Publicidade
Publicidade
Amante dos livros e arquiteta de sucessos
PublishNews, Talita Facchini, 27/02/2020
Rosely Boschini, CEO da Editora Gente, é a entrevistada desta semana do PublishNews Entrevista

Apaixonada por livros e pessoas, Rosely Boschini, CEO da Editora Gente, é a entrevistada desta semana do PublishNews Entrevista, programa da PublishNewsTV que quer formar um arquivo da memória do mercado editorial brasileiro.

Ex-presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Rosely falou sobre os desafios e aprendizados da sua gestão. “Foi um exercício de colocar todo mundo na mesma página, porque se eu consegui coisas boas para o mercado editorial e para o livro como um todo, foi junto com outras entidades”, refletiu. “Lembro que no meu primeiro dia como presidente da Câmara Brasileira do Livro, eu coloquei todos os colaboradores no mesmo espaço e quis ouvir deles o que eles achavam importante na CBL”, contou, revelando ainda o que mais gostaria de ter feito em sua gestão.

Para Rosely, unir forças e empoderar as pessoas faz toda a diferença, atitude que implantou durante sua gestão na CBL e agora no comando da Editora Gente. No bate-papo com André Argolo, ela compartilhou sua visão do mercado editorial, de como é importante aumentar a autoestima do mercado e trabalhar em conjunto. “Temos muita sinergia na cadeia, só que não percebemos isso. Cada um fica preocupado com o seu mundinho e é na hora que abre para ter essa sinergia, a gente vê um milhão de possibilidades. Então o editor consegue ajudar o livreiro, o livreiro ajuda o editor, o autor consegue muitas vezes ajuda a livraria”, avaliou.

A sua infância e o contato com os livros também fizeram parte da conversa. Rosely contou que sua mãe foi quem abriu portas para o seu contato com os livros e que a cada aniversário ganhava uma obra diferente. “O primeiro livro que ela me deu, eu tinha 13 anos, foi um livro de poesia do Fernando Pessoa. Ela não fazia ideia do que tinha ali dentro, mas ela achava que ia fazer diferença na vida da gente”, lembrou. “Ela achava que a gente ia sair daquela situação através da educação”, completou.

Arquiteta por formação, Rosely entrou para o mercado editorial para ajudar seu irmão, Roberto Shinyashiki, e “acabou ficando”. Boschini também compartilhou o que é ter sucesso em sua visão, falou sobre o que a faz feliz e sobre seu trabalho à frente da Editora Gente. “Ser bem sucedido é ter orgulho das coisas que a gente faz todo dia. Eu tenho um orgulho enorme por conta dos meus autores, então quando eles fazem sucesso, eu sei que tenho um dedinho ali”, explicou. “Eu gosto de gente que está crescendo do meu lado”.

Sua visão de negócio, de política, seus planos, qualidades, hobbies e a importância da sua família também fizeram parte da conversa que você confere na íntegra abaixo.

O PublishNews Entrevista é um oferecimento do #coisadelivreiro, consultoria em marketing e inteligência de negócios para o mercado editorial.

Além de estar disponível no canal do PublishNews no YouTube, a entrevista com Rosely está disponível em áudio também pelas plataformas digitais: Spotify, iTunes, Google Podcasts e Overcast.


Em parceria com o vídeo repórter Andre Argolo, o PublishNews mantém o projeto PublishNewsTV, que grava reportagens e entrevistas relacionadas ao mundo do livro.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Waldir da Silveira, diretor do Banco de Livros do Rio Grande do Sul, está no PublishNews Entrevista dessa semana
Advogado que evita o ‘juridiquês’, mas sabe tudo sobre os direitos autorais é o perfilado desta semana no PublishNews Entrevista, programa que quer formar um arquivo da memória editorial brasileira
Gustavo Faraon, um dos sócios da Dublinense, está no PublishNews Entrevista desta semana
A jornalista, autora e editora Simone Paulino, fundadora da Nós, está no PublishNews Entrevista desta semana
Escritor e agitador cultural está no PublishNews Entrevista desta semana
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Podcast do PublishNews conversou com Juliana Borges, da Banca HG, e João Varella, da Livraria Gráfica, novos espaços para os livros na capital paulista
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Waldir da Silveira, diretor do Banco de Livros do Rio Grande do Sul, está no PublishNews Entrevista dessa semana
Podcast do PublishNews reuniu alguns clubes de assinaturas de livros para fazer um recorte sobre esse modelo de negócio
Todas as sextas-feiras você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Terminado o livro, esqueço-me dele. Desfaço-me de tudo o que diz respeito a esse livro. Ele já não me pertence.
Antonio de Assis Brasil
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar