Taty Leite nas lentes da PublishNewsTV
PublishNews, Redação, 22/05/2019
A PNTV dessa semana recebeu a jornalista e youtuber Tatiany Leite, que falou sobre sua família, a importância de disseminar a literatura, os bastidores do seu canal e diversos outros temas atuais

A PublishNewsTV recebeu a jornalista e Youtuber, Tatiany Leite para participar da nossa entrevista semanal. Taty está em todo lugar, além de comandar o canal Vá ler um livro, participa de podcasts, de outros canais no youtube - como é o caso dessa entrevista - já apresentou ao lado de Felipe Sali, a última edição do Jabuti pelas redes sociais, e foi convidada a pedido da Câmara Brasileira do Livro e Fundação Padre Anchieta para apresentar um programa na TV Cultura.

Taty falou sobre a relação que tem com sua família e a importância dela na sua formação. “Sou muito ligada às questões da minha família porque foi por conta dela que eu me descobri na literatura, no jornalismo e em várias questões”, contou. Com tantos nomes de peso, não podia ser diferente: Seu avô é irmão da poeta Ana Cristina Cesar, os dois, filhos do sociólogo Waldo Aranha Lenz Cesar, e sua avó é Gabriela Leite, criadora da Daspu.

Crescer numa família diversa, comunicativa e totalmente ligada à literatura fez diferença na vida de Taty que contou como decidiu que queria ser jornalista – profissão que escolheu aos sete anos de idade -. Ela também explicou detalhes de como é cuidar do seu canal no youtube e a importância de disseminar a leitura. "Além do canal, tem todo um projeto em cima disso, tem as palestras, as aulas gratuitas, tem aula em cursinho, apostilas... então a partir do momento que eu faço essa disseminação do conteúdo mostrando que a literatura é legal, que pode estar sim no dia a dia, que ela não é só José de Alencar, que dá para fazer parte, e que a partir daí, graças a um vídeo meu alguém entra numa universidade pública, ai eu falo, 'beleza, estou fazendo parte da minha parte', porque acho que ainda dá para fazer mais", contou.

Como começou na internet, o seu primeiro contato com o vídeo, o processo de produção das aulas on-line, sua militância pela literatura e pelo feminismo e suas outras paixões também foram temas da conversa dessa semana.

No nosso programa mais curto, nosso editor-chefe, deu uma pequena pausa nas suas férias e mostrou um pouco da Livraria Fox, lá no Pará. Nossa repórter, Talita Facchini continuou com a arqueologia de notícias do mercado editorial e Maju Alves trouxe algumas novidades sobre a Casa PublishNews da Flip deste ano. Por falar em Flip, o vídeo apresenta ainda uma pequena retrospectiva da participação do PN nas Flips, desde 2015. No vídeo mais longo, você encontra a íntegra da entrevista com Taty Leite.

[22/05/2019 08:00:00]