Publicidade
Publicidade
Crônica de uma morte não anunciada
PublishNews, Luciana Pinsky, 09/01/2020
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o que é inevitável, que acontece sem anúncio. Ou será que não é bem assim?

Um dia você vai morrer e não saberei. Ninguém vai me contar, porque entre você e eu não há ninguém. Nem na vertical, nem na horizontal, muito menos na transversal. E se eu morrer antes e você não souber? Sem problemas, já estarei morta mesmo...

Uma vez há muitos anos dançamos – um moço e eu – música lenta no meio do salão. Mas, repare, tocava punk rock dos pesados, todo mundo a mil e a gente lá, pertinho, em um ritmo todo nosso. Não era você, mas poderia ter sido, deveria ter sido, na verdade. Porque é isso a gente. Não importa nada, ninguém, entorno ou música. E nem, meu deus, o tempo. Como ousamos ignorar o Tempo?

Mas um dia o tempo virá até para nós. Você não responderá. Estranharei. Se fosse eu a não responder, você sumiria de vez. Amuado, se afastaria. Eu não. Sou insistente. Como estaremos nos comunicando até lá? Será telepatia? Já tentamos, mas ela causou certa confusão, nem sempre o enunciado chegava 100%, mas, cá para nós, nunca chega mesmo, não é?

Desculpe-me matá-lo assim, precocemente, mas sou previdente e gosto de me preparar. Pois bem, um dia você não me responderá. Mandarei uma mensagem, nada. Duas, nadinha. Três, bulhufas. Tentarei de tudo, até apelar para telefone. Cogitarei aparecer sem avisar, quem sabe? Levaria um tempo para reunir coragem. Meses, anos de ausência, talvez, até surgir na sua porta. Para descobrir, atônita, que você se foi sem a elegância de me avisar.

Perguntaria detalhes? (Quando? Nossa! Como? Uau! Por quê? É verdade...)

Choraria por você, então? Mas qual sentido em chorar por alguém morto há tanto tempo? A ver. Por ora, ainda duvido de sua morte e não me vejo plantada em sua porta. Ainda.

© Marcos IssaLuciana Pinsky é editora da Contexto, escritora e jornalista. Publicou o romance Sujeito oculto e demais graças do amor (Record) e mantém seu blog de crônicas. Há dois anos publica uma coluna sobre livros infantis no site Boraí.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em novo texto, Luciana Pinsky compartilha uma história do passado
Em nova crônica, Luciana Pinsky fala sobre o prazer de um bom café da manhã
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre a percepção que cada pessoa sobre o tempo
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o ato de nadar para relaxar e pensar na vida
Na crônica deste mês, Luciana Pinsky ​relata o primeiro contato de uma criança com a morte
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Livro de Jandeilsom Galvão Bezerra se volta para quem deseja entender o caminho que dá origem às palavras poéticas e seu resultado
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta nesta semana obras escritas por Lella Malta e Jandeilsom Galvão Bezerra
Novas edições da série romântica best-seller é para quem ama sentir tudo; evento de lançamento no dia 8/05 marca uma década de carreira da autora brasiliense e contará com sessão de autógrafos e jazz ao vivo
Podcast do PN conversou sobre o retorno do fenômeno dos livros de colorir – suas particularidades, importância e influência – com Daniela Kfuri (HarperCollins) e Nana Vaz de Castro (Sextante)
'Linha da vida: a costura de nós', romance de Monique de Magalhães costura destinos marcados por violências ancestrais com uma habilidade rara: a de revelar sem julgar, de mostrar o horror sem perder a beleza da linguagem
Escrevo para que meus personagens sejam livres e façam o que desejarem com a realidade que vivem.
Mempo Giardinelli
Escritor argentino

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar