Publicidade
Publicidade
'Não existe marketing editorial'
PublishNews, Carlo Carrenho, 16/11/2016
Em sua palestra no Dia do Editor da Primavera dos Livros, Carlo Carrenho discorre sobre o marketing nas editoras de livros

Mesa sobre 'Marketing Editorial' no Dia do Editor da Primavera Literária 2016 no Rio de Janeiro | © Ricardo Costa
Mesa sobre 'Marketing Editorial' no Dia do Editor da Primavera Literária 2016 no Rio de Janeiro | © Ricardo Costa
Tive a honra de participar como debatedor do Dia do Editor, evento libresco pré-Primavera dos Livros carioca que aconteceu no último dia 16/11 no Museu da República do Rio de Janeiro. Minha mesa debateu o marketing editorial e contou com a participação do sempre interessante Raphael Secchin, da Bibliomundi, e da ativista lítero-cultural Michelle Strzoda.

Após apresentar os participantes, a editora Mariana Warth jogou três perguntas para os componentes da mesa:

  1. Existe marketing editorial?
  2. Como fazer um best-seller?
  3. O que uma editora pode fazer fora da caixa em termos de marketing?

Diante destas questões, eu apresentei três conceitos:

  1. Não existe marketing editorial, existe trabalho editorial.
  2. Não existe best-seller sem o varejo e a equipe comercial comprarem a ideia.
  3. O marketing do livro tem duas esferas de atuação: a dos leitores e a dos varejistas.

Para acompanhar como eu cheguei nos conceitos a partir das perguntas da Mariana, é só ouvir minha apresentação. O áudio da minha fala está disponível no seguinte link:

Escute aqui a fala "Não Existe Marketing Editorial", de Carlo Carrenho

Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade
Leia também
Carlo Carrenho traz dados e análises sobre os mais recentes dados do mercado editorial sueco
Carlo Carrenho compartilha sua apresentação, análises e dados sobre o mercado de audiolivros na região nórdica, apresentado no Parix Audio Day 2025 em Madri
Teriam as duas plataformas de assinatura de conteúdos em áudio dado o primeiro passo para um relacionamento mais estável?
Em seu artigo, Carlo Carrenho fala sobre a importância das festas e eventos literários presenciais para o negócio do livro
Carlo Carrenho entrevista três respeitados profissionais de marketing e vendas do mercado de livros no Brasil: Daniela Kfuri, Bruno Zolotar e Gerson Ramos
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
'Eu, inútil' é um livro que olha de frente para o impacto psicológico da maternidade narcisista, mas sem reduzir sua personagem à dor
Todas as sextas-feiras você confere uma tira
O consumo de livros não acontece isolado, mas conectado a referências, símbolos e afetos que já estão no imaginário coletivo
A história do livro 'P.E.R.D.O.A.R' é um caminho na busca da evolução espiritual e a elevação da consciência humana
Entrevistamos a fundadora do evento Luciana Falcon, o editor Guilherme Kroll, o quadrinista Carlos Ruas e a curadora Mitie Taketani
A maior preocupação ao escrever é ser intenso e emocionado. Posso mirabolar, criar, fantasiar, mas jamais mentir os meus sentimentos.
Fabrício Carpinejar
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar