Diários de Frankfurt: Entre wursts e cervejas, sobrevivi ao segundo dia da Feira
PublishNews, Redação, 10/10/2018
Talita Facchini, nossa repórter e marinheira de primeira viagem, conta o que viu, comeu e bebeu nesse segundo dia na Feira do Livro de Frankfurt

Um pouco mais cansada do que ontem, começo o segundo diário exatamente de onde parei o anterior. Depois de fechar o PublishNews, troquei meu tour agendado pela feira por um mais especial, guiado pelo Léo [editor do PN], muito mais rápido e prático. Minha opinião sobre o que vi? A mesma dos antigos marinheiros de primeira viagem que passaram por aqui: ela é enorme! São cinco pavilhões, com diversos estandes divididos por países de diferentes partes do mundo e esse ano ainda inauguraram mais um espaço, o Frankfurt Pavilion, palco da Press Conference e por onde passarão os autores brasileiros nos próximos dias.

Depois de andar um bocado, seguimos para a cerimônia de abertura, onde ouvi novamente sobre a luta pelos Direitos Humanos. Com um pouco mais de uma hora de duração, foi muito bom ver o quanto as autoridades daqui se posicionam de verdade com relação aos assuntos tratados pela feira e tudo que a rodeia. Acredito que podemos tomar essa atitude como exemplo: é preciso se posicionar, principalmente quando os assuntos dizem respeito a milhares de pessoas. É importante o povo saber que as autoridades se importam e o que pensam de assuntos como os Direitos Humanos, por exemplo.

Saindo da feira ainda tínhamos mais um compromisso, o jantar que reuniu os Jovens Talentos de todo mundo. No Brasil, prêmio é realizado pelo PublishNews e Snel com apoio da Feira. A escolhida foi Diana Passy, da Companhia das Letras. Como é minha primeira vez em Frankfurt, confesso que achei complicadíssimo chegar até o local do jantar, mas pelo menos serviu para andar nos trams e tentar entender como funciona o transporte público por aqui. Pra mim, ainda muito complicado, confesso.

Além de ter uma dificuldade com o transporte público (em qualquer lugar do mundo, aparentemente), tenho lá minhas manias na hora de comer, mas fui surpreendida positivamente com tudo o que experimentei até agora. A carne de porco é realmente muito boa e as cervejas, claro, não me decepcionaram até agora e não acredito que irão até o final da viagem.

O meu primeiro dia por aqui acabou sendo ótimo, conheci novos lugares, novas pessoas e entendi melhor como funciona a maior feira de livros do mundo. Além disso, achei interessante ver que algumas pessoas por aqui estão curiosas sobre as eleições brasileiras e devo dizer também que o PublishNews foi elogiado por algumas delas por ter se posicionado sobre o assunto. Por aqui, isso parece não ser um problema e sim uma necessidade.

Frankfurt Pavilion
Frankfurt Pavilion


* Talita Facchini é jornalista e atua como repórter do PublishNews. Essa é a sua segunda feira internacional. Esteve em 2017 na cobertura da Feira Internacional de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. Por conta disso, é conhecida dentro do PublishNews como a princesa das Arábias. Na volta de Frankfurt, teremos que achar uma nova alcunha...

[10/10/2018 08:00:00]