Publicidade
Publicidade
Sete dicas para o editor adorar você
PublishNews, 26/05/2011
Sete dicas para o editor adorar você

Na era do contato, das redes sociais e do número crescente de profissionais qualificados, vai se tornando cada vez mais importante fazer o possível para agradar o(s) seu(s) empregador(es). Por isso, hoje resolvi dar algumas dicas bacanas de como agradar o seu editor ou editora. São coisas que aprendi estando dos dois lados do negócio. E falando pela minha época de editor, afirmo que a dica sete é bem importante, viu? Mas vamos a elas...

1 – Entregue o trabalho sempre no prazo. Uma vez ou outra pode falhar, então avise que vai atrasar e explique seus motivos (por acaso já falei disso aqui?)

2 – Faça sempre o melhor trabalho possível (pesquisando e dando sugestões e alternativas).

3 – Tente conhecer o editor (a) pessoalmente, falar do seu trabalho e saber como ele (a) gosta que as coisas sejam feitas

4 – Seja honesto (quanto a prazos, sua capacidade e resposta às perguntas que vêm da editora)

5 – Não demore para responder os e-mails que recebe (com a tecnologia atual, espera-se agilidade das pessoas)

6 – Não suma (a pior coisa que pode acontecer é você não responder e-mails, telefonemas e nem sinais de fumaça)

7 – Mande um presentinho no aniversário ou no fim do ano (pode ser flores, uma bebida, qualquer coisa, mas não vai mandar um livro, hein?)

Claro que estas são só as dicas básicas e mais importantes na minha humilde opinião. Tá bom, a dica sete não é tão básica, mas não custa nada agradar um pouco, não é mesmo? E você, tem alguma outra dica quente de como agradar o editor? Divida conosco no twitter do PublishNews (@publishnews ) e no meu (@cassiusmedauar).

Cassius Medauar (@cassiusmedauar) é formado em Jornalismo pela Cásper Líbero e está no mercado editorial há quase vinte anos, tendo trabalhado como editor na Conrad, Pixel e Ediouro, além de também ter passado pela editora Abril. Fanático por quadrinhos, cultura pop em geral e esportes, trabalhou como tradutor e jornalista freelancer durante alguns anos, tendo traduzido Beber, Jogar e F@#er, O vendedor de armas, a série Dexter, Um otimista incorrigível (biografia de Michael Fox) e Cicatrizes (HQ), entre outros. Atualmente, é Gerente de Conteúdo da Editora JBC, onde é o responsável pela linha de mangás e HQs da editora. Sua coluna mensal agora aborda principalmente o mercado de quadrinhos, mas assuntos como mercado geek, trabalho freelancer, surfe e futebol podem marcar presença.

Publicidade

BR75

A BR75 desenvolve soluções personalizadas de criação e edição de texto, design gráfico para publicações impressas e em outras mídias e coordena sua produção editorial. Cuidamos de todas as etapas, conforme as necessidades e características de seu projeto, e sua empresa ganha em eficiência e qualidade. Quer saber mais? Fale com a gente ou agende uma visita!

Leia também
Em sua coluna, Cassius fala sobre a importância da presença dos quadrinhos no Prêmio Jabuti e na Comic Con Experience
Nosso colunista Cassius Medauar esteve na exposição 'Quadrinhos', no MIS-SP, e conta o que viu por lá
Cassius Medauar retoma a sua coluna no PublishNews dando dicas de como conhecer o mundo das Histórias em Quadrinhos
Você vai levando a sua vidinha de freelancer, mas de repente aparece aquela proposta. E agora?
Em sua coluna, Cassius Medauar dá sete dicas para quem quer começar a vida de freela
Publicidade



O MBA em Book Publishing é uma pós-graduação Lato Sensu, reconhecida pelo MEC. Com realização da Casa Educação e apoio oficial do Publishnews, o curso tem a coordenação pedagógica do Instituto Singularidades. O programa foi elaborado para contemplar as profundas transformações que o mercado editorial vem passando nos últimos anos, sempre com o objetivo de preparar profissionais de forma completa e eclética para atuarem na indústria do livro. O curso já se encontra na terceira turma.

Outras colunas
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua nova crônica, Luciana Pinsky conta a história de uma mulher que recebe um livro misterioso que acaba tirando o seu sono
Em sua coluna, Paulo Tedesco dá sua opinião sobre os reais motivos para a crise do mercado editorial: 'Não há crise de leitura, definitivamente'
Toda semana você confere uma nova tira dos passarinhos Hector e Afonso
Em sua coluna, Henrique Rodrigues analisa outros lados da cadeia produtiva da literatura
Para não sofrer com a realidade exterior, as pessoas muitas vezes se estreitam, reduzem suas existências, e se fecham para os outros. A guerra apaga a face do outro, transforma-o em um estereótipo. E escrever é dar rosto aos outros.
David Grossman
Escritor israelense
Publicidade
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar