Com o tema ‘Transbordando criatividade', Espanha apresenta seus planos para 2022
PublishNews, Talita Facchini, 21/10/2021
País será o Convidado de Honra da Feira pela segunda vez e pretende mostrar a bibliodiversidade do seu mercado editorial

Miquel Iceta Llorens, Ministro da Cultura e do Esporte | © SpainFrankfurt2022
Miquel Iceta Llorens, Ministro da Cultura e do Esporte | © SpainFrankfurt2022

Convidado de Honra da Feira do Livro de Frankfurt em 2022, a Espanha apresentou nesta quinta (21), os seus planos para o próximo ano. Há 30 anos, quando foi homenageado pela primeira vez, o país aproveitou a oportunidade para divulgar a criação do Instituto Cervantes. Dessa vez, uma das principais novidades é a criação de um programa de bolsas de tradução para editoras estrangeiras e espanholas. Com o tema Transbordando criatividade, o Ministro da Cultura e do Esporte, Miquel Iceta Llorens, explicou que o objetivo no próximo ano é atingir "todas as audiências" e mostrar o quão bibliodiversa é a indústria editorial espanhola.

Já María José Gálvez, diretora geral do Livro e Promoção da Leitura do Ministério da Cultura e do Esporte apresentou alguns dados do mercado editorial do país. Segundo ela, a Espanha conta com 1.640 editoras que geram 13 mil empregos diretos e em 2020, as publicações chegaram a 75 mil títulos. Além disso, 20% dessa produção são traduções. María destacou ainda a importância de ser o país Convidado de Honra da Feira pela segunda vez. "Os principais mercados pra indústria editorial espanhola são a Europa e América Latina e estamos trabalhando em uma estratégia internacional para expandir esse alcance, onde a Feira do Livro de Frankfurt é um dos principais pilares", disse.

Além do plano de expandir sua literatura e cultura, José Gálvez disse ainda que a Espanha tem dois desafios para o futuro imediato: a digitalização e a sustentabilidade e que o ministério da cultura do país já trabalha com todos os atores envolvidos na cadeia do livro para procurar soluções e destacar prioridades.

Para o próximo ano, a Espanha espera levar para a Feira uma delegação com mil autores, poetas, ilustradores, tradutores e profissionais do livro em uma experiência híbrida. Além disso, o país mostrará sua diversidade e cultura com apresentações em diversas áreas como música e cinema, em outras cidades da Alemanha.

Clicando aqui você confere todos os planos do país para a sua participação em Frankfurt em 2022.

[21/10/2021 08:00:00]