Publicidade
Publicidade
2019 em números
PublishNews, Redação, 27/01/2020
Ismael Borges é o convidado dessa semana do Podcast do PublishNews. Na conversa com a nossa equipe, falou do desempenho do varejo de livros ao longo de 2019.

No fim de 2018, o mercado editorial esperava viver uma hecatombe. As duas principais redes de varejo de livros, Saraiva e Cultura, tinham acabado de pedir recuperação judicial e o mercado se preparava para um ano novo amargo e indigesto. Dois mil e dezenove veio. Todo mundo precisou se movimentar e se reinventar. Quem acompanhou de perto a evolução do varejo durante todo o ano foi Ismael Borges, o convidado do Podcast do PublishNews nesta semana. Ele é gestor da ferramenta Bookscan, da Nielsen, que acompanha o desempenho das vendas de livros em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento.

De acordo com o instituto de pesquisa, em 2019, foram vendidos 41.544.162 exemplares o que redundou num faturamento de R$ 1.747.925.833,53. Isso representa queda de 6,35% no volume e de 6,21% em valor.

Ao longo do ano, o gênero que apresentou melhor desempenho foi Não Ficção Trade, que ganhou 1,65 pontos percentuais em importância, fechando 2019 representando 28% das vendas. A categoria Infantil, Juvenil e Educacional, onde estão os livros didáticos, foi a que mais perdeu espaço, ficando 2,23 pontos percentuais abaixo do que estava em 2018.

Ainda olhando para o acumulado do ano, o preço médio dos livros presentes nas categorias Ficção (+8,28%) e Não Ficção Trade (+1,87%) apresentaram crescimento em comparação a 2018. Já nas categorias Não Ficção Especialista (-5,97%) e Infantil, Juvenil e Educacional (-3,49%), o preço médio caiu.

Na entrevista, Ismael ressalta que os números das vendas em lojas físicas e nos e-commerces apresentaram desempenhos distintos e ainda comentou sobre o que mais os brasileiros consumiram ao longo do ano passado.

Dezembro

No último período de 2019 avaliado pela Nielsen, referente ao intervalo de 2 a 29 de dezembro, o instituto de pesquisa apurou a venda de 4,63 milhões de cópias. Isso representa crescimento de 12,37% na comparação com igual período de 2018. Em valor, o crescimento foi de 6,61% saindo de R$ 176,75 milhões em 2018 para R$ 188,42 milhões no ano passado.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da Metabooks, a mais completa e moderna plataforma de metadados para o mercado editorial brasileiro, da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas, e da Auti Books, dê ouvidos a sua imaginação, escute Audiobooks. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes, Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Clique aqui para baixar o Painel do Varejo de Livros no Brasil referente ao mês de dezembro.


Indicação Auti Books

Depoimento: Janaina Leme

Trecho audiobook: A marca da vitória

Mulherzinhas

Adoráveis mulheres

Baby shark

Quero–Quero (Restaurante em Gonçalves MG Bairro Mundo Novo, Km 7)

The Crown

Ad Astra

Este é o podcast do PublishNews e falamos aqui toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Podcast desta semana recebeu Luiz Schwarcz e Fernando Baldraia para falarem sobre o manifesto a favor da diversidade divulgado pela Companhia das Letras
Alexandre Martins Fontes, Raíssa Pena e Elisa Ventura participam do Podcast do PublishNews que debateu as principais campanhas de arrecadação de fundos emergenciais
Gabriel Meirelles, country manager da BlinkLearning, é o entrevistado do Podcast desta semana. Na conversa, ele fala sobre os planos da empresa espanhola para o Brasil.
Mariana Bueno, economista responsável pelo estudo, é a convidada desta semana do Podcast do PublishNews
Bruno Mendes, especialista em marketing digital, é o entrevistado do Podcast do PublishNews dessa semana. Na conversa, ele fala sobre três fundamentos do marketing: tráfego, copy-writing e funil de vendas.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Ivo Camargo é a personalidade da semana no PublishNews Entrevista, programa que quer compor a memória editorial brasileira
Em seu novo artigo, André Palme fala sobre o áudio como formato de transmissão de conhecimento e entretenimento
Podcast desta semana recebeu Luiz Schwarcz e Fernando Baldraia para falarem sobre o manifesto a favor da diversidade divulgado pela Companhia das Letras
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Escrevo cada página como se tudo se resumisse a ela.
Javier Marías
Escritor espanhol
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar