Publicidade
Publicidade
A vida de uma ghost writer
PublishNews, Redação, 30/04/2019
PublishNewsTV recebe escritora que se dedica a trabalhos de ghost writer para falar sobre os bastidores dessa profissão

A convidada dessa semana da PublishNewsTV é um fantasma! Uma ghost writer para usar o termo corrente no mercado. Desde 2011 nessa profissão, ela, cuja identidade só será revelada para quem assistir à íntegra da entrevista já escreveu mais de 20 livros. “É um trabalho como outro, mas você tem que ter um ego resolvido ou vai se martirizar o tempo todo. Tem gente que não se conforma que eu faça essas coisas e que meu nome não apareça. E não é para aparecer mesmo. Foi esse o acordo”, disse no papo que teve com André Argolo.

“Ghost writer sempre existiu. Pessoas que fazem livros contando suas vidas são pessoas bem-sucedidas. Ninguém quer ler um livro de um zé mané. E essas pessoas provavelmente não terão tempo. Quem ganha dinheiro não tem tempo para sentar e escrever, mas eles têm conteúdo”, contou. “Muitas vezes também eles não sabem escrever. Ninguém nasce sabendo escrever. Escrever é como tocar um instrumento. Você tem que estudar, treinar um pouco todo dia até se tornar um escritor. Eu sou escritora, mas eu vendo meu trabalho técnico de texto”, completou.

Ela diz que o ghost writer precisa entrar no timbre, na respiração da pessoa que vai ter o nome estampado na capa do livro. “Se virem meu estilo em livro que fiz como ghost, eu errei. Ser ghost é ouvir e ouvir nas entrelinhas. Eu não invento, mas às vezes me dou uma liberdade poética. É nesses trechos que eles choram e é a hora que eu falo: yes! Acertei!”, comentou.

A convidada diz que é um mercado promissor e que paga bem: “Tem um time de uns dez que é disputadíssimo”, disse. Mas para se tornar ghost é preciso formação, ela defende. “Tem época da vida de você fazer e chega uma época da vida de você ensinar. Eu estou formando concorrentes e estou muito feliz com isso”, disse.

O programa está disponível em dois formatos, um mais curto para quem tem menos tempo e outro com a íntegra da entrevista.


Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Eduardo Lacerda, publisher da Patuá
O editor é o entrevistado da PublishNewsTV dessa semana. Na entrevista que teve com André Argolo, ele falou da infância, do seu projeto Esqueça um Livro e fez reflexões sobre a sua profissão.
PublishNewsTV dessa semana recebe Flávia Lago para falar sobre as suas funções além da de editora. Ela é ativista pela escola pública e uma das fundadoras do coletivo Ocupa Beauvoir.
Edição especial da PublishNewsTV trouxe alguns destaques da programação da Feira do Livro de Frankfurt
A PublishNewsTV dessa semana conversou com Hendenson Fürst, ​editor jurídico, advogado, presidente da Comissão Especial de Bioética/OAB, professor e pesquisador universitário
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
A ganhadora do Prêmio Especial do Jovens Talentos deu uma merecida esticada na sua viagem, voltou e foi correndo pro nosso estúdio!
Recentemente, a escritora Luisa Geisler foi desconvidada de uma feira no interior gaúcho sob a alegação de que o seu novo livro contém 'linguagem inadequada'. Em sua coluna, Pedro Almeida faz reflexões sobre o caso.
A PublishNewsTV dessa semana entrevistou Eduardo Lacerda, publisher da Patuá
O Podcast do PublishNews recebeu Bruno Tenan, responsável pelo marketing da Edusp para falar sobre a Festa do Livro da USP
Em sua coluna de novembro, Luciana Pinsky fala sobre 'o que se vai e o que resiste'
A crônica é uma espécie de recreio. Vale tudo. A gente pega um nadinha — um sujeito que passa —e escreve duas páginas sobre o nadinha.
Roberto Gomes
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar