Publicidade
Publicidade
Pelo andar da carruagem...
PublishNews, 24/03/2011
Pelo andar da carruagem...

Senti uma vontade imensa de fazer um balanço do ano que passou, ou seja, do período em que me dediquei ao mercado editorial digital. Como aqui vontade é coisa que dá e não passa, a coluna de hoje será uma retrospectiva.

Como todos que vêm me acompanhando por aqui sabem, costumo ver as coisas com “lentes rosas” – aquelas que só enxergam o lado bom das coisas -, logo vou começar pelas vitórias. Nos primeiros meses da dedicação na Gato Sabido, recebíamos um livro a cada três semanas. E cada um conseguido na unha! Fazíamos o que fosse preciso para ajudar as editoras (ok, continuo fazendo, mas agora parece que todo mundo sabe, pelo menos um pouco, a respeito). Reuniões infindáveis, explicações mil, horas de dedicação e no final o saldo era = 1 livro. E depois de umas semanas, mais um livro. E fomos fazendo trabalho de formiguinha. Hoje, as coisas estão mais ágeis: recebemos dezenas de livros na distribuidora por dia – sem gastar as unhas -, as editoras mais novas vêem mais necessidade de agilizar o processo. Sim, as editoras menores têm mais publicações digitais do que as gigantes. Novos autores e editoras, que nem tinham muito espaço no mercado regido pela lista de mais vendidos, estão aparecendo mais.

Pelo lado da editora que abri, a CakiBooks, venho sentindo isso nas vendas, que apresentam aumento de mais de 100% de um mês para o outro. Os contratos de direitos autorais internacionais já estão contemplando a publicação digital; os contratos nacionais já possuem uma cláusula a respeito do digital; o governo está tentando retirar os impostos sobre os tablets e ebooks,... Muitas coisas sendo movimentadas nesse segmento. Engraçado como são as coisas nesses tempos de internet: estou no mercado digital há um ano e me sinto uma veterana. Isso porque vi tudo tão estático e agora vejo novas distribuidoras, novas editoras ganhando espaço, novas obras se destacando, um acervo de mais de 3000 livros em português, crescendo diariamente, para ler em meu leitor digital, e até as obras em Português na Amazon ganhando cada vez mais força... Vejo tudo isso com olhos de anciã orgulhosa..

Bom, mas e o lado ruim?

Continuam as panelinhas editoriais, politicagem e favoritismos; a lentidão de alguns setores de produção vem me surpreendendo – me lembra muito o livro Atlas Shrugged, de Ayn Rand. Os autores querem publicar em ebook, mas sequer consomem o produto digital para experimentar e ter conhecimento de causa nas discussões. Já o governo não passa um direcionamento às editoras em relação à parte fiscal – estamos todos agindo como se fosse um produto impresso: nota de entrada e saída, entrada e saída nos programas de controle estoque... Estoque? Me poupe!!!. Não há um movimento das grandes editoras para fazer o mercado acontecer, muito pelo contrário, vemos um movimento no sentido do atraso do mercado digital – ok, têm tanto estoque para queimar que não custa ficarmos atrás das tendências internacionais em favor dos “coronéis” que produziram café demais. Isso me lembra uma fase da nossa história, não é? Ainda há preconceito com novatos no mercado porque coronel não gosta dessas intimidades.

Pelo que já escrevi até agora, a parte negativa é só um detalhe. Vejo muito mais coisas positivas por aí, vejo muito mais gente que faz, vejo mais parceria do que politicagem.

Não vou cair no clichê de ficar aqui prevendo o futuro. E nem adianta! Mas continuo pelo caminho, só descrevendo e desabafando minhas experiências. Deixo as previsões para os meninos e meninas de exatas... eu sou de produção!

camila.cabete@gmail.com

Agradecimento especial a @souzalaura pela revisão. A ilustração desta coluna é um quadro de Jean-Baptiste Debret.

Camila Cabete (@camilacabete no Twitter e Instagram) tem formação clássica em História. Foi pioneira no mercado editorial digital no Brasil. É a nova Head de Conteúdo da Árvore e a podcaster e idealizadora do Disfarces Podcast.

Link para o LinkedIn

camila.cabete@gmail.com (Cringe!)

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Em sua coluna, Camila Cabete fala sobre os recentes avanços tecnológicos e reforça que antes de criticar, é preciso se aprofundar no assunto
Em nova coluna, Camila Cabete explica como funciona uma Edtech, como é chamada uma empresa de tecnologia com missões ligadas à educação
Em novo artigo para a sua coluna, Camila Cabete finalmente revela pra onde foi depois de nove anos na Kobo
Pra quem pensa que e-book e audiobook são iguais ao livro impresso, Camila Cabete recomenda: 'o livro digital não é pra você, incentive as livrarias independentes'
Desvalorização do real frente ao dólar pode ser uma oportunidade para editores brasileiros, vendendo no exterior, mas tem que saber fazer. Camila Cabete ensina.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Seção publieditorial do PublishNews traz obras lançadas pela Ases da Literatura e seus selos
Em 'A cartinha de Deus', a autora leva os leitores em uma jornada íntima e inspiradora, mostrando como aprendeu a lidar com os desafios impostos pela distonia
Em 'Alena Existe', publicada pela Ases da Literatura, o autor Roger Dörl desvenda os segredos do universo numa trama repleta de ficção científica, aventura e mistério
Conheça a jornada de Nick, o gatinho amoroso que ensina sobre presença e ausência no livro da autora Maurilene Bacelar, lançamento da Editora Asinha
Entrei na literatura acidentalmente, porque, para mim, era algo sagrado, inatingível até.
Lourenço Mutarelli
Escritor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar