Publicidade
Publicidade
A defensora dos livros (e das mulheres)
PublishNews, Redação, 26/06/2019
A PublishNewsTV dessa semana recebeu Camila Cabete, sênior publisher relations menager da Kobo, colunista do PublishNews, apresentadora do podcast 'As Desqualificadas', feminista e defensora dos livros

A PNTV dessa semana recebeu Camila Cabete, senior publisher relations manager da Kobo, colunista do PublishNews, apresentadora do podcast As Desqualificadas – junto com Beatriz Alves -, feminista engajada e defensora e amante dos livros (de qualquer forma e maneira).

Camila começou sua conversa com André Argolo falando sobre seu trabalho de divulgar e expandir os livros para a plataforma digital. “Sou defensora de todas as plataformas que possam ajudar o conteúdo a chegar ao leitor”, definiu ela que acredita que o caminho para isso é aceitar a inovação e mergulhar de cabeça para entender como usá-la ao nosso favor e a favor dos livros.

Leitora de livros digitais desde 2009, Camila nunca abandonou os impressos, tanto que conta com duas bibliotecas, uma no Rio e outra em São Paulo, mas para a leitura em si, a preferência fica mesmo com os digitais. “Eu vejo uma edição linda, eu vou comprar, mas sou uma imigrante digital, sou ainda apegada, mas para ler eu tenho tido uma dificuldade com a idade”, brincou.

Antes de começar a entrevista, Cabete escreveu três palavras: Machismo (que a irrita profundamente), Literatura (que a encanta) e Socialismo (que definiu como uma utopia) e depois comentou sobre cada uma delas. Sobre o machismo, ela lembra que é algo que luta desde que se entende por gente. “Quando fui para a faculdade eu vi que vivia numa bolha e tive que começar a brigar para ter espaço, para ter voz, para ser vista pela inteligência”.

Assim como outros entrevistados que já passaram pelas lentes da PNTV, Camila teve contato com os livros através de sua mãe que era assinante do Círculo do Livro. “Na minha escola tinha uma bibliotecazinha pequenininha e eu li tudo o que podia dali, mas eu era um peixe fora d’água porque ninguém no meu bairro gostava de livros, as pessoas na minha escola não gostavam de livros e não tinha internet [na época] para eu achar minha turma”, contou.

Camila falou ainda sobre sua construção como uma mulher feminista, deu uma aula sobre o que é o machismo e feminismo, falou sobre a sua formação acadêmica em História, sobre sua paixão pela literatura - que segundo ela é tão importante que deveria fazer parte da cesta básica -, e como surgiu o podcast As Desqualificadas. "Eu estava num momento que precisava colocar minha voz e minha opinião para jogo", disse ela que vê o programa como algo que pode ajudar as mulheres nessa luta feminista.

No nosso programa mais curto, Luciana Melo fez um passeio pela Livraria Martins Fontes da Paulista e Talita Facchini resgatou mais notícias do passado do PublishNews.

A PublishNewsTV reúne entrevistas e reportagens especiais do PublishNews

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Economista e sociólogo, o autor de 17 obras publicadas desde 1981 faz relatos de seu cotidiano em livrarias e, a partir deles, discute o momento do mercado editorial
Agente literária foi a primeira sabatinada de 2022 e falou sobre o papel do agente, do câmbio, da internacionalização da literatura brasileira e dos programas de apoio à tradução
Fundador e CEO da Companhia das Letras falou da cena de editoras independentes, lei do preço comum, consignação e da sua relação com as livrarias
Marcos Guedes foi o quinto convidado do Sabatina PublishNews. O executivo foi entrevistado por Marcos da Veiga Pereira, Judith de Almeida, Leonardo Neto e Talita Facchini.
No Sabatina PublishNews, Marcos da Veiga Pereira fez um balanço dos sete anos em que esteve à frente do SNEL e resumiu: ‘o convencimento foi a marca da gestão’
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Escrito por Ligia Nascimento Seixas, em 'Pedro e a busca pela sua história', o personagem embarca em uma jornada inesperada para desvendar os segredos da sua própria vida, numa emocionante aventura literária
'Contra-coroa II' mergulha na trama de uma família real; obra foi escrita pela autora Amanda Grílli, que se destaca no cenário nacional independente trazendo uma mensagem de representatividade
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pelas autoras Amanda Grílli e Ligia Nascimento Seixas
Em novo artigo, Paulo Tedesco fala sobre a importância da regulação da comunicação digital e ações para frear a mentira e a violência digital e informativa
Neste episódio nossa equipe conversou com Rita Palmeira e Flávia Santos, responsáveis pela curadoria e coordenadoria de vendas da livraria do centro de São Paulo que irá se expandir em breve com nova loja no Cultura Artística
A experiência é como os flutuadores dos hidroaviões: não serve para nada quando você está a voar. Cada livro é o primeiro livro.
António Lobo Antunes
Escritor português
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar