Promoções dão gás e varejo de livros tem crescimento ‘vertiginoso’ em agosto
PublishNews, Redação, 28/09/2020
De acordo com dados da Nielsen, crescimento das vendas foi de 25,6% em volume e de 17,3% em valor.

A Nielsen e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) publicaram, na tarde da última sexta-feira (25) os resultados do 9º Painel do Varejo de Livros no Brasil referente ao período de 10 de agosto a 10 de setembro. Neste intervalo, os estabelecimentos monitorados pelo instituto de pesquisa venderam quatro milhões de exemplares o que redundou em faturamento de R$ 154 milhões. Em igual período de 2019, foram registrados venda de 3,19 milhões de cópias e faturamento de R$ 131,36 milhões. Os números de 2020 representam, portanto, variação impressionante de 25,6% em volume e 17,3% em valor.

“As ações promocionais agressivas ficam bem evidentes quando olhamos para o vertiginoso aumento do desconto oferecido durante o período 9. A média do ano era de 19% até o período 8 e quando comparamos com o período 9 podemos ver uma aumento de 11 pontos percentuais”, comenta Ismael Borges, gestor da divisão Nielsen Bookscan no Brasil.

A performance de agosto teve reflexos diretos no acumulado do ano. Se no início da pandemia o setor registrou números negativos, essa diferença vem sendo compensada mês a mês. No acumulado no ano o varejo já contabiliza a venda de 26,02 milhões de exemplares, movimentando R$ 1,12 bilhão. Embora os números ainda representem queda de 5,71% em volume e 6,48% em valores, se comparado à 2019, há uma clara recuperação gradual.

Clique aqui para baixar o relatório.

[28/09/2020 09:50:00]