Uma conversa com o 'autor digital', Felipe Sali
PublishNews, Talilta Facchini, 08/05/2019
Na PublishNewsTV dessa semana, Sali contou como os livros surgiram na sua vida, como ganhar dinheiro sendo autor e a importância de uma agente literária

Um autor que conta histórias e um cara que está sempre na internet descobrindo novas maneiras de conversar com as pessoas e de criar narrativas. É assim que o entrevistado dessa semana da PublishnewsTV, Felipe Sali, se define. Um “autor digital”.

Felipe escreve no Wattpad, nas redes sociais, publica livros impressos, participa de podcasts, tem um canal no Youtube e ainda tem tempo para outros projetos paralelos. Em sua conversa com André Argolo ele contou um pouco de como adapta seu trabalho para cada plataforma e como cada uma funciona.

“Quando eu vou escrever um romance que eu sei que ele vai ser publicado em papel por uma editora eu tenho um cuidado específico com ele. Quando vou escrever para a internet eu tenho o mesmo cuidado, o mesmo amor, mas descobri que posso criar de outras maneiras”, contou Sali, que tomou como exemplo os folhetins que Machado de Assis costumava publicar. “Ele não tinha o final do livro pronto na cabeça dele, ele ia escrevendo e a recepção das pessoas moldava a história, e se eu também tenho essa oportunidade de publicar um capítulo por semana no Wattpad, que é a rede social que eu mais uso para escrever, eu também posso não ter o final pronto e observar a reação das pessoas e ir criando em cima disso”.

O entrevistado da semana contou também como a mídia impacta a maneira como ele elabora uma história, sua relação com os leitores, com a religião, da história da sua família, de como a leitura entrou na sua vida e de como sua mãe o incentivou a ler e a ser escritor. “Eu pedia gibis e ela dava um jeito de comprar e foi aí que eu comecei a ler bastante e escrever meus próprios gibis. Então com quatro, cinco anos de idade eu já sabia que queria ser escritor”, lembrou.

Na conversa, Felipe explicou também as diversas maneiras de se ganhar dinheiro com o livro, sua relação com sua atual agente literária, Alessandra Ruiz, e da importância que o trabalho dela tem para sua carreira. “Existe uma coisa de mentoria muito forte, às vezes eu converso com ela e ela me fala, me explica coisas e eu estou aprendendo, é uma coisa de mestre e aprendiz muito forte mesmo”.

Para finalizar, Sali falou sobre Star Wars - na sua visão “uma das melhores histórias já contadas” - e a relação do filme com outros sucessos como O senhor dos anéis, Harry Potter, entre outros.

O programa está disponível em dois formatos, um mais curto para quem tem menos tempo e que desta vez conta com cenas de outras coberturas da PublishNewsTV - como em 2012 em Paraty, e em 2016 no Fórum das Letras e em Marechal Deodoro - e outro com a íntegra da entrevista.

[08/05/2019 06:00:00]