Publicidade
Publicidade
O que te motiva?
PublishNews, 14/06/2011
O que te motiva?

Tenho comprado revistas boas ou estúpidas para ler sobre empresas, os mais diversos tipos, dos mais diversos lugares. Quero saber sobre estratégia, TI, criatividade, inovação e motivação e não sei como acharia esses assuntos em publicações ligadas à área em que trabalho, então leio sobre qualquer área. Acho que leria sobre outras áreas ainda se tivesse a opção de só ler sobre mercado editorial, porque sinto que meu cérebro gosta mais de ser expandido por possibilidades (“o que não fazemos”) do que ser limitado pela realidade (“o que e como se faz”).

Das principais coisas que me motivaram nessas revistas, três pequenas entrevistas foram o auge: uma minúscula com Mikhail Baryshnikov, uma maiorzinha com David Allen e Tony Schwartz e outra pequenina com Ferran Adrià.

Na entrevista deste último, ele diz que um problema comum a todos os setores é que “o pessoal no comando está sempre muito distante da pesquisa e do desenvolvimento (P&D). Quem toma as decisões deveria ter um canal direto com gente por trás de novas ideias e produtos”. Transferindo para nossa área, podemos começar (e terminar) dizendo que não é comum termos departamentos de P&D, o que temos mais frequentemente é fofoca (pesquisa) sobre o que a concorrência está produzindo e tentar fazer igual (desenvolvimento). Outra coisa intrigante é o que ele chama de “novos produtos”. Tenho dificuldade até para pensar em o que seria um novo produto pra gente. Ouço, em minha mente, um coro grego de editores definindo “Editora faz livro, e livro é sempre igual”. E o dono do El Bulli vai fechar o restaurante frequentemente considerado o melhor do mundo porque “a pressão para servir o público não permite a tranquilidade necessária para criar”! Rezo todo dia para o deus dos e-books continuar nos forçando a estudar mais, vejo neles uma possibilidade mais real de P&D.

Baryshnikov fala sobre decisões artísticas versus decisões administrativas em uma resposta, e isso dá assunto para um livro, uma série... Difícil esgotar esse assunto em nosso trabalho. Mas o que ele mais repete diz sobre “se despojar do ego” e “abrir oportunidade para os outros”. Lógico que isso é interessante de cima para baixo, e não a pobre da assistente editorial mais uma vez produzir uma apresentação que o diretor diz que foi ele que fez, por exemplo. Quer uma ideia? Vai pra Frankfurt, diretor? Leva a assistente! Leva um a cada feira internacional. Tem muita gente do editorial com excelente feeling para aquisições, mas outros podem ir apenas para conhecer pessoas, editoras, “a vida lá fora”.

Por fim, David Allen e Tony Schwartz falam sobre gerenciamento de energia mental e método para ter dias produtivos. Lógico que eles falam de trabalho, mas garanto que serve para os finais de semana sem frila também! Essa entrevista foi tão importante pra mim, que vou deixar pra vocês lerem inteira também. E, claro, não vou dizer os nomes das revistas porque, apesar de o Google facilitar tudo, qualquer pesquisa e qualquer desenvolvimento são irmãos...

Nada do que “os vencedores” falaram é novidade, eu sei. Mas por que coragem para inovar, despojamento de ego, criatividade, coaching, busca de preservação da energia mental dos funcionários e de si mesmo, método de trabalho, pesquisa, pesquisa, pesquisa (que é o que frequentemente publicamos!) não costumam ser parte do nosso cotidiano? Por que mirar no “vencedorzinho do bairro” quando podemos seguir, no mínimo, “o supervencedor”, que não raramente mirou apenas no “oceano azul” de si mesmo?

Cindy Leopoldo é graduada em Letras pela UFRJ e pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela UFF. Em 2015, cursou o Yale Publishing Course e, em 2020, iniciou a especialização em Negócios Digitais, da Unicamp. Trabalha em editoras há uns 15 anos. Na Intrínseca, onde trabalhou por 7 anos, foi criadora e gerente do departamento de edições digitais e editora de livros nacionais. Atualmente, é editora de livros digitais da Globo Livros.

Escreve quinzenalmente, só que não, para o PublishNews. Sua coluna trata de mercado editorial, livros e leituras.

Acesse aqui o LinkedIn da Cindy.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
A partir de pesquisas, números e dados de diversas origens, Cindy Leopoldo conclui: 'não estamos sabendo lidar com nossos concorrentes na indústria da atenção' e dá caminhos possíveis a percorrer
Cindy Leopoldo: as listas dos mais vendidos 'contém dados atualizadíssimos sobre o que é a literatura brasileira e até mesmo o que é ser brasileiro hoje'
Em novo artigo para o PublishNews, Cindy Leopoldo fala sobre a Comunicação, esse "tipo de milagre que acontece milhares de vezes por dia e não há explicação que baste"
Cindy Leopoldo entrevistou Paola Prestes, diretora do documentário sobre o editor brasileiro Massao Ohno, e conta tudo na sua coluna de hoje
Em sua coluna, Cindy Leopoldo busca respostas para essa questão que perturba muita gente que trabalha com livros digitais não só no Brasil, mas no mundo inteiro
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
No episódio, nossa equipe conversou com pesquisador do mercado editorial sobre o segmento da autopublicação, seu histórico, crescimento, nuances e importância; além de saber mais sobre a própria carreira de Müller
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Obras publicadas pela Editora Asinha e pela Giostri Editora compõem a seção de autores independentes
'Trilogia cínica – rural' (Giostri Editora), de Ney Dieguez, traz histórias de ambições, traições, astúcias e dissimulações
Uma história reflexiva de uma menina sonhadora que nos convida a sentir e pensar de forma diferente, publicada pela Editora Asinha
A literatura é uma amante cruel.
Carlos Ruiz Zafón
Escritor catalão (1964-2020)
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar