Publicidade
Publicidade
2019 em números
PublishNews, Redação, 27/01/2020
Ismael Borges é o convidado dessa semana do Podcast do PublishNews. Na conversa com a nossa equipe, falou do desempenho do varejo de livros ao longo de 2019.

No fim de 2018, o mercado editorial esperava viver uma hecatombe. As duas principais redes de varejo de livros, Saraiva e Cultura, tinham acabado de pedir recuperação judicial e o mercado se preparava para um ano novo amargo e indigesto. Dois mil e dezenove veio. Todo mundo precisou se movimentar e se reinventar. Quem acompanhou de perto a evolução do varejo durante todo o ano foi Ismael Borges, o convidado do Podcast do PublishNews nesta semana. Ele é gestor da ferramenta Bookscan, da Nielsen, que acompanha o desempenho das vendas de livros em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento.

De acordo com o instituto de pesquisa, em 2019, foram vendidos 41.544.162 exemplares o que redundou num faturamento de R$ 1.747.925.833,53. Isso representa queda de 6,35% no volume e de 6,21% em valor.

Ao longo do ano, o gênero que apresentou melhor desempenho foi Não Ficção Trade, que ganhou 1,65 pontos percentuais em importância, fechando 2019 representando 28% das vendas. A categoria Infantil, Juvenil e Educacional, onde estão os livros didáticos, foi a que mais perdeu espaço, ficando 2,23 pontos percentuais abaixo do que estava em 2018.

Ainda olhando para o acumulado do ano, o preço médio dos livros presentes nas categorias Ficção (+8,28%) e Não Ficção Trade (+1,87%) apresentaram crescimento em comparação a 2018. Já nas categorias Não Ficção Especialista (-5,97%) e Infantil, Juvenil e Educacional (-3,49%), o preço médio caiu.

Na entrevista, Ismael ressalta que os números das vendas em lojas físicas e nos e-commerces apresentaram desempenhos distintos e ainda comentou sobre o que mais os brasileiros consumiram ao longo do ano passado.

Dezembro

No último período de 2019 avaliado pela Nielsen, referente ao intervalo de 2 a 29 de dezembro, o instituto de pesquisa apurou a venda de 4,63 milhões de cópias. Isso representa crescimento de 12,37% na comparação com igual período de 2018. Em valor, o crescimento foi de 6,61% saindo de R$ 176,75 milhões em 2018 para R$ 188,42 milhões no ano passado.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Clique aqui para baixar o Painel do Varejo de Livros no Brasil referente ao mês de dezembro.


Indicação Auti Books

Depoimento: Janaina Leme

Trecho audiobook: A marca da vitória

Mulherzinhas

Adoráveis mulheres

Baby shark

Quero–Quero (Restaurante em Gonçalves MG Bairro Mundo Novo, Km 7)

The Crown

Ad Astra

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast da semana fala com editoras que encontraram em petshops, lojas de presentes ou farmácias seus parceiros para fazer seus livros chegarem aos leitores
As editoras gaúchas Luz da Serra e Culturama participam do ranking da consultoria Great Place to Work. O que elas têm de especial? O Podcast do PN foi saber.
Curador do Prêmio Jabuti é o convidado do Podcast nessa semana. Inscrições para o prêmio seguem abertas, com desconto até a próxima sexta-feira (04)
Mariana Bueno, economista responsável pela pesquisa; Marcos da Veiga Pereira, presidente do SNEL, e Vitor Tavares, da CBL, são os convidados do Podcast do PublishNews dessa semana
Entrevista com Luiza Helena Trajano está disponível nas principais plataformas de áudio
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Podcast da semana fala com editoras que encontraram em petshops, lojas de presentes ou farmácias seus parceiros para fazer seus livros chegarem aos leitores
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em novo artigo-memória da série 'Escrever para Lembrar: o que os grandes escritores me ensinaram', Suzana Vargas resgata a sua história com Ferreira Gullar
Dessa vez, a serelepe funcionária da agência fictícia criada por Marisa Moura atende um autor desesperado porque fez algo que não devia ter feito e agora precisa avisar à agente e não sabe como fazê-lo
As editoras gaúchas Luz da Serra e Culturama participam do ranking da consultoria Great Place to Work. O que elas têm de especial? O Podcast do PN foi saber.
Cada tradutor fará escolhas com as quais outros podem não concordar, e nenhuma tradução poderá ser uma cópia perfeita, um fac-símile linguístico, do original.
Magdalena Edwards
Tradutora de Clarice Lispector para o inglês
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar