Pouco tempo depois, ele entra na Universidade Anhembi para cursar Comunicação Social. Ali conhece um dos diretores da Ática, que o convida para trabalhar como divulgador escolar. Começava ali, em 1972, a história de Waldir no livro. A sua trajetória o trouxe para o PublishNews Entrevista, programa que quer compor um arquivo da memória editorial brasileira.
A história na Ática leva Waldir, em 1987 a Porto Alegre, onde ainda hoje é o distribuidor da editora de didáticos para o estado do Rio Grande do Sul. E foi na capital gaúcha que Waldir criou o seu maior legado.
Depois de servir como presidente da Câmara Riograndense do Livro por dois mandatos, é convidado pela Federação das Indústrias do RS para formar o Banco de Livros do Rio Grande do Sul, fundado em 2009. “Há 11 anos, ele [o livro] se tornou a finalidade da minha vida, um dos meus objetivos maiores da vida”, disse na conversa que teve com André Argolo.
Nestes 11 anos, o Banco já arrecadou mais de 1,5 milhão de livros que serviram para montar 900 espaços de leituras em hospitais, postos de saúde, presídios, creches, rodoviárias, catamarãs, ônibus, táxis... “Onde precisa, nós estamos”, disse.
Mas o que mais emociona Waldir é o efeito do Banco de Livros em presídios. Além dos espaços de leitura instalados nestes locais, para atender tanto os apenados quanto as famílias em dias de visitas, o Banco de Livros faz uma espécie de concurso de redação entre os presos e seleciona alguns textos para compor a coleção Vozes de um tempo, que já está no quinto volume. “É uma coisa linda. É um resgate que me emociona muito. É uma demonstração de cidadania”, disse orgulhoso. Os livros ganham apresentações de nomes consagrados da literatura como Lya Luft e Jorge Furtado.
No fim da entrevista, Waldir fez um apelo para que essa experiência do Banco de Livros do Rio Grande do Sul possa se multiplicar por outros estados brasileiros: “Imagina quantos livros parados não existem no Brasil? Estamos criando leitores para o futuro e abrindo espaços para as pessoas comprarem novos livros. Vamos agitar essa ideia”.
O Banco de Livros recebe doações de pessoas físicas ou jurídicas e, graças ao apoio de transportadores, pode recolher livros em todos os estados brasileiros. Interessados em entrar em contato com o Banco de Livros para fazer doações podem escrever para Neli Miotto, a bibliotecária responsável pelo projeto, no e-mail neli.miotto@bancossociais.org.br.
O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial. Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.
Em parceria com o vídeo repórter Andre Argolo, o PublishNews mantém o projeto PublishNewsTV, que grava reportagens e entrevistas relacionadas ao mundo do livro.
A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?