A vida de uma ghost writer
PublishNews, Redação, 30/04/2019
PublishNewsTV recebe escritora que se dedica a trabalhos de ghost writer para falar sobre os bastidores dessa profissão

A convidada dessa semana da PublishNewsTV é um fantasma! Uma ghost writer para usar o termo corrente no mercado. Desde 2011 nessa profissão, ela, cuja identidade só será revelada para quem assistir à íntegra da entrevista já escreveu mais de 20 livros. “É um trabalho como outro, mas você tem que ter um ego resolvido ou vai se martirizar o tempo todo. Tem gente que não se conforma que eu faça essas coisas e que meu nome não apareça. E não é para aparecer mesmo. Foi esse o acordo”, disse no papo que teve com André Argolo.

“Ghost writer sempre existiu. Pessoas que fazem livros contando suas vidas são pessoas bem-sucedidas. Ninguém quer ler um livro de um zé mané. E essas pessoas provavelmente não terão tempo. Quem ganha dinheiro não tem tempo para sentar e escrever, mas eles têm conteúdo”, contou. “Muitas vezes também eles não sabem escrever. Ninguém nasce sabendo escrever. Escrever é como tocar um instrumento. Você tem que estudar, treinar um pouco todo dia até se tornar um escritor. Eu sou escritora, mas eu vendo meu trabalho técnico de texto”, completou.

Ela diz que o ghost writer precisa entrar no timbre, na respiração da pessoa que vai ter o nome estampado na capa do livro. “Se virem meu estilo em livro que fiz como ghost, eu errei. Ser ghost é ouvir e ouvir nas entrelinhas. Eu não invento, mas às vezes me dou uma liberdade poética. É nesses trechos que eles choram e é a hora que eu falo: yes! Acertei!”, comentou.

A convidada diz que é um mercado promissor e que paga bem: “Tem um time de uns dez que é disputadíssimo”, disse. Mas para se tornar ghost é preciso formação, ela defende. “Tem época da vida de você fazer e chega uma época da vida de você ensinar. Eu estou formando concorrentes e estou muito feliz com isso”, disse.

O programa está disponível em dois formatos, um mais curto para quem tem menos tempo e outro com a íntegra da entrevista.


[30/04/2019 11:30:00]