Publicidade
Publicidade
Editoras, aumentem seus preços no digital (leia antes de julgar)
PublishNews, Camila Cabete, 12/03/2021
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.

Com a nossa economia indo para o buraco; o real se desvalorizando absurdamente frente a outras moedas – ok, magicamente, de terça para cá o dólar magicamente caiu um pouquinho – e sem uma previsão de que as coisas melhorem, as livrarias digitais de e-books e audiolivros têm sofrido muito. Isso porque, os livros internacionais, que em muitas livrarias digitais chegavam a 30% das vendas, ficaram absurdamente caros, o olho da cara. Acontece assim porque a maioria das livrarias faz a conversão automática da moeda original para o real.

Existe um movimento em que editoras internacionais têm colocado em seus metadados uma tabela de preços específica para Brasil, para evitar que um audiobook chegue aqui custando mais de R$ 300, por exemplo. Então, baseada nessa iniciativa eu digo: façam a mesma coisa, só que ao contrário.

Eu explico: nos metadados de subida de livros nas livrarias digitais existe o campo preço, separado por moeda. Geralmente preenchemos o valor em reais e as livrarias fazem a conversão para as outras moedas automaticamente com câmbio flutuante quase que diário. O que eu sugiro é que vocês, editores, coloquem, além do preço em R$, os preços em dólar e euro, baseado nos preços do mercado internacional.

Façam um levantamento de preços por categoria em lojas gringas para descobrir um preço justo em dólar e euro. E voilà! Vocês receberão muito mais vendendo seus livros fora do país. E leve em consideração que a quantidade de brasileiros que moram fora tende a aumentar... pelo menos se continuarmos com o mesmo cenário político nos próximos sete anos.

Se você não tem ainda direitos para venda global ou possui um contrato de edição preso a um preço de capa... não sei nem o que dizer.

E se me permitem dar mais uma sugestão: não centralize o market share de vocês. Distribuam para onde for possível. Diversifique como você deveria fazer com suas economias (se é que estão conseguindo fazer alguma). Nunca cansarei de repetir isso.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e instagram) tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital (em 2009) ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, além de ter feito pós-venda e suporte às editoras e livrarias da primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Hoje é a senior country manager da Kobo Brasil e é a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o linkedin


** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Camila Cabete usa a sua coluna para apontar como a crise elegeu novos arautos do negócio digital no Brasil: ‘me surpreendo com pessoas que renegavam o formato e negócio digital surgirem como os grandes palestrantes do ramo’
A partir de um caso de K-popers no TikTok, Camila Cabete fala sobre letramento digital e discussão da ética nos meios digitais em salas de aula
Camila Cabete celebra dez anos como colunista do PublishNews: 'Revendo minhas colunas antigas eu tive um sentimento de muita gratidão. Posso dizer ao ver que fiz parte desta história'
Em sua coluna, Camila conta como deixou de ser só 'publishers relations da Kobo' para ser também 'especialista em inovação no mercado editorial'
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Podcast do PublishNews dessa semana recebeu Anselmo Bortolin, CEO da Meta Brasil - UmLivro e Simei Junior, da Bookwire, para falarem sobre o assunto
Recentemente, o mundo se espantou ao saber que uma colagem de milhares de imagens virtuais foi vendida por US$ 69 milhões. É o NFT. O que é isso e o que isso pode implicar no mercado de livros? Gustavo Martins de Almeida responde.
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o ato de nadar para relaxar e pensar na vida
Podcast do PN destaca o mercado português de livros. Simone Paulino, da Nós, e Jaime Mendes, da distribuidora Saudade, são os convidados dessa semana.
Quando um livro é bom, a cada vez que você lê é diferente. O livro bom é inesgotável.
António Lobo Antunes
Escritor português
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar