Dessa vez, a conversa foi diferente. Desde o último ano, Taty deu continuidade ao seu trabalho de disseminar a cultura e a leitura e surgiram, desde então, parcerias importantes como com o projeto YouTube Edu – plataforma de ensino gratuito do YouTube –, com a TV Cultura e Catraca Livre, além do projeto #OcupeACidade, que colocou criadores de conteúdo para falar sobre livros e artes em lugares históricos da cidade de São Paulo e que contaram pontos para sua escolha no prêmio. Além disso, Taty dá aulas e mentorias para quer conhecer melhor o mercado editorial e melhorar sua comunicação. “Sou 100% comunicação, porque mesmo enquanto professora, eu estou me comunicando. Eu tenho um objetivo muito claro em relação a isso, que é ter uma comunicação efetiva e chegar em mais gente independente do assunto que eu falar”, contou.
Na conversa Taty também falou sobre os resultados da pesquisa Retratos da Leitura. “Tenho uma opinião sobre isso muito contundente e que, inclusive, não agrada muita gente”, confessou. “A minha ideia sobre o mercado em si, sobre a própria pesquisa, e sobre quem, de fato, lê no Brasil e quem não lê, etc é que está tudo errado, a gente tá perguntando para as pessoas erradas, a gente tá vendo o número errado e a gente tá comparando de uma maneira errada [...] Porque enquanto a gente não entender que literatura é tudo, a gente não vai conseguir entender como o nosso mercado pode funcionar”, defendeu.Para ela a literatura ainda é muito "gourmetizada" e o pensamento automatizado de que só os “grandes clássicos” importam é que atrapalha na busca por novos leitores. “É por isso que a gente tem pouco leitor, é por isso que a gente acaba perdendo para outras plataformas. Só que na hora de fazer a pesquisa Retratos da Leitura, os nossos competidores são essas plataformas, então a gente precisa escolher: ou vamos ignorá-las e falar só com a galera mais velha que já tá dentro da literatura, ou a gente vai acrescentá-las no nosso dia a dia e mostrar que o livro também está lá”, finalizou.
A conversa ainda passou pela paixão de Taty pela Semana de 22 e em especial pela escritora, jornalista e militante Pagu, sobre seu trabalho como professora e sobre suas mil e uma formas de fazer o indispensável café de cada dia.
O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.
A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?