Publicidade
Publicidade
As cicatrizes na vida de uma editora
PublishNews, Redação, 09/10/2019
Para as lentes da PublishNewsTV, Isa Pessoa se abre com sinceridade para falar sobre seus sucessos e fracassos

Isa Pessoa é a entrevistada dessa semana na PublishNewsTV
Isa Pessoa é a entrevistada dessa semana na PublishNewsTV
A formação de Isa Pessoa foi no jornalismo. Trabalhou no jornal O Globo e na TV Globo. Nos anos 1990, deixou as redações para fazer história no mercado editorial, primeiro como diretora editorial da Objetiva. Paulo Coelho, Verissimo, João Ubaldo e Nelson Motta são alguns dos nomes que passaram pelas suas mãos. Depois de sua saída da Objetiva, já no início da segunda década dos anos 2000, ela fundou a Foz. Tomou um tombo (literalmente) e agora, está no time da Tordesilhas. Ela é a entrevistada dessa semana da PublishNewsTV.

Na conversa com André Argolo, a editora falou do seu trabalho, das vezes que cortou textos de grandes nomes da literatura nacional. Luis Fernando Verissimo gostou. Zuenir Ventura, não. Se sentiu incomodado, mas depois ficou tudo bem. “Adoro cortar”, disse

Falou com sinceridade sobre o seu período na Foz. “Eu tinha sonhos muito altos”, disse, mas “houve uma sucessão de não, não, não e não”, completou. O fim do sonho de uma editora própria coincidiu com um episódio dramático que, hoje, a editora consegue contar dando muita risada: ela tinha acabado de almoçar com amigos, quando tropeça e cai, batendo a testa na calçada. “Tinha acabado de laçar Um dia toparei comigo [de Paula Fábrio]. Foi meu último livro [na Foz]”, contou rindo muito. “Eu fiquei apavorada!”, disse. O acidente marcou o fim da Foz.

Hoje, morando em São Paulo, a editora integra o time da Tordesilhas. Por lá, acaba de publicar o livro de memórias de Costanza Pascolato, que esteve nas lentes da PublishNewsTV na semana passada.

Essa semana, voltamos a oferecer o programa em duas versões: uma mais curta, com a participação da nossa equipe, e uma com a íntegra da entrevista.

Na versão mais curta, Luciana Melo visita as livrarias Mandarina e Blooks do Reserva Cultural (Av. Paulista); Talita Facchini resgata notícias do arquivo do PublishNews e Maju Alves adianta que o PN estará em peso na Feira do Livro de Frankfurt que acontece na próxima semana, enviando de lá material para o Podcast e para a PublishNewsTV.


Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
A PublishNewsTV dessa semana conversou com Hendenson Fürst, ​editor jurídico, advogado, presidente da Comissão Especial de Bioética/OAB, professor e pesquisador universitário
A consultora de moda, que lançou neste mês o seu livro de memórias, é a convidada da semana da PublishNewsTV
José Castilho Marques Neto é o entrevistado dessa semana da PublishNewsTV
A PublishNewsTV dessa semana conversou com Fernando Nuno, músico, jornalista e editor responsável pelo famoso Círculo do Livro
André Peres, ex-presidente da entidade que reúne os vendedores porta a porta, está na PublishNewsTV dessa semana
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em edição especial, o Podcast do PublishNews veio recheado de entrevistas que a nossa equipe realizou durante a Feira do Livro de Frankfurt
Em sua crônica, Luciana Pinksy lembra que nunca se sabe o que um congresso pode trazer
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
A PublishNewsTV dessa semana conversou com Hendenson Fürst, ​editor jurídico, advogado, presidente da Comissão Especial de Bioética/OAB, professor e pesquisador universitário
Em sua crônica desse mês, Marcio Coelho faz analogias entre o construtor de um edifício e um editor de livros
Eu escrevo a história toda e depois procuro alguém para me dizer se escrevi algo muito errado.
Dennis Lehane
Escritor norte-americano
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar