Publicidade
Publicidade
Uma conversa com o 'autor digital', Felipe Sali
PublishNews, Talilta Facchini, 08/05/2019
Na PublishNewsTV dessa semana, Sali contou como os livros surgiram na sua vida, como ganhar dinheiro sendo autor e a importância de uma agente literária

Um autor que conta histórias e um cara que está sempre na internet descobrindo novas maneiras de conversar com as pessoas e de criar narrativas. É assim que o entrevistado dessa semana da PublishnewsTV, Felipe Sali, se define. Um “autor digital”.

Felipe escreve no Wattpad, nas redes sociais, publica livros impressos, participa de podcasts, tem um canal no Youtube e ainda tem tempo para outros projetos paralelos. Em sua conversa com André Argolo ele contou um pouco de como adapta seu trabalho para cada plataforma e como cada uma funciona.

“Quando eu vou escrever um romance que eu sei que ele vai ser publicado em papel por uma editora eu tenho um cuidado específico com ele. Quando vou escrever para a internet eu tenho o mesmo cuidado, o mesmo amor, mas descobri que posso criar de outras maneiras”, contou Sali, que tomou como exemplo os folhetins que Machado de Assis costumava publicar. “Ele não tinha o final do livro pronto na cabeça dele, ele ia escrevendo e a recepção das pessoas moldava a história, e se eu também tenho essa oportunidade de publicar um capítulo por semana no Wattpad, que é a rede social que eu mais uso para escrever, eu também posso não ter o final pronto e observar a reação das pessoas e ir criando em cima disso”.

O entrevistado da semana contou também como a mídia impacta a maneira como ele elabora uma história, sua relação com os leitores, com a religião, da história da sua família, de como a leitura entrou na sua vida e de como sua mãe o incentivou a ler e a ser escritor. “Eu pedia gibis e ela dava um jeito de comprar e foi aí que eu comecei a ler bastante e escrever meus próprios gibis. Então com quatro, cinco anos de idade eu já sabia que queria ser escritor”, lembrou.

Na conversa, Felipe explicou também as diversas maneiras de se ganhar dinheiro com o livro, sua relação com sua atual agente literária, Alessandra Ruiz, e da importância que o trabalho dela tem para sua carreira. “Existe uma coisa de mentoria muito forte, às vezes eu converso com ela e ela me fala, me explica coisas e eu estou aprendendo, é uma coisa de mestre e aprendiz muito forte mesmo”.

Para finalizar, Sali falou sobre Star Wars - na sua visão “uma das melhores histórias já contadas” - e a relação do filme com outros sucessos como O senhor dos anéis, Harry Potter, entre outros.

O programa está disponível em dois formatos, um mais curto para quem tem menos tempo e que desta vez conta com cenas de outras coberturas da PublishNewsTV - como em 2012 em Paraty, e em 2016 no Fórum das Letras e em Marechal Deodoro - e outro com a íntegra da entrevista.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Eduardo Lacerda, publisher da Patuá
O editor é o entrevistado da PublishNewsTV dessa semana. Na entrevista que teve com André Argolo, ele falou da infância, do seu projeto Esqueça um Livro e fez reflexões sobre a sua profissão.
PublishNewsTV dessa semana recebe Flávia Lago para falar sobre as suas funções além da de editora. Ela é ativista pela escola pública e uma das fundadoras do coletivo Ocupa Beauvoir.
Edição especial da PublishNewsTV trouxe alguns destaques da programação da Feira do Livro de Frankfurt
A PublishNewsTV dessa semana conversou com Hendenson Fürst, ​editor jurídico, advogado, presidente da Comissão Especial de Bioética/OAB, professor e pesquisador universitário
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
A ganhadora do Prêmio Especial do Jovens Talentos deu uma merecida esticada na sua viagem, voltou e foi correndo pro nosso estúdio!
Recentemente, a escritora Luisa Geisler foi desconvidada de uma feira no interior gaúcho sob a alegação de que o seu novo livro contém 'linguagem inadequada'. Em sua coluna, Pedro Almeida faz reflexões sobre o caso.
A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Eduardo Lacerda, publisher da Patuá
O Podcast do PublishNews recebeu Bruno Tenan, responsável pelo marketing da Edusp para falar sobre a Festa do Livro da USP
Em sua coluna de novembro, Luciana Pinsky fala sobre 'o que se vai e o que resiste'
Enquanto eu tiver perguntas e não houver resposta continuarei a escrever.
Clarice Lispector
Escritora brasileira em 'A hora da estrela'
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar