Publicidade
Publicidade
'Não existe marketing editorial'
PublishNews, Carlo Carrenho, 16/11/2016
Em sua palestra no Dia do Editor da Primavera dos Livros, Carlo Carrenho discorre sobre o marketing nas editoras de livros

Mesa sobre 'Marketing Editorial' no Dia do Editor da Primavera Literária 2016 no Rio de Janeiro | © Ricardo Costa
Mesa sobre 'Marketing Editorial' no Dia do Editor da Primavera Literária 2016 no Rio de Janeiro | © Ricardo Costa
Tive a honra de participar como debatedor do Dia do Editor, evento libresco pré-Primavera dos Livros carioca que aconteceu no último dia 16/11 no Museu da República do Rio de Janeiro. Minha mesa debateu o marketing editorial e contou com a participação do sempre interessante Raphael Secchin, da Bibliomundi, e da ativista lítero-cultural Michelle Strzoda.

Após apresentar os participantes, a editora Mariana Warth jogou três perguntas para os componentes da mesa:

  1. Existe marketing editorial?
  2. Como fazer um best-seller?
  3. O que uma editora pode fazer fora da caixa em termos de marketing?

Diante destas questões, eu apresentei três conceitos:

  1. Não existe marketing editorial, existe trabalho editorial.
  2. Não existe best-seller sem o varejo e a equipe comercial comprarem a ideia.
  3. O marketing do livro tem duas esferas de atuação: a dos leitores e a dos varejistas.

Para acompanhar como eu cheguei nos conceitos a partir das perguntas da Mariana, é só ouvir minha apresentação. O áudio da minha fala está disponível no seguinte link:

Escute aqui a fala "Não Existe Marketing Editorial", de Carlo Carrenho

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Carlo Carrenho entrevista três respeitados profissionais de marketing e vendas do mercado de livros no Brasil: Daniela Kfuri, Bruno Zolotar e Gerson Ramos
Em sua coluna, Carlo Carrenho faz uma análise sobre o mercado de audiolivros e tenta responder a essa pergunta que é uma das grandes questões do momento
Carlo Carrenho seleciona o melhor da programação da maior feira de livros do mundo
Carlo Carrenho analisa a relação entre gênero e suporte nas vendas dos editores suecos
Carlo Carrenho traz números e tendências do audiolivro no Reino Unido e na França
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Podcast do PublishNews conversou com os responsáveis pela Feira do Livro da Unesp, do Flipoços, do Fliaraxá e da Flip para saber os impactos da pandemia do novo coronavírus nestes eventos
Conselho curador do Prêmio Jabuti traduz texto publicado pelo London Writers Awards em que críticos literários explicam as diferenças entre as duas categorias
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
O PublishNews Entrevista desta semana recebeu Fabio Uehara, o designer de livros, apresentador de podcasts, videomaker e consultor de negócios
Curador do Prêmio Jabuti esclarece, em sua coluna no PublishNews, as principais dúvidas sobre a nova categoria da premiação
Só escrevo quando possuído por uma idéia. Ela sempre precede o texto.
Rubem Mauro Machado
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar