Publicidade
Publicidade
E no domingo Ele descansou...
PublishNews, 30/06/2011
E no domingo Ele descansou...

...Ou na segunda, ou no sábado, ou no dia que você escolher. Este é outro assunto fundamental para quem é freelancer. Ter um dia (ou mais) de descanso, que não é o que ocorre em geral.

É normal que as pessoas que são freelas acabem trabalhando todos os dias. Sempre temos uma desculpa para isso: “Ah, já que estou em casa mesmo e o computador está ali...” ou “tenho muito trabalho e não posso parar”, e por aí vai. Falo por experiência própria, pois acabo fazendo o mesmo e trabalhando todos os dias da semana, mesmo que às vezes bem menos no sábado e no domingo.

Mas isso está errado. Sei que todos já sabem o que vou falar, mas o descanso é fundamental para o trabalho. Se você não fica pelo menos um dia da semana sem trabalhar a sua cabeça vai ficar cada vez mais cansada e você começará a não render tanto quanto poderia.

Acho que o caminho a seguir (e repito, eu mesmo nem sempre consigo, mas estou me policiando) é o de se programar o máximo possível, se impondo e cumprindo metas diárias, para ter pelo menos um dia de folga por semana. E essa programação vale também para o volume de trabalho que você vai pegar: tente não exagerar, senão você não só não conseguirá uma folga como ainda ficará se descabelando.

E isso vale numa escala maior para férias. Tente se programar para tirar pelo menos uns 15 dias por ano para viajar, ou quem sabe ficar sem fazer nada nas festas de final de ano. Nossa cabeça precisa de um descanso maior de vez em quando para voltar renovada e trabalhar a todo vapor.

E digo mais: nesses tempos de internet, redes sociais e interações mil, acabamos ficando viciados em Twitter, Facebook, ver e-mails e tudo o mais e também acho importante tentarmos ficar longe do computador no dia de folga e praticar o desapego.

Tente fazer isso e verá como seu trabalho começará a render mais com a cabeça descansada. Ah, e não vale trapacear e ver a internet no celular, hein?

Ilustração: Jonas Meirelles - http://www.jonasilustracao.blogspot.com/

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há vinte anos, tendo trabalhado como editor (Conrad, Pixel/Ediouro e JBC), tradutor e jornalista freelancer. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, traduziu coisas como Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, as biografias de Michael J. Fox, Tim Burton e Lily Allen, Cicatrizes (HQ), entre outros. Nos sete anos como Gerente de Conteúdo da Editora JBC, foi responsável pela mudança de qualidade da linha de mangás e HQs da editora e a implantação de seu modelo digital (publicações em e-book e mídias sociais). Sua coluna aborda especialmente o mercado de quadrinhos e geek, mas digital, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em sua coluna, Cassius fala sobre os conteúdos digitais ligados ao mercado do livro e como eles podem ajudar a atrair mais leitores e divulgar novos produtos
Em sua coluna, Cassius Medauar dá início a uma nova série de artigos nos quais vai esmiuçar o universo das HQs digitais
Em sua coluna, Cassius Medauar fala sobre a importância de se estreitar os laços entre o mercado livreiro e de HQs
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
A PublishNewsTV dessa semana conversou com Hendenson Fürst, ​editor jurídico, advogado, presidente da Comissão Especial de Bioética/OAB, professor e pesquisador universitário
Em sua crônica desse mês, Marcio Coelho faz analogias entre o construtor de um edifício e um editor de livros
O Podcast do PublishNews recebeu a drag queen dona do canal Tempero Drag, para falar sobre seu novo livro e de outros temas atuais e relevantes
Carlo Carrenho seleciona o melhor da programação da maior feira de livros do mundo
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Os brasileiros deviam, sim, ler mais poesia. Também os escritores, para avaliarem melhor o peso de cada palavra.
José Clemente Pozenato
Escritor brasileiro
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar