Publicidade
Publicidade
A sulfurosa Gisele Corrêa Ferreira
PublishNews, Leonardo Neto, 26/11/2020
Idealizadora do Festival Literário de Poços de Caldas é a convidada dessa semana do PublishNews Entrevista

Pra muita gente, o período de isolamento serviu para revisitar guardados e revirar baús. Com Gisele Corrêa Ferreira isso não foi diferente. Nessa semana, ela participa do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira. E, na conversa que teve com André Argolo, a idealizadora do Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços) conta que encontrou um caderno de quando, ainda muito menina, registava alguns de seus escritos. Nascia, naquela época, o amor pelos livros. Dessa época, ela se lembra de Fernão Capelo Gaivota, livro de Richard Bach, que a deixou encantada e marcou a sua formação leitora.

Escolheu fazer relações-públicas e, ainda muito jovem, fundou na sua cidade natal – Poços de Caldas, no interior de Minas Gerais conhecida por suas águas sulfurosas – uma agência de eventos, publicidade e relacionamento com a imprensa da região que atendia clientes corporativos, majoritariamente.

A primeira fase da empresa foi interrompida por uma mudança. Gisele foi morar na Suíça, um país – nas suas palavras – “cinza de pouco sol”. Sem dominar completamente o idioma e sem uma rede constituída de amigos, os livros foram os seus maiores companheiros. O período em que morou na Europa marcou, na sua avaliação, um reencontro com a literatura.

Em 2003, retorna ao Brasil, com a certeza de que queria montar um festival literário em Poços de Caldas, cuja primeira edição aconteceu em 2006. “Eu me identifico, de corpo, alma e pensamento com esse universo da literatura”, disse no papo com Argolo. Mas reconhece que é um mercado “osso duro de roer” do ponto de vista financeiro. “Parece que o tempo todo a gente está tirando leite de pedra”, disse. “O Brasil ainda tem muito a fazer em relação à leitura e ao livro”, completou.

Na conversa, Gisele falou ainda dos desafios impostos pela pandemia. O Flipoços já estava com a sua programação fechada e, abruptamente, tudo ficou em suspenso. “Fiquei dois meses me sentindo mal, um vazio, uma angústia, um silêncio interior ensurdecedor”, lembrou dos primeiros tempos de isolamento social. O Flipoços aconteceu de forma virtual e Gisele disse que não está muito otimista para que o evento – tradicionalmente realizado no primeiro semestre – volte a ser presencial em 2021.

Gisele contou ainda histórias de personalidades literárias que já passaram pelo Flipoços. Ariano Suassuna, Rubem Alves, Adélia Prado, Ferreira Gullar e João Ubaldo Ribeiro deixaram marcas na história da curadora, do festival e da cidade.

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.


A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

Publicidade
Leia também
Economista e sociólogo, o autor de 17 obras publicadas desde 1981 faz relatos de seu cotidiano em livrarias e, a partir deles, discute o momento do mercado editorial
Agente literária foi a primeira sabatinada de 2022 e falou sobre o papel do agente, do câmbio, da internacionalização da literatura brasileira e dos programas de apoio à tradução
Fundador e CEO da Companhia das Letras falou da cena de editoras independentes, lei do preço comum, consignação e da sua relação com as livrarias
Marcos Guedes foi o quinto convidado do Sabatina PublishNews. O executivo foi entrevistado por Marcos da Veiga Pereira, Judith de Almeida, Leonardo Neto e Talita Facchini.
No Sabatina PublishNews, Marcos da Veiga Pereira fez um balanço dos sete anos em que esteve à frente do SNEL e resumiu: ‘o convencimento foi a marca da gestão’
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seu mais recente projeto, 'Cuentos fantásticos / Contos fantásticos', é uma antologia bilíngue ilustrada que celebra a criatividade de crianças entre 10 e 11 anos
Saborosa conversa com produtora executiva e escritora aborda desafios e processos criativos envolvidos na adaptação de um livro ao cinema
Em novo romance independente, Marília Lovatel articula destinos com um olhar poético que evita o sentimentalismo e se detém na potência do detalhe
Um livro que se lê com todos os sentidos, que permanece na memória e no coração de quem ousa atravessar suas páginas
No episódio, professora destaca a relação entre a experiência individual e coletiva da leitura, o papel das editoras e do mercado, a importância das fanfics e muito mais
A literatura é um capítulo da cultura, este é o seu significado. Tratá-la como um significante referido a uma estrutura, de qualquer tipo, leva um beco sem saída.
Joel Rufino
Historiador e escritor brasileiro (1941-2015)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar