Em sua conversa com André Argolo, Rafaella contou que, desde pequena, sempre quis trabalhar na Record. Começou na editora como estagiária, há 10 anos, passou pelo departamento de marketing e pelo editorial. Neste tempo, se firmou à frente do selo Galera, voltado para o público jovem e onde encontrou o seu lugar no mercado. “Eu me apaixonei por livros jovens adultos desde que eu era uma jovem adulta. Ali é um lugar que eu acho que é muito importante para eu estar”, explicou. “Não só por ser um lugar estratégico para o mercado, mas também acredito que é estratégico para a sociedade, é um cargo de muita responsabilidade você pautar os valores e as histórias que vão crescer com essa próxima geração”, disse.
Para continuar esse legado, Rafaella acredita que a visão que as pessoas têm dos livros ainda deve mudar. “O mercado editorial é, por natureza, elitista, porque nem todo mundo se sente próximo do livro. Eu concordo com meu avô. Concordo que esse é o maior obstáculo para você tratar o livro como um produto que tem que estar na casa de todo mundo como uma havaiana”, explica. Outro ponto importante, na visão de Rafaella, é a proximidade com os leitores, trabalho que a editora vem fazendo já há algum tempo e que tem trazido resultado. “[os leitores] me motivam todos os dias, eles são os meus chefes”.
A bibliodiversidade da editora também foi assunto da conversa. Sem medo de se posicionar politicamente, Rafaella - que se considera uma pessoa de esquerda, com ideias progressistas – falou sobre o desafio de se publicar diversos tipos de livros e sobre o objetivo da editora. “É desafiador estar num grupo como a Record, porque a gente publica de tudo e, pra gente, o que realmente importa é promover o debate. Acho que você não pode se propor bibliodiverso, como a gente, se você não tem realmente essa diversidade”, explicou. “Um dos grandes méritos da Record é que, não importa sua orientação política, não importa o seu gênero literário favorito, sempre tem um livro da Record pra você”.
A conversa passou ainda pelas estratégias da editora, os projetos de marketing, a aproximação com o público e a internacionalização dos autores nacionais da casa.
O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.
Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.
A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?