Com Conceição Evaristo, Flup acompanha comitiva de autores brasileiros na Europa
PublishNews, Redação, 08/10/2025
Delegação brasileira é formada pelos autores Amara Moira​, Eliana Alves Cruz, Luciany Aparecida, ​Luna Vitrolira e Vinicius Jatobá e pelo curador Júlio Ludemir

Conceição Evaristo na Flup 2024 | © Hildemar Terceiro
Conceição Evaristo na Flup 2024 | © Hildemar Terceiro
A Festa Literária das Periferias (Flup) integra a programação de dois eventos literários europeus: o painel Sound System, em Leeds, no Reino Unido, e o encontro Middle Ground: Interactions – Transitions and Reciprocities, em Berlim, na Alemanha. Ambas as iniciativas celebram a potência da literatura afro-diaspórica e contam com a participação de Conceição Evaristo, referência da literatura contemporânea e autora homenageada da Flup neste ano. Além dela, a delegação brasileira que está na Europa é formada pelos escritores Amara Moira, Eliana Alves Cruz, Luciany Aparecida, Luna Vitrolira e Vinicius Jatobá e pelo fundador da Flup, Júlio Ludemir.

As ações serão feitas em colaboração com instituições como o National Poetry Centre (UK) e o festival Middle Ground (ALE), com o objetivo de apresentar ao público europeu a diversidade criativa, estética e política de escritores e artistas brasileiros comprometidos com temas caros e atuais, como memória, identidade, território e justiça social.

O primeiro compromisso será nesta quarta-feira (8), no Royal Armouries Museum, em Leeds. O evento Sound System reunirá artistas e intelectuais da diáspora africana para discutir como a cultura sonora originária da Jamaica nos anos 1940 moldou as expressões musicais e literárias no Reino Unido e no Brasil, criando pontes de resistência e celebração entre os países.

Na ocasião, Conceição Evaristo dividirá o palco com o poeta e ativista Linton Kwesi Johnson, o premiado escritor Roger Robinson e a poeta e apresentadora Malika Booker. A conversa trará o impacto do reggae, do samba e do carnaval nas culturas urbanas, a história dos sound systems nas periferias, e o papel da poesia como instrumento de luta e afirmação identitária no Atlântico Negro. A participação da autora brasileira marcará também o anúncio da publicação de sua obra no Reino Unido, prevista para 2027 pela editora And Other Stories.

A segunda etapa da jornada internacional da Flup se consolidará na programação do festival Middle Ground: Interactions – Transitions and Reciprocities, a ser realizado nos dias 10 e 11 de outubro, em Berlim. O evento promoverá encontros artísticos transnacionais entre autores da diáspora africana e caribenha, com foco em intercâmbio, colaboração e criação coletiva.

A delegação brasileira participará de performances, debates, oficinas e saraus. Conceição será a responsável pela palestra de abertura do evento, intitulada “Escrevivência: mastigando silêncios da História e da Memória”, seguida por uma conversa com Eliana Alves Cruz e Julio Ludemir, diretor-fundador da Flup.

Também serão destaques as oficinas de escrita ministradas por Conceição e Jatobá no segundo dia, e para a Noite de Microfone Aberto, que celebrará a oralidade, a performance e o improviso como formas vivas da palavra.

Serviço

Data: 8 de outubro
Local: Royal Armouries Museum, Leeds, Reino Unido
Participantes: Conceição Evaristo, Linton Kwesi Johnson, Roger Robinson, Malika Booker
Destaques: leitura de poemas, exibição de faixas musicais e sessão de autógrafos

Datas: 10 e 11 de outubro
Local: Haus der Kulturen der Welt, Berlim, Alemanha
Autores brasileiros: Conceição Evaristo, Luna Vitrolira, Vinicius Jatobá, Amara Moira, Luciany Aparecida, Eliana Alves Cruz

Destaques para:
10 de outubro às 18h00: Palestra de abertura com Conceição Evaristo
10 de outubro às 21h30: Noite de Microfone Aberto
11 de outubro às 10h30: Oficinas com Evaristo e Jatobá

[08/10/2025 09:53:59]