste ano terá a participação de mais de 60 países, sendo que mais de 110 organizações participarão do evento pela primeira vez.

A Feira também reúne esforços para cumprir todos os protocolos de saúde e segurança, impostos pela pandemia da covid-19. Assim, além de maiores espaços entre os corredores e aumento do tamanho dos estandes, 25 mil participantes poderão visitar a feira todos os dias e só será permitida a entrada de pessoas que estejam vacinadas, que tenham recentemente testado negativo ou que tenham se recuperado recentemente da covid-19.

Programação

A ideia de realizar uma programação presencial, híbrida e digital, segundo Juergen Boos, presidente da feira, veio dos próprios expositores. "O que estamos ouvindo de muitos expositores é que as interações pessoais não podem ser substituídas por locais digitais. É por isso que este ano estamos trabalhando para reunir as pessoas novamente, para que a indústria possa sair da crise mais forte do que antes", disse em comunicado enviado pelo evento.

Sendo assim, parte do programa comercial da feira acontecerá de maneira 100% on-line e entre os dias 11 e 15 de outubro. Os dias 11 e 12 serão dedicados à Frankfurt Conference, que abordará a publicação acadêmica e comercial com especialistas que falarão sobre estratégias, inovações, adaptações e tendências para os setores. Ambos os dias de conferência terminarão com uma sessão de networking no The Hof. Os ingressos para a Frankfurt Conference começam a ser vendidos em meados de setembro, quando será anunciada a programação completa. Por enquanto Frankfurt adiantou a participação de nomes como Siv Bublitz, presidente e publisher da S. Fischer Verlage; Cyrus Kheradi, vice-presidente de vendas internacionais e marketing da Penguin Random House, e Peter Warwick, CEO da Scholastic.

Hotel Frankfurter Hof, ponto de encontro obrigatório nas noites de Frankfurt | © Divulgação
Hotel Frankfurter Hof, ponto de encontro obrigatório nas noites de Frankfurt | © Divulgação
A nova temporada de encontros do The Hof – hotel conhecido por ser o ponto de encontro das pessoas do mercado após o expediente na feira – começa no dia 30 de setembro e segue até meados de dezembro. As sessões permitirão que a comunidade editorial global se reúna no bar virtual acompanhada por música ao vivo, acompanhe apresentações de profissionais do setor e encontre novos parceiros de negócios. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.

Também parte do programa on-line da feira, as Masterclasses acontecerão de 11 a 15 de outubro. Durante esses dias serão discutidos temas como as inovações no mercado e cases de destaque. Os anfitriões incluem a Câmara Brasileira do Livro (CBL) – representada pelo Brazilian Publishers –, a Copyright Clearance Center, Speechki e a Bookwire. Os ingressos estarão à venda em meados de setembro.

Já durante a semana da Feira (20 a 24/10), a programação comercial do Frankfurt Studio será exibida ao vivo em uma tela de LED no Agora – espaço aberto da feira – e que também será transmitida pelo site do evento. Essa programação inclui uma mesa sobre os impactos da covid-19 na indústria global e que contará com nomes como Carsten Fink (WIPO), Bodou Al Qasimi (IPA), Andre Breedt (Nielsen Book) e John Degan (International Authors Forum).

Também estará no debate a Lei Europeia da Acessibilidade que entrará em vigor em 2025 e exigirá que qualquer editora que faça negócios na Europa disponibilize seus e-books em formatos acessíveis. Participam da discussão: Laura Brady (House of Anansi); Rachel Comerford (Macmillan Learning); e Cristina Mussinelli (Fundação LIA).

A programação ainda terá espaço para discutir o futuro da publicação independente e já apresentar ao público um pouco do convidado de honra em 2022, a Espanha.

CEO Talk

Um dos eventos mais tradicionais da Feira do Livro de Frankfurt, o CEO Talk deste ano está marcado para o dia 20 de outubro. Dessa vez, Fabrice Bakhouche, vice-CEO da Hachette Livre, será sabatinado por representantes da Bookdao (China), buchreport (Alemanha), Livres Hebdo (França) e Publishers Weekly (EUA). Moderado por Rüdiger Wischenbart, o evento está sendo organizado em parceria com a feira e o ReBoot Books. Em 2018, o CEO Talk trouxe para o centro do debate, John Sargent, CEO da Macmillan, e em 2019 foi a vez de Kelly Luegenbiehl, vice-presidente da Netflix.

Todas as informações sobre os eventos e como se inscrever, estão disponíveis no site da Feira.

[01/09/2021 11:00:00]