Publicidade
Publicidade
Bruno Mendes nas lentes da PublishNewsTV
PublishNews, Talita Facchini, 07/08/2019
A PNTV dessa semana recebeu o Bruno Mendes, dono do #coisadelivreiro e sócio do PublishNews que falou de assuntos que vão da filosofia ao blockchain

A PublishNewsTV dessa conversou com Bruno Mendes, dono do #coisadelivreiro e desde o início do ano, sócio do PublishNews. Pelas ruas de Paraty, Bruno começou a conversa contando justamente a história de como surgiu o #coisadelivreiro, e voltando no tempo, lá para 2013, lembrou que a ideia inicial era criar uma extensão da livraria e de comunicação com os amigos e clientes. “A gente pensou em abrir um canal no YouTube, fazer vídeos para bater papo e conversar com as pessoas”, lembrou, admitindo que o único vídeo que está disponível não é dos melhores, mas que ainda vale o registro.

Bruno nasceu em Recife e se considera “filho da atmosfera pernambucana” que lhe apresentou desde cedo muita cultura popular, tecnologia e informação. Atualmente, divide seu tempo entre Rio e São Paulo e os diversos projetos de que toma conta. “Os motivos da minha saída [de Recife] inicialmente têm a ver não só com meu Estado, meu trabalho e o mercado que eu atuo, mas têm a ver também com uma busca pessoal, de enxergar outras atmosferas, de querer conhecer pessoas novas e de ter um hiper foco no meu trabalho”, contou Bruno admitindo que seus projetos cresceram e se tornaram mais reais desde que ele tomou a decisão de sair da sua zona de conforto e focar plenamente no trabalho. “Deixei no caminho minha cidade, amigos e família para focar inteiramente no mercado do livro. Não tenho arrependimentos quanto a isso, pode parecer pesado, mas amo tanto o que eu faço e da maneira como está sendo construído, que faria tudo de novo”, completa.

O homem do trabalho árduo lembrou com mais detalhes o que deixou para trás, suas memórias afetivas e a importância da sua cidade como referência no seu dia a dia. Mas a conversa com André Argolo passou também por outros temas como tecnologia e blockchain – assunto que Bruno domina –, filosofia, acesso à informação e até sobre planejamento e acaso.

Quando perguntado também sobre como vê a livraria perfeita, Bruno respondeu que acredita que é a que serve perfeitamente para a localidade em que ela está. “Já vi uma livraria mudar todo um cenário cultural e se tornar um ponto de encontro não só dos intelectuais, como também da família”, disse se referindo à Livraria Cultura do Paço Alfândega, em frente ao Rio Capibaribe, e ainda complementou: “A livraria perfeita é a que serve, onde as pessoas se emocionam, se apaixonam, ondem elas entram e gostam até do cheiro”.

O programa trouxe ainda a Jovem Talento Talita Camargo, falando sobre como recebeu a notícia de ter sido uma das ganhadoras deste ano, e Luciana Sousa, que visitou a Livraria da Vila da Fradique.

A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

Publicidade
Leia também
Economista e sociólogo, o autor de 17 obras publicadas desde 1981 faz relatos de seu cotidiano em livrarias e, a partir deles, discute o momento do mercado editorial
Agente literária foi a primeira sabatinada de 2022 e falou sobre o papel do agente, do câmbio, da internacionalização da literatura brasileira e dos programas de apoio à tradução
Fundador e CEO da Companhia das Letras falou da cena de editoras independentes, lei do preço comum, consignação e da sua relação com as livrarias
Marcos Guedes foi o quinto convidado do Sabatina PublishNews. O executivo foi entrevistado por Marcos da Veiga Pereira, Judith de Almeida, Leonardo Neto e Talita Facchini.
No Sabatina PublishNews, Marcos da Veiga Pereira fez um balanço dos sete anos em que esteve à frente do SNEL e resumiu: ‘o convencimento foi a marca da gestão’
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Henrique Rodrigues propõe que projetos literários tenham caráter mais formativo diante da queda no número de leitores no país
Tecnologia de inteligência artificial avança tão rápido que levanta uma questão desconfortável: o que será se o próximo formato a desaparecer não seja apenas a forma de entrega, mas o audiolivro gravado em si?
Livro fornece um manual estratégico para empreender no mercado de software em meio a canibalização e a comoditização dos softwares ERP tradicionais
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Encaro o ato de escrever como uma arqueologia da dor
Heloisa Seixas
Escritora brasileira

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar