Publicidade
Publicidade
A sulfurosa Gisele Corrêa Ferreira
PublishNews, Leonardo Neto, 26/11/2020
Idealizadora do Festival Literário de Poços de Caldas é a convidada dessa semana do PublishNews Entrevista

Pra muita gente, o período de isolamento serviu para revisitar guardados e revirar baús. Com Gisele Corrêa Ferreira isso não foi diferente. Nessa semana, ela participa do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira. E, na conversa que teve com André Argolo, a idealizadora do Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços) conta que encontrou um caderno de quando, ainda muito menina, registava alguns de seus escritos. Nascia, naquela época, o amor pelos livros. Dessa época, ela se lembra de Fernão Capelo Gaivota, livro de Richard Bach, que a deixou encantada e marcou a sua formação leitora.

Escolheu fazer relações-públicas e, ainda muito jovem, fundou na sua cidade natal – Poços de Caldas, no interior de Minas Gerais conhecida por suas águas sulfurosas – uma agência de eventos, publicidade e relacionamento com a imprensa da região que atendia clientes corporativos, majoritariamente.

A primeira fase da empresa foi interrompida por uma mudança. Gisele foi morar na Suíça, um país – nas suas palavras – “cinza de pouco sol”. Sem dominar completamente o idioma e sem uma rede constituída de amigos, os livros foram os seus maiores companheiros. O período em que morou na Europa marcou, na sua avaliação, um reencontro com a literatura.

Em 2003, retorna ao Brasil, com a certeza de que queria montar um festival literário em Poços de Caldas, cuja primeira edição aconteceu em 2006. “Eu me identifico, de corpo, alma e pensamento com esse universo da literatura”, disse no papo com Argolo. Mas reconhece que é um mercado “osso duro de roer” do ponto de vista financeiro. “Parece que o tempo todo a gente está tirando leite de pedra”, disse. “O Brasil ainda tem muito a fazer em relação à leitura e ao livro”, completou.

Na conversa, Gisele falou ainda dos desafios impostos pela pandemia. O Flipoços já estava com a sua programação fechada e, abruptamente, tudo ficou em suspenso. “Fiquei dois meses me sentindo mal, um vazio, uma angústia, um silêncio interior ensurdecedor”, lembrou dos primeiros tempos de isolamento social. O Flipoços aconteceu de forma virtual e Gisele disse que não está muito otimista para que o evento – tradicionalmente realizado no primeiro semestre – volte a ser presencial em 2021.

Gisele contou ainda histórias de personalidades literárias que já passaram pelo Flipoços. Ariano Suassuna, Rubem Alves, Adélia Prado, Ferreira Gullar e João Ubaldo Ribeiro deixaram marcas na história da curadora, do festival e da cidade.

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.


Em parceria com o vídeo repórter Andre Argolo, o PublishNews mantém o projeto PublishNewsTV, que grava reportagens e entrevistas relacionadas ao mundo do livro.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Zoara Failla, gerente de projetos do Instituto Pró-Livro, encerra a temporada do PublishNews Entrevista, contando as mil aventuras que viveu, não só no livro, mas em Guiné-Bissau e como vice-presidente da Febem, numa época explosiva.
Livreiro participa do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Autor e presidente da UBE, Ricardo Ramos Filho, neto de Graciliano Ramos, está nas lentes do PublishNews Entrevista desta semana
Taty é a última finalista do Prêmio Jovens Talentos a participar do PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Anna Luiza Cardoso é a quarta finalista do Prêmio Jovens Talentos a participar do PublishNews Entrevista
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua última coluna dos anos 2010, Henrique Rodrigues apresenta um panorama literário do período
No último episódio do ano, Podcast do PN traz dois livreiros de diferentes realidades para discutirem o varejo de livros no Brasil
O papel do editor é arriscar.
Mariana Rolier
Gerente de publicações da Storytel
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar