Publicidade
Publicidade
Vida de Freela
PublishNews, 02/05/2013
Você vai levando a sua vidinha de freelancer, mas de repente aparece aquela proposta. E agora?

Hoje vou falar daquele momento, quando você está ali levando sua vidinha de freela bem na boa, feliz e contente, estabilizado, e então recebe A Proposta. Sim, você é convidado a ir trabalhar em uma empresa, e fica na dúvida sobre o que fazer.

Bom, isso aconteceu comigo algumas vezes, então vou listar umas considerações que podem ajudar a tomar uma decisão.

Primeiro de tudo você precisa avaliar se quer voltar ao mercado de trabalhador empregado e, caso queira, ver se a proposta é boa o suficiente para tirar você de casa.

Compare o quanto vai ganhar com o dinheiro que entra atualmente, lembrando que você pode acabar ganhando menos como contratado, mas terá benefícios e a grana entrará todo mês.

Por outro lado, você estará “preso” o dia todo na firma e, mesmo achando que consegue ainda fazer alguns freelas para engordar o orçamento, nunca conseguirá fazer o tanto que acha que dará conta.

Pense bem em como se sente trabalhando em casa. Apesar das redes sociais ajudarem, você acha bom ou ruim trabalhar sozinho? Às vezes pode ser bacana estar rodeado de gente no trabalho, para trocar e oxigenar as ideias.

Dependendo de onde você mora, o local do trabalho também é bem importante e deve pesar na sua decisão. Em cidades como São Paulo, se o lugar for muito longe, pode ser que depois de um tempo você não aguente mais as viagens diárias ou acabe vivendo estressado, portanto, pense bem.

Tente conversar bastante com o seu possível futuro empregador para saber bem o clima da empresa e todos os detalhes de como será seu trabalho. Isso também te ajudará a escolher.

Se possível, converse com as empresas/pessoas que passam freelas para você para saber se estão gostando do seu trabalho e se você pode continuar fazendo isso sem problema. Não é legal recusar um trabalho fixo e depois não receber freelas.

Converse com pessoas que gosta e respeita. Elas ajudarão com ideias e opiniões, mas não se esqueça que, no fim, quem tem que decidir é você.

Essas considerações sempre me ajudaram na hora da decisão, quando recusei algumas propostas e quando aceitei, no meio do ano passado, voltar ao mercado e virar Gerente de Conteúdo da Editora JBC.

Não me arrependo de nenhuma das decisões que tomei, mas se isso acontecer com você, não esquente, às vezes erramos, é só sacudir a poeira e ir à luta de novo, pois a vida de freela é igual a coração de mãe, sempre cabe mais um.

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há quase vinte anos, tendo trabalhado como editor na Conrad, Pixel e Ediouro, além de também ter passado pela editora Abril. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, trabalhou como tradutor e jornalista freelancer durante alguns anos, tendo traduzido Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, Um otimista incorrigível (biografia de Michael Fox) e Cicatrizes (HQ), entre outros. Atualmente, é Gerente de Conteúdo da Editora JBC, onde é o responsável pela linha de mangás e HQs da editora. Sua coluna mensal agora aborda principalmente o mercado de quadrinhos, mas assuntos como mercado geek, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá
Cassius Medauar retoma a sua coluna no PublishNews dando dicas de como conhecer o mundo das Histórias em Quadrinhos
Em sua coluna, Cassius Medauar dá sete dicas para quem quer começar a vida de freela
Nesta coluna, Cassius dá sete dicas de o que - e o que não - fazer em um evento do mercado editorial
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua nova crônica, Luciana Pinsky conta a história de uma mulher que recebe um livro misterioso que acaba tirando o seu sono
Em sua coluna, Paulo Tedesco dá sua opinião sobre os reais motivos para a crise do mercado editorial: 'Não há crise de leitura, definitivamente'
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Henrique Rodrigues analisa outros lados da cadeia produtiva da literatura
A história provou a capacidade demolidora da poesia e nela me refugio incondicionalmente.
Pablo Neruda
Poeta Chileno
(1904-1973)
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar