Publicidade
Publicidade
Palestra em Frankfurt explica o 7 x 1
PublishNews, Carlo Carrenho, 19/10/2016
Carlo Carrenho relata como Ronald Schild, CEO alemão da MVB, mostrou em evento da EDItEUR que o Brasil pode melhorar muito sua logística de metadados

Ronald Schild, CEO da MVB, em sua apresentação sobre metadados no Brasil | © Lima Andruška
Ronald Schild, CEO da MVB, em sua apresentação sobre metadados no Brasil | © Lima Andruška

É inegável que o alemão Ronald Schild, CEO da MVB GmbH, é um homem de coragem. No 38th International Supply Chain Seminar,, organizado pela EDItEUR na última terça-feira (18), durante os eventos pré-Feira de Frankfurt, Ronald decidiu fazer uma apresentação sobre o mercado brasileiro.

É possível que, quando percebeu que havia sete brasileiros inscritos entre os cerca de 70 participantes, algum pensamento de arrependimento tenha cruzado sua mente, mas o fato é que Ronald seguiu com sua missão de falar sobre metadados no Brasil.

”Na verdade, eu não vim falar sobre o Brasil, mas tentar aumentar a autoestima de quem trabalha com metadados. Todo mundo diz que metadados são chatos etc., mas para entender sua importância, a melhor coisa é olhar para um mercado que ainda não tenha esta infraestrutura”, explicou o executivo.

”Por favor, não me entendam mal. Eu tenho um grande respeito pelo mercado editorial brasileiro; há pessoas excelentes lá e editores, distribuidores e livreiros fantásticos. Mas, existe no Brasil uma carência da infraestrutura que já temos em outros mercados”, afirmou o alemão.

E realmente o objetivo de Ronald não era criticar o Brasil, mas, muito mais, mostrar como é possível melhorar nossos metadados, valorizando assim as organizações e profissionais da área. E não tinha como fazer isso sem mostrar a realidade brasileira.

O que se seguiu então foi uma série de slides que mostravam as dores de nosso mercado, como o uso de planilhas de Excel para envio e recebimento de dados, falta de padronização de metadados e mesmo dessas planilhas, ausência de um sistema de classificação de livros na livraria etc. Ronald ainda lembrou que no Brasil há livros com dois ISBNs, mas preferiu não citar casos de dois livros com o mesmo ISBN…

Slide nº 11 que mostra com organização germânica a falta de infraestrutura de metadados no Brasil
Slide nº 11 que mostra com organização germânica a falta de infraestrutura de metadados no Brasil

Na verdade, Ronald pegou leve, e teve um tom bastante paternal, de querer mostrar saídas e melhorar a infraestrutura de informação do mercado brasileiro. E isto, claro, tem um contexto. Afinal a MVB está lançando a ferramenta Books In Print no Brasil.

O puxão de orelha, no entanto, foi merecido. E embora tenha sido quase engraçado ver a bagunça brasileira paradoxalmente tão esmiuçada e organizada no power point germânico, a verdade é que já passou da hora de criarmos vergonha e melhorarmos os metadados no Brasil. E qualquer iniciativa neste sentido, como a própria Books In Print ou a MercadoEditorial.org, merece aplausos.

Ao final da palestra, um dos brasileiros presentes pediu a palavra e cravou: ”Esta foi a melhor explicação de por que o Brasil perdeu de 7 x 1 da Alemanha na Copa do Mundo. E todos riram.

Mas a lição de casa não tem nada de engraçada. É hora de arregaçarmos as mangas e resolvermos de vez o problema de metadados no Brasil.

Carlo Carrenho, editor colaborador do Publishing Perspectives, é consultor editorial brasileiro radicado na Suécia e membro da consultoria Alpine Global Collective.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade
Leia também
Tecnologia de inteligência artificial avança tão rápido que levanta uma questão desconfortável: o que será se o próximo formato a desaparecer não seja apenas a forma de entrega, mas o audiolivro gravado em si?
Biblioteca Árabe Digital pode marcar um ponto de virada para os livros digitais no mundo árabe
Carlo Carrenho traz dados e análises sobre os mais recentes dados do mercado editorial sueco
Carlo Carrenho compartilha sua apresentação, análises e dados sobre o mercado de audiolivros na região nórdica, apresentado no Parix Audio Day 2025 em Madri
Teriam as duas plataformas de assinatura de conteúdos em áudio dado o primeiro passo para um relacionamento mais estável?
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Iniciativa fez um mapeamento de todas as pessoas que trabalham e atuam com quadrinhos e/ou humor gráfico no Brasil e ouviu Lucio Luiz e Paloma Diniz, dois experts no assunto
"Hoje quero falar sobre um outro aspecto estratégico do mercado, a discoverability, ou a possibilidade de seu livro ser encontrado em uma loja online", diz o colunista. Leia!
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Henrique Rodrigues propõe que projetos literários tenham caráter mais formativo diante da queda no número de leitores no país
Tecnologia de inteligência artificial avança tão rápido que levanta uma questão desconfortável: o que será se o próximo formato a desaparecer não seja apenas a forma de entrega, mas o audiolivro gravado em si?
Tudo que envolve literatura sempre é uma viagem pessoal. Ela pode ser diferente para mim, para você, para outra pessoa.
Amilcar Bettega
Escritor brasileiro

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar