Publicidade
Publicidade
'Não existe marketing editorial'
PublishNews, Carlo Carrenho, 16/11/2016
Em sua palestra no Dia do Editor da Primavera dos Livros, Carlo Carrenho discorre sobre o marketing nas editoras de livros

Mesa sobre 'Marketing Editorial' no Dia do Editor da Primavera Literária 2016 no Rio de Janeiro | © Ricardo Costa
Mesa sobre 'Marketing Editorial' no Dia do Editor da Primavera Literária 2016 no Rio de Janeiro | © Ricardo Costa
Tive a honra de participar como debatedor do Dia do Editor, evento libresco pré-Primavera dos Livros carioca que aconteceu no último dia 16/11 no Museu da República do Rio de Janeiro. Minha mesa debateu o marketing editorial e contou com a participação do sempre interessante Raphael Secchin, da Bibliomundi, e da ativista lítero-cultural Michelle Strzoda.

Após apresentar os participantes, a editora Mariana Warth jogou três perguntas para os componentes da mesa:

  1. Existe marketing editorial?
  2. Como fazer um best-seller?
  3. O que uma editora pode fazer fora da caixa em termos de marketing?

Diante destas questões, eu apresentei três conceitos:

  1. Não existe marketing editorial, existe trabalho editorial.
  2. Não existe best-seller sem o varejo e a equipe comercial comprarem a ideia.
  3. O marketing do livro tem duas esferas de atuação: a dos leitores e a dos varejistas.

Para acompanhar como eu cheguei nos conceitos a partir das perguntas da Mariana, é só ouvir minha apresentação. O áudio da minha fala está disponível no seguinte link:

Escute aqui a fala "Não Existe Marketing Editorial", de Carlo Carrenho

Carlo Carrenho, editor colaborador do Publishing Perspectives, é consultor editorial brasileiro radicado na Suécia e membro da consultoria Alpine Global Collective.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade
Leia também
Tecnologia de inteligência artificial avança tão rápido que levanta uma questão desconfortável: o que será se o próximo formato a desaparecer não seja apenas a forma de entrega, mas o audiolivro gravado em si?
Biblioteca Árabe Digital pode marcar um ponto de virada para os livros digitais no mundo árabe
Carlo Carrenho traz dados e análises sobre os mais recentes dados do mercado editorial sueco
Carlo Carrenho compartilha sua apresentação, análises e dados sobre o mercado de audiolivros na região nórdica, apresentado no Parix Audio Day 2025 em Madri
Teriam as duas plataformas de assinatura de conteúdos em áudio dado o primeiro passo para um relacionamento mais estável?
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Tecnologia de inteligência artificial avança tão rápido que levanta uma questão desconfortável: o que será se o próximo formato a desaparecer não seja apenas a forma de entrega, mas o audiolivro gravado em si?
Livro fornece um manual estratégico para empreender no mercado de software em meio a canibalização e a comoditização dos softwares ERP tradicionais
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Janaína Barros, Kim Doria e Tereza Grimaldi, os convidados do episódio, contam particularidades dos encontros e das conversas de clubes de leitura voltados para pequenos leitores. Ouça!
"Notícias recentes mostram que o país discute hoje temas que, no Brasil, costumam aparecer como dilemas do futuro, como concentração de mercado, equilíbrio entre cultura e varejo e sustentabilidade econômica das livrarias"
Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir. O que confesso não tem importância.
Fernando Pessoa
Poeta e escritor português (1888 - 1935)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar