Publicidade
Publicidade
Hoje tem coluna 3 em 1
PublishNews, 25/02/2014
Desta vez, a colunista Camila Cabete escreve seu texto em três atos

Hoje a coluna vem em três atos! Passo tanto tempo sem escrever, que quando sento para fazê-lo, tenho tanta coisa para informar – e reclamar – que dá nisso!



O que as editoras querem da gente (livrarias)?

Lembra que escrevi minhas expectativas, ou melhor, o que gostaria que as editoras fizessem ou mudassem em 2014? Pois é, recebi e-mails de colaboradores pedindo o oposto: o que as editoras gostariam que as livrarias fizessem ou mudassem neste ano. Compilando, resumi em apenas três resoluções:

As editoras querem...

...que as lojas online – tanto para o físico quanto para o e-book – disponibilizem links para o booktrailler dos livros. Tem muita gente fazendo isso, mas as lojas ainda não se atualizaram.

...que o passo-a-passo para instalar o reader, baixar o e-book e começar a leitura seja muito mais simples e fique em destaque nos sites e e-mails de confirmação de compra. Muitas pessoas desistem ou adquirem e nunca baixam o seu primeiro livro digital. Então é isso: trabalhar para que o leitor tenha as primeiras – e todas as outras! – experiências com o e-book sem traumas.

...explicações mais claras a respeito do arquivo, vídeos explicativos, SAC 24 horas e por aí vai… Tudo para ensinar, informar e ajudar o leitor.

Na cabeça do consumidor, ainda é muito complicado entender de quem é a “culpa" caso ele não consiga baixar um livro digital comprado. A editora não tem o que fazer. Ele precisa entrar em contato com a loja que comprou e solicitar ajuda. Caso o arquivo tenha algum problema, aí sim esta entrará em contato com a editora, que, por sua vez, trocará o bendito arquivo. Tudo isso em, no máximo, 48 horas. É só imaginar no mundo físico: se você compra um livro impresso em uma livraria e este vem com defeito, quem é que troca por um novo ou entrega seu dinheiro de volta? A loja!!! Pois bem, é a mesma coisa no digital. Depois a loja se entende com a editora e vice-versa.

---------------------------------------------------------------------

Marketing/Merchandising

Sobre as campanhas de divulgação de e-books:

No momento, o mercado está no “paradoxo Tostines” (essa é para quem é das antigas): você não investe no marketing porque não tem retorno financeiro ou não tem retorno financeiro porque não investe no marketing? Quando, como loja, oferecemos uma ação que irá divulgar o nome da editora e de seus títulos digitais, esbarramos com uma montanha de problemas e desafios: os direitos autorais, o preço de capa, a falta de interesse em quebrar paradigmas para experimentar. Ora bolas, se seus livros precisam ser divulgados para serem vendidos, aceite as propostas das lojas, arrisque, coloque o custo na conta dos milhares de exemplares que enviava para a imprensa, divulgadores etc. e tire da conta dos livros impressos defeituosos que as livrarias devolviam. Fico tão encantada com ações das editoras para fazer turnês, viajar divulgando o nome da empresa, mas quando chego muito perto e pergunto como o livro digital está sendo incluído nisso, a resposta é desanimadora… Ou então fica o “cricri” do grilo, ninguém sabe, ninguém viu.

Ok, nós, lojas, temos que informar, mas, para isso, é necessário apoio. Precisamos de editoras ousando e correndo riscos, o que traz retorno quase que imediato – e os índices são claros quanto a isso.

Junte sua equipe editorial e os faça ler digital, consumir o produto que produz, acessar as lojas digitais, conhecer os merchandisers pelo nome, pelo celular, pelo Whatsapp. Coloca o povo para acessar o Facebook, acompanhar blogs de literatura, ler resenhas e se comunicar com formadores de opinião. Mexam-se!!!! Ora, não me venham com chorumelas, afinal quem sofre com consignação aí, levanta a mão!


---------------------------------------------------------------------

Dicas rápidas de Metadados

(Para quem não sabe o que é metadado, vá lá no início de minhas colunas para se informar, faz favor =])

Códigos Bisac e BIC = códigos de catalogação, internacionais.

Queridos, colocar milhares de códigos Bisac não vai te ajudar. Seu livro tem uma categoria específica, e quanto mais específico for, mais acertará em seu público identificado.

Tags = Serve para linkar seu livro com assuntos e palavras específicas.

Aqui, sim, use (e abuse!) o quanto quiser.

ONIX = HTML usado para alimentar sistemas de livrarias e bibliotecas.

Ele pode ser a solução para sua editora e responsável digital não entrarem em colapso. Em vez de gerar um metadado por loja, uma planilha Excel por loja e por aí vai, por que não desenhar um programinha de entrada de metadados e geração de ONIX automático? Cadê meus amigos desenvolvedores? Cadê vocês que não oferecem esta solução para as milhares de editoras existentes no país?

Distribuidoras = Ok, se você não tem dinheiro para desenvolver sistema algum, quer colocar suas obras em todas as principais lojas e ainda atualizar tudo de um só lugar... Tcharannnnnn! Existem as distribuidoras para te salvar. Feche com uma e exija dela a atualização constante de seus metadados.

Se uma loja te envia uma planilha ou dá uma página para preenchimento de dados é porque é importante. Não mude a planilha, não deixe espaços em branco. Lembra da escola? Quando você deixava uma questão em branco, o que acontecia? Se não entender ou não souber alguma coisa, simples, pergunte.

O dia a dia digital não é brincadeira, mas já é uma realidade. Vender digital não é fácil, mas editoras comercializam centenas de milhares de e-books anualmente. Se esta não é uma realidade para você, você está fazendo algo errado. Se vender esta quantidade não é um mercado acontecendo, então me diga o que é. Ainda temos muito que avançar, mas muita coisa está acontecendo. Vamos juntos, aceitando críticas e se deixando criticar (com carinho), porque, assim, o sucesso é inevitável!

*Aguardo seus feedbacks em @camilacabete ou camila.cabete@gmail.com

*Sou mega caótica na hora de escrever, por isso, se não fosse a Laura Souza @souzalaura, vocês não entenderiam nada. Obrigada pela revisão e pela imagem que ilustra coluna de hoje Laurita!!!!

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade
Leia também
Qualquer passo é melhor do que se fechar na negação ou ficar girando em círculos de demonização do novo
Em novo texto, Camila Cabete fala sobre a importância de se abrir para o novo e entender antes de julgar
Em novo artigo, Camila Cabete compartilha o que viu e ouviu durante sua primeira visita aos Emirados Árabes Unidos
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em diálogo com literatura, filosofia e história, Kályton Resende convoca os livros para se tornarem instrumentos de resistência
O podcast volta ao 4º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos em uma das mesas mais relevantes do evento, sobre Tendências de Marketing
'Eu, inútil' é um livro que olha de frente para o impacto psicológico da maternidade narcisista, mas sem reduzir sua personagem à dor
Todas as sextas-feiras você confere uma tira
O consumo de livros não acontece isolado, mas conectado a referências, símbolos e afetos que já estão no imaginário coletivo
Acho que cada escritor estabelece uma relação com a realidade segundo a sua personalidade
Nélida Piñon
Escritor brasileiro - 'Um escritor na biblioteca'

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar