Volta às aulas, Natal, dias dos Pais, das Mães e dos Namorados e Black Friday não são mais as únicas datas festejadas pelo comércio do livro no Brasil. As campanhas de Dia Internacional da Mulher (8/03) e, em especial, a Semana do Consumidor (15/03) deram novo gás ao varejo de livros. Na comparação com igual período de 2017, houve aumento de 17,75% no número de exemplares vendidos. Em números absolutos, o salto foi de 3.583.956 para 4.220.141. E, mesmo com os descontos das promoções, houve aumento significativo no faturamento, que saltou de R$ 151,7 milhões para R$ 180,5 milhões. O desconto médio aplicado apresentou ligeira queda de 1,37 ponto percentual e isso se refletiu no preço médio do livro que subiu 1,05%, fechando em R$ 42,77. Essas informações estão no Painel das Vendas de Livros no Brasil (Nielsen / SNEL), que mostra a evolução das vendas de livros em livrarias, supermercados e lojas de autoatendimento no Brasil.
No acumulado do ano, a variação do faturamento já é de 14,28%, muito acima da inflação registrada nos últimos 12 meses, que é 2,69%, segundo o IPCA. Em números absolutos, o aumento foi de R$ 73.500.766,46 em relação ao mesmo período de 2017. Em número de exemplares vendidos, o crescimento é 8,76%, fechando o primeiro trimestre de 2018 com 12.038.657 cópias vendidas. Quase um milhão de exemplares a mais do que em igual período do ano passado.
O que se comprou?
As categorias que mais tiveram saída foram as de Não Ficção Trade (15,47%); de Não Ficção Especialista (11,44%) e Infantil, Juvenil e Educacional (10,22%). Ficção foi o único que apresentou discreta queda (-0,84%) no número de exemplares vendidos.
Clique aqui para acessar a íntegra do Painel.