Publicidade
Publicidade
Bruno Mendes nas lentes da PublishNews TV
PublishNews, Redação, 07/08/2019
A PNTV dessa semana recebeu o Bruno Mendes, dono do #coisadelivreiro e sócio do PublishNews que falou de assuntos que vão da filosofia ao blockchain

A PublishNewsTV dessa conversou com Bruno Mendes, dono do #coisadelivreiro e desde o início do ano, sócio do PublishNews. Pelas ruas de Paraty, Bruno começou a conversa contando justamente a história de como surgiu o #coisadelivreiro, e voltando no tempo, lá para 2013, lembrou que a ideia inicial era criar uma extensão da livraria e de comunicação com os amigos e clientes. “A gente pensou em abrir um canal no YouTube, fazer vídeos para bater papo e conversar com as pessoas”, lembrou, admitindo que o único vídeo que está disponível não é dos melhores, mas que ainda vale o registro.

Bruno nasceu em Recife e se considera “filho da atmosfera pernambucana” que lhe apresentou desde cedo muita cultura popular, tecnologia e informação. Atualmente, divide seu tempo entre Rio e São Paulo e os diversos projetos de que toma conta. “Os motivos da minha saída [de Recife] inicialmente têm a ver não só com meu Estado, meu trabalho e o mercado que eu atuo, mas têm a ver também com uma busca pessoal, de enxergar outras atmosferas, de querer conhecer pessoas novas e de ter um hiper foco no meu trabalho”, contou Bruno admitindo que seus projetos cresceram e se tornaram mais reais desde que ele tomou a decisão de sair da sua zona de conforto e focar plenamente no trabalho. “Deixei no caminho minha cidade, amigos e família para focar inteiramente no mercado do livro. Não tenho arrependimentos quanto a isso, pode parecer pesado, mas amo tanto o que eu faço e da maneira como está sendo construído, que faria tudo de novo”, completa.

O homem do trabalho árduo lembrou com mais detalhes o que deixou para trás, suas memórias afetivas e a importância da sua cidade como referência no seu dia a dia. Mas a conversa com André Argolo passou também por outros temas como tecnologia e blockchain – assunto que Bruno domina –, filosofia, acesso à informação e até sobre planejamento e acaso.

Quando perguntado também sobre como vê a livraria perfeita, Bruno respondeu que acredita que é a que serve perfeitamente para a localidade em que ela está. “Já vi uma livraria mudar todo um cenário cultural e se tornar um ponto de encontro não só dos intelectuais, como também da família”, disse se referindo à Livraria Cultura do Paço Alfândega, em frente ao Rio Capibaribe, e ainda complementou: “A livraria perfeita é a que serve, onde as pessoas se emocionam, se apaixonam, ondem elas entram e gostam até do cheiro”.

O programa trouxe ainda a Jovem Talento Talita Camargo, falando sobre como recebeu a notícia de ter sido uma das ganhadoras deste ano, e Luciana Sousa, que visitou a Livraria da Vila da Fradique.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
O escritor, tradutor e jornalista é o convidado dessa semana da PublishNewsTV. No papo, ele falou sobre a infância, as profissões e ainda contou ‘causos’ das várias personalidades que já entrevistou.
À frente da Perspectiva, desde a morte do seu companheiro de 60 anos, Gita Guinsburg fala dos seus planos para uma das mais tradicionais e respeitadas editoras brasileiras
A PNTV dessa semana conversou com Marifé Boix García, vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt e que falou sobre sua história na maior feira do livro do mundo, suas impressões, vivências e esperanças
Florencia Ferrari é a entrevistada da semana da PublishNewsTV. Na conversa, ela fala sobre diversas coisas, inclusive sobre a Ubu – empresa que ela dirige ao lado de outras seis mulheres.
Alberto Martins, editor da 34 e também poeta e escritor, é o convidado dessa semana da PublishNewsTV
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Episódio da Audioteca Paraty dessa quinta-feira traz o áudio da mesa que reuniu os autores independentes Felipe Sali, Juliana Dantas e Leonardo Baruki
O escritor, tradutor e jornalista é o convidado dessa semana da PublishNewsTV. No papo, ele falou sobre a infância, as profissões e ainda contou ‘causos’ das várias personalidades que já entrevistou.
Primeiro episódio da Audioteca Paraty dessa semana traz a íntegra da mesa que mostrou as ações do Sesc na formação do leitor e na promoção de leitura
Julio Cesar da Cruz e Roberto Novaes, ambos à frente da Distribuidora Catavento, são os convidados do Podcast dessa semana
A literatura deve ter ambição não para edificar o leitor, mas para inquietá-lo.
João Almino
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar