Publicidade
Publicidade
E lá se foram dez anos...
PublishNews, Camila Cabete, 04/06/2020
Camila Cabete celebra dez anos como colunista do PublishNews: 'Revendo minhas colunas antigas eu tive um sentimento de muita gratidão. Posso dizer ao ver que fiz parte desta história'

E lá se vão dez anos desde a primeira coluna que tive o prazer de escrever no PublishNews. E lá se vão dez anos de luta pela democratização do conteúdo multiplataforma. Tenho um orgulho imenso, que não cabe dentro de mim, mas também é uma luta contínua. Eu acabei desenvolvendo certos músculos por conta do esforço repetitivo: o músculo da paciência, o músculo do convencimento, o músculo da empatia, o músculo de pensar no futuro, o músculo do conteúdo de graça, o músculo do mantra que diz "não é porque digital que é automático".

E, logo quando faço dez anos de aniversário de colunista, vem a pandemia do novo coronavírus. Pois bem… notícias do front da minha colônia de sobreviventes do apocalipse zumbi: a Kobo está funcionando 100% home office desde abril, e vamos continuar com escritório fechado até 2021. Tudo correndo bem, vendendo mais e-books, mais audiobooks, mais conteúdo. Até o momento, nossa sobrevivência parece garantida, mas, se eu posso reclamar de algo é que, mesmo com as possibilidade da Rakuten Kobo ajudar a cadeia produtiva do livro aqui no Brasil, ainda falta muitos recursos para colocar estas parcerias em prática. As editoras/livrarias não têm dinheiro para investir numa integração ou não tem conhecimento de marketing digital pra trabalhar uma afiliação (parceria através de links patrocinados). Então acaba que temos tudo pra ajudar, mas ao mesmo tempo, permaneço de mãos atadas por estar num país onde o dólar chegou a R$ 5,8 e os investimentos externos estão se tornando raros. (Este parágrafo meio que responde ao Jaime Mendes, que me citou em um artigo recentemente publicado pelo PublishNews).

Eu nunca desistiria, porém, os meus 41 anos me permitem ver as coisas com menos empolgação e mais realismo, criticismo. Vejo as editoras e toda a cadeia investindo suas fichas, novamente num único player. A velha a terrível síndrome da monocultura… quando será que nos livraremos disso?

O conteúdo, como um todo, ainda precisa se digitalizar e não vai ter outra forma melhor para comercializá-lo, que não a digital. Estamos fechando vendas institucionais, que antes eram concentradas no papel.

Eu deveria estar comemorando as vendas da Kobo, mas dentro do contexto Brasil... bem, acho que não temos muito a comemorar.

Mas esta coluna é na verdade um agradecimento ao PublishNews, que sempre me aceitou, mesmo com as opiniões controversas, mesmo com a cabeça lá na frente, vocês me deram palco, me deram credibilidade. Me sinto parte da família desde que comecei a escrever sobre minhas aventuras no mercado digital.

Espero de agora em diante, não me limitar somente ao mercado digital, mas falar do mercado de criação de conteúdo.

Revendo minhas colunas antigas eu tive um sentimento de muita gratidão, palavra que foi pega pra mostrar o nosso lado mais piegas, mas é a melhor palavra que eu posso dizer ao ver que fiz parte desta história, ativamente, graças a vocês, PublishNews e leitores queridos.

[Nota do editor: O PublishNews é palco para as mais diversas vozes do mercado editorial. Todo profissional do livro que tem uma ideia a defender e debater tem aqui espaço para levá-la adiante. A pluralidade, a diversidade de opiniões e a independência são as nossas marcas. Ter a Camila num time mais próximo, o dos colunistas - ou da "família", como ela mesma disse -, é motivo de orgulho, de alegria e de certeza de que estamos também fazendo história. Obrigado, ô, Camila, pelos dez anos juntos!]

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e instagram) tem formação clássica em História e foi responsável pelo setor editorial de uma editora técnica por alguns anos. Entrou de cabeça no mundo digital (em 2009) ao se tornar responsável pelos setores editorial e comercial da primeira livraria digital do Brasil, além de ter feito pós-venda e suporte às editoras e livrarias da primeira distribuidora de conteúdo digital do Brasil. Hoje é a senior country manager da Kobo Brasil e é a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o linkedin


** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Na sua primeira coluna de 2021, Camila Cabete fala da importância dos algoritmos na divulgação de livros e apresenta uma entrevista que fez com uma especialista no assunto
Camila Cabete usa a sua coluna para apontar como a crise elegeu novos arautos do negócio digital no Brasil: ‘me surpreendo com pessoas que renegavam o formato e negócio digital surgirem como os grandes palestrantes do ramo’
A partir de um caso de K-popers no TikTok, Camila Cabete fala sobre letramento digital e discussão da ética nos meios digitais em salas de aula
Em sua coluna, Camila conta como deixou de ser só 'publishers relations da Kobo' para ser também 'especialista em inovação no mercado editorial'
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Suzana Vargas inaugura um espaço no PN. Na coluna 'Escrever para Lembrar: o que os grandes escritores me ensinaram', ela vai trazer histórias de convivência com figurões da literatura nacional, começando por Carlos Drummond de Andrade.
Podcast do PublishNews dessa semana recebeu Anselmo Bortolin, CEO da Meta Brasil - UmLivro e Simei Junior, da Bookwire, para falarem sobre o assunto
Recentemente, o mundo se espantou ao saber que uma colagem de milhares de imagens virtuais foi vendida por US$ 69 milhões. É o NFT. O que é isso e o que isso pode implicar no mercado de livros? Gustavo Martins de Almeida responde.
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Não é mais o escritor que está em processo de extinção, mas sim o leitor que anda por demais fugidio. O que poderá fazer o escritor sem o leitor, que é seu cúmplice?
Lygia Fagundes Telles
Escritora brasileira
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar