Morre Ecio Salles
PublishNews, Redação, 23/07/2019
Escritor e produtor cultural foi um dos criadores da Festa Literária das Periferias (Flup)

Faleceu na tarde desta segunda-feira (22), aos 50 anos, o escritor e produtor cultural Ecio Salles. Desde o início de julho, ele lutava contra um câncer no pulmão e se encontrava internado no Hospital Samaritano da Barra. Ecio ficou conhecido pelo seu esforço pela democratização da cultura e se aproximou da favela quando se tornou um dos coordenadores gerais da ONG Afroreggae, baseada em Vigário Geral desde 1993.

Junto com o jornalista Julio Ludemir, criou em 2012 a Festa Literária das Periferias (Flup), que nos últimos sete anos já ajudou a formar diversos escritores saídos da periferia, como Geovani Martins, Ana Paula Lisboa, Jessé Andarilho, entre outros. Ecio também lançou dois livros, Poesia revoltada, um estudo sobre o hip hop no Brasil; e História e memória de Vigário Geral, e nos últimos meses trabalhava na biografia de Pai Santana (1932-2011), lendário massagista do Vasco da Gama.

A Secretaria de Cultura de Nova Iguaçu, da qual Ecio foi titular de 2010 a 2011; o Museu de Arte do Rio; o Instituto Odeon; a Blooks Livraria e diversos amigos lamentaram a morte do escritor e produtor cultural. O SNEL divulgou uma nota em que disse se solidarizar com os familiares e amigos de Salles. " Grande parceiro do mercado editorial e da Bienal Internacional do Livro Rio, o criador da Festa Literária das Periferias (Flup) sempre foi um incentivador do hábito da leitura", disse.

O velório acontecerá nesta terça, das 10h às 15h, na Biblioteca Parque (Av. Presidente Vargas, 1261 - Rio de Janeiro / RJ) e o sepultamento será às 16h, no Cemitério de Inhaúma (Av. Pastor Martin Luther King Junior, 1335).

[22/07/2019 15:00:00]