Publicidade
Publicidade
A defensora dos livros (e das mulheres)
PublishNews, Redação, 26/06/2019
A PublishNewsTV dessa semana recebeu Camila Cabete, sênior publisher relations menager da Kobo, colunista do PublishNews, apresentadora do podcast 'As Desqualificadas', feminista e defensora dos livros

A PNTV dessa semana recebeu Camila Cabete, senior publisher relations manager da Kobo, colunista do PublishNews, apresentadora do podcast As Desqualificadas – junto com Beatriz Alves -, feminista engajada e defensora e amante dos livros (de qualquer forma e maneira).

Camila começou sua conversa com André Argolo falando sobre seu trabalho de divulgar e expandir os livros para a plataforma digital. “Sou defensora de todas as plataformas que possam ajudar o conteúdo a chegar ao leitor”, definiu ela que acredita que o caminho para isso é aceitar a inovação e mergulhar de cabeça para entender como usá-la ao nosso favor e a favor dos livros.

Leitora de livros digitais desde 2009, Camila nunca abandonou os impressos, tanto que conta com duas bibliotecas, uma no Rio e outra em São Paulo, mas para a leitura em si, a preferência fica mesmo com os digitais. “Eu vejo uma edição linda, eu vou comprar, mas sou uma imigrante digital, sou ainda apegada, mas para ler eu tenho tido uma dificuldade com a idade”, brincou.

Antes de começar a entrevista, Cabete escreveu três palavras: Machismo (que a irrita profundamente), Literatura (que a encanta) e Socialismo (que definiu como uma utopia) e depois comentou sobre cada uma delas. Sobre o machismo, ela lembra que é algo que luta desde que se entende por gente. “Quando fui para a faculdade eu vi que vivia numa bolha e tive que começar a brigar para ter espaço, para ter voz, para ser vista pela inteligência”.

Assim como outros entrevistados que já passaram pelas lentes da PNTV, Camila teve contato com os livros através de sua mãe que era assinante do Círculo do Livro. “Na minha escola tinha uma bibliotecazinha pequenininha e eu li tudo o que podia dali, mas eu era um peixe fora d’água porque ninguém no meu bairro gostava de livros, as pessoas na minha escola não gostavam de livros e não tinha internet [na época] para eu achar minha turma”, contou.

Camila falou ainda sobre sua construção como uma mulher feminista, deu uma aula sobre o que é o machismo e feminismo, falou sobre a sua formação acadêmica em História, sobre sua paixão pela literatura - que segundo ela é tão importante que deveria fazer parte da cesta básica -, e como surgiu o podcast As Desqualificadas. "Eu estava num momento que precisava colocar minha voz e minha opinião para jogo", disse ela que vê o programa como algo que pode ajudar as mulheres nessa luta feminista.

No nosso programa mais curto, Luciana Melo fez um passeio pela Livraria Martins Fontes da Paulista e Talita Facchini resgatou mais notícias do passado do PublishNews.

Em parceria com o vídeo repórter Andre Argolo, o PublishNews mantém o projeto PublishNewsTV, que grava reportagens e entrevistas relacionadas ao mundo do livro.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
André Palme, country manager da Storytel no Brasil, é o entrevistado da PublishNewsTV dessa semana
Editor por trás de coleções que marcaram gerações de leitores, como ‘Vaga-Lume’ e ‘Para gostar de ler’, conversa com André Argolo
Jornalista especializada em literatura e na cobertura do mercado editorial bate um papo com André Argolo e faz reflexões sobre o jornalismo, a maternidade e o momento político atual
O livreiro Bernardo Gurbanov está nas lentes da PublishNewsTV dessa semana. Na conversa com André Argolo, ele faz reflexões sobre a sua profissão, de paixões, de totalitarismo e de literatura.
A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Eduardo Lacerda, publisher da Patuá
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
André Palme, country manager da Storytel no Brasil, é o entrevistado da PublishNewsTV dessa semana
Nessa semana, nossa equipe recebeu Sara Fernanda Frigério, sócia da Literárius, um sistema especialmente desenvolvido para atender o mercado editorial e livreiro
Toda semana você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Editor por trás de coleções que marcaram gerações de leitores, como ‘Vaga-Lume’ e ‘Para gostar de ler’, conversa com André Argolo
E escrevo sobre relações de classe porque, quando reflito sobre pessoas, elas estão todas em classes diferentes – este é o resultado natural do meu trabalho.
Elizabeth Strout
Escritora americana
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar