Publicidade
Publicidade
‘Nós somos o Jason do mercado de entretenimento’
PublishNews, Leonardo Neto, 18/06/2020
‘Acham que a gente vai morrer, mas a gente não morre, a gente continua’, diz Bruno Zolotar, diretor comercial e de marketing da Rocco no PublishNews Entrevista desta quinta-feira .

Bruno Zolotar, diretor comercial e de marketing da Rocco, está trabalhando de casa. Entre uma chamada e outra, pega a vassoura para dar um trato na casa. Ele deu uma pausa na nova rotina para conversar com André Argolo, que comanda o programa PublishNews Entrevista, que busca construir um arquivo da memória editorial brasileira.

Zolotar começa a entrevista comentando sobre a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. “Essa crise tem uma diferença das anteriores. É uma crise democrática, é para todo mundo. É pra gente, pro cara do iogurte, pro cara que fabrica tênis, pro restaurante da esquina...”, observou. Ele relembra que o mercado editorial vem enfrentando problemas nos últimos anos que baqueou a cadeia de distribuição, mas, apesar disso, ele tem fé que vamos sobreviver. “O mercado editorial é o Jason do Sexta-feira treze do mercado de entretenimento. Acham que a gente vai morrer, mas a gente não morre, a gente continua”, comentou.

Zolotar, que se diz “tarado por números”, observa que o livro já está encontrando novos jeitos de chegar aos seus leitores. Analisando os relatórios a que tem acesso, ele observou aumento das vendas por meios digitais e ele acredita que esse crescimento vai se perpetuar no tempo. “O e-commerce vai crescer e isso vai ficar”, diz.

Publicitário de formação, ele sempre sonhou em trabalhar na área de entretenimento, mas seguiu para a área de bebidas. Trabalhou por 11 anos numa multinacional de bebidas e consegue traçar paralelos entre as duas indústrias. "O livreiro é um sommelier de livros. No meio daquela variedade enorme de títulos, ele pode dizer o que é melhor para você, dar uma indicação", compara.

O sonho começou a martelar mais forte nos dois últimos anos de quando trabalhava na indústria de bebida. Queria trabalhar especificamente com livros. Em 2003, toma a decisão de pedir demissão. Na cabeça, tinha como plano abrir uma editora. “Sou judeu, capricórnio no horóscopo e cabra no horóscopo chinês. Sou muito pé no chão”, diz com sorriso no canto da boca. Decide que não colocaria o dinheiro da rescisão num negócio que pouco conhecia. Abriu uma consultoria de marketing com um amigo, sem nunca deixar de pensar no livro.

Em 2007, abriu uma vaga no departamento de marketing da Record. Sergio Machado e Luciana Villas-Boas o entrevistaram e começou aí a história de Zolotar no livro.

Zolotar desenvolve uma tese de que é preciso ampliar os pontos de vendas do livro para fazer o mercado crescer. “Há bairros no Rio de Janeiro que não tem uma única livraria. Há cidades que não tem um único ponto de vendas de livros. A gente tem que colocar mais livros na rua para que as pessoas passem e pensem: ‘deixa eu comprar aquele livro ali’. Aumentar a distribuição é um grande desafio”, defende.

Na entrevista, ele contou histórias do seu pai, baterista na juventude e que depois se tornou um homem dos show business em Niterói. Falou ainda sobre uma série de coincidências que pontuaram a sua trajetória pré-Record.

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.

Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, este episódio está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.

Em parceria com o vídeo repórter Andre Argolo, o PublishNews mantém o projeto PublishNewsTV, que grava reportagens e entrevistas relacionadas ao mundo do livro.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Rafaella Machado é a convidada do PublishNews Entrevista desta semana. Na conversa, a herdeira do Grupo Editorial Record se define como progressista e defende a bibliodiversidade.
Marcos Marcionilo é o convidado do PublishNews Entrevista dessa semana. Na conversa com André Argolo, ele fala sobre a sua trajetória e sobre a presença do negro no mercado editorial brasileiro.
Ana Elisa Ribeiro está no PublishNews Entrevista dessa semana
Neste episódio especial do PublishNews Entrevista, André Argolo reuniu alguns de seus entrevistados para compartilharem pensamentos sobre o mundo, suas preocupações e sonhos
Sexto episódio especial do PublishNews Entrevista reuniu profissionais que têm o duro trabalho de vender livros e fazê-los chegar aos leitores
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Rafaella Machado é a convidada do PublishNews Entrevista desta semana. Na conversa, a herdeira do Grupo Editorial Record se define como progressista e defende a bibliodiversidade.
Gustavo Martins de Almeida acompanhou todo o desenrolar (até agora) do caso de Mary Trump, sobrinha do presidente Donald Trump, cujo livro teve a circulação proibida (e depois liberada) nos EUA
Neste episódio do Podcast do PublishNews, Jéssica Balbino e Ketty Valencio falam sobre a lista de 100 autoras pretas brasileiras criada por elas e a luta constante para dar mais visibilidade para esses autores
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
O escritor brasileiro tem que ouvir o Brasil.
Jorge Amado
Escritor brasileiro (1912-2001)
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar