Publicidade
Publicidade
A dúvida de Ulisses
PublishNews, Luciana Pinsky, 15/04/2019
Para cada decisão um mar de questões passam pela cabeça do menino. Entrar ou não entrar?

Abre os braços, fecha os olhos, sente o cheiro molhado do mar. Logo em seguida, o menino abre os olhos e acompanha a onda batendo na praia, potente, irresistível. Entra? Não entra?

Sente nos pés a água, já enfraquecida pelo embate. Morna. Ondas fortes, nunca nadou em mar assim. Será que consegue passar a rebentação? Ou será espirrado para fora, na tentativa de furar uma onda? Joelho ralado, vermelho sangue, dor. Ou, ainda pior, pode ser tragado, não conseguir voltar, perder o fôlego, afogar-se.

Na iminência de ser ferido ou até morto, o recuo é imediato. Por outro lado, aquele cheiro de mar, àquela espuma molhando seus pés, quase em reverência... Se conseguisse dominar a onda, a aventura seria perfeita. Nem morte, nem joelho ralado, só risada e frio na barriga.

Repousa os braços ao longo do corpo, os pés se enterrando na areia. O estrondo das ondas, exibindo potência, torna-se um gemido quase inaudível da espuma macia. O menino é Ulisses no navio. Mas quem haveria de amarrá-lo para impedir o desfecho previsível? Fecha os olhos. Abre de novo. Decide: vai. Paciente, espera a sequência de ondas fortes para se aventurar. O grito da mãe chega abafado pelo barulho da natureza:

- O que você está fazendo?

- Ué, correndo para o mar.

- Sozinho, nem pensar. Quem chegar por último, perde. Um, dois, três e já!

© Marcos IssaLuciana Pinsky é editora da Contexto, escritora e jornalista. Publicou o romance Sujeito oculto e demais graças do amor (Record) e mantém seu blog de crônicas. Há dois anos publica uma coluna sobre livros infantis no site Boraí.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade
Leia também
Em novo texto, Luciana Pinsky compartilha uma história do passado
Em nova crônica, Luciana Pinsky fala sobre o prazer de um bom café da manhã
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre a percepção que cada pessoa sobre o tempo
Em sua crônica do mês, Luciana Pinsky fala sobre o ato de nadar para relaxar e pensar na vida
Na crônica deste mês, Luciana Pinsky ​relata o primeiro contato de uma criança com a morte
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
​No último Podcast do PublishNews de 2025, a equipe da redação recapitulou alguns dos principais temas que pautaram o ano do mercado editorial brasileiro
Em sua coluna, Henrique Rodrigues analisa alguns fatos da área do livro e leitura ocorridos em 2025
Um dos principais desafios da indústria livreira é entender como podemos manter vivo o interesse nos livros
O episódio da semana conversou com executivos sobre as novas lojas físicas da Estante Virtual e da Livraria da Vila
Escrevo com concisão para o leitor comum. Meu público é a gente simples de onde venho. Daí eu fazer tudo para ser acessível.
Tom Perrotta
Escritor norte-americano

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar