Escritor espanhol Álvaro Pombo é o vencedor do Prêmio Cervantes 2024
PublishNews, Redação, 13/11/2024
Seus livros ainda são inéditos no Brasil; este é considerado o prêmio mais importante da língua espanhola, e entre os vencedores anteriores estão nomes como Jorge Luis Borges, Ernesto Sábato, Mario Vargas Llosa

O escritor espanhol Alvaro Pombo é membro da Real Academia Española desde 2004 | © RAE
O escritor espanhol Alvaro Pombo é membro da Real Academia Española desde 2004 | © RAE
O escritor espanhol Álvaro Pombo foi agraciado com Prêmio Cervantes 2024, concedido pelo Ministério da Cultura da Espanha e com valor de 125 mil euros. O anúncio foi feito pelo ministro da Cultura, Ernest Urtasun, acompanhado pela diretora-geral do Livro, do Quadrinho e da Leitura do Ministério da Cultura, María José Gálvez, em uma cerimônia realizada em Madri. Seus livros ainda são inéditos no Brasil. Este é considerado o prêmio mais importante da língua espanhola, e entre os vencedores anteriores estão nomes como Jorge Luis Borges, Ernesto Sábato, Mario Vargas Llosa, Elena Poniatowska e Cristina Peri Rossi.

O júri premiou o autor por “sua extraordinária personalidade criativa, sua lírica singular e sua narrativa original. Ao seu notável talento como poeta e ensaísta, soma-se o fato de ser um dos grandes romancistas da nossa língua, que explora a condição humana a partir de perspectivas afetivas de sentimentos profundos e contraditórios”.

Além disso, o júri destacou que, em suas criações, “ele revela o mundo por meio da construção de uma linguagem em que as distorções da realidade são refletidas sob o disfarce da ironia e do humor. Em sua prosa, a oralidade se expressa no estilo que busca o 'escrevo como falo' valdesiano. Álvaro Pombo criou aquilo que define os grandes escritores: um mundo literário próprio, imperecível e essencial, que comove e toca profundamente”.

Álvaro Pombo García de los Ríos nasceu em Santander (Espanha) em 1939. É licenciado em Filosofia e Letras pela Universidade Complutense de Madri e possui um Bachelor of Arts em Filosofia pelo Birkbeck College de Londres. É membro da Real Academia Espanhola de Letras desde 2004.

O autor tem uma extensa trajetória, com quase meio século de publicações, entre romances, contos, artigos na imprensa, ensaios e livros de poesia.

Ele já recebeu diversos prêmios e distinções, como o XIII Prêmio Fundação Francisco Umbral de melhor livro de 2023, o XXXV Prêmio Internacional Menéndez Pelayo em 2023 concedido pela Universidade Internacional Menéndez Pelayo, o Prêmio Honorífico das Letras de Santander em 2018, o Prêmio Herralde, por El héroe de las mansardas de Mansard em 1983, entre muitos outros.

Júri

O júri foi presidido por Luis Mateo Díez, autor vencedor do Prêmio Cervantes 2023, e teve como vice-presidente María José Gálvez, diretora-geral do Livro, do Quadrinho e da Leitura do Ministério da Cultura.

Além disso, o júri foi composto pelos seguintes membros: Carme Riera, pela Real Academia Espanhola; Rosa Betty Muñoz, representando a Real Academia Chilena de la Lengua; Jaime Garau, pela Conferência de Reitores das Universidades Espanholas (CRUE); Cuauhtémoc Pérez, pela União de Universidades da América Latina e Caribe (UDUALC); Luisa Castro, pelo Instituto Cervantes; Ángeles García, pela Federação de Associações de Jornalistas da Espanha (FAPE); Benjamín Torres, pela Federação Latino-Americana de Jornalistas (FELAP); Minni Swahney, pela Associação Internacional de Hispanistas; Marta Sanz Pastor, pelo Ministério da Cultura; e Rafael Cadenas, escritor premiado na edição de 2022.

História do prêmio

Por meio da concessão deste prêmio, dotado com 125 mil euros, presta-se anualmente um tributo público de admiração a um escritor ou escritora que, com sua obra, tenha contribuído para enriquecer o legado literário hispânico. O Prêmio Cervantes pode ser concedido a qualquer autor ou autora cuja obra literária tenha sido escrita total ou essencialmente em espanhol. Podem indicar candidatos ao prêmio as Academias de la Lengua Española, os autores premiados em edições anteriores, as instituições que, por sua natureza, objetivos ou conteúdos, estão vinculadas à literatura em língua castelhana, além dos próprios membros do júri.

[13/11/2024 10:40:00]