Publicidade
Publicidade
Editoras, aumentem seus preços no digital (leia antes de julgar)
PublishNews, Camila Cabete, 12/03/2021
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.

Com a nossa economia indo para o buraco; o real se desvalorizando absurdamente frente a outras moedas – ok, magicamente, de terça para cá o dólar magicamente caiu um pouquinho – e sem uma previsão de que as coisas melhorem, as livrarias digitais de e-books e audiolivros têm sofrido muito. Isso porque, os livros internacionais, que em muitas livrarias digitais chegavam a 30% das vendas, ficaram absurdamente caros, o olho da cara. Acontece assim porque a maioria das livrarias faz a conversão automática da moeda original para o real.

Existe um movimento em que editoras internacionais têm colocado em seus metadados uma tabela de preços específica para Brasil, para evitar que um audiobook chegue aqui custando mais de R$ 300, por exemplo. Então, baseada nessa iniciativa eu digo: façam a mesma coisa, só que ao contrário.

Eu explico: nos metadados de subida de livros nas livrarias digitais existe o campo preço, separado por moeda. Geralmente preenchemos o valor em reais e as livrarias fazem a conversão para as outras moedas automaticamente com câmbio flutuante quase que diário. O que eu sugiro é que vocês, editores, coloquem, além do preço em R$, os preços em dólar e euro, baseado nos preços do mercado internacional.

Façam um levantamento de preços por categoria em lojas gringas para descobrir um preço justo em dólar e euro. E voilà! Vocês receberão muito mais vendendo seus livros fora do país. E leve em consideração que a quantidade de brasileiros que moram fora tende a aumentar... pelo menos se continuarmos com o mesmo cenário político nos próximos sete anos.

Se você não tem ainda direitos para venda global ou possui um contrato de edição preso a um preço de capa... não sei nem o que dizer.

E se me permitem dar mais uma sugestão: não centralize o market share de vocês. Distribuam para onde for possível. Diversifique como você deveria fazer com suas economias (se é que estão conseguindo fazer alguma). Nunca cansarei de repetir isso.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Minhas palavras se dão melhor no cisco do que no asfalto.
Manoel de Barros
Poeta brasileiro
(1916-2014)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar