Publicidade
Bookinfo fecha com Skeelo e Saraiva para receber seus metadados
PublishNews, Talita Facchini, 02/02/2023
Com os novos acordos, a empresa expande oferta do seu ecossistema de produtos de tecnologia com ferramentas que auxiliem em todas as etapas do setor editorial e facilitem processos

A Bookinfo – empresa que oferece soluções de inteligência de negócios e ferramentas de apoio à gestão de editoras, distribuidoras e livrarias no País – fechou mais um acordo com grandes empresas do mercado: Skeelo e Livraria Saraiva.

Desde o ano passado, a Bookinfo desenvolveu um processo para criar um ecossistema de produtos de tecnologia com ferramentas que auxiliem em todas as etapas do setor editorial e facilitem processos. Com os novos acordos, a empresa continua com a missão de transformar dados em informação e melhorar a performance dos negócios.

O Skeelo se consolidou como plataforma de conteúdo digital (e-books, audiolivros e outros conteúdos editoriais), distribuída com tecnologias diversas. Recentemente, a empresa expandiu seus serviços anunciando a venda de livros físicos e, a partir de agora, passa também a integrar a plataforma da Bookinfo Metadados para qualificar seus metadados e soluções de serviço.

"A partir do momento que eles passam a receber os metadados, eles conseguem com mais facilidade fazer compras das editoras e, assim, ter os livros em sua plataformas e vender mais. Naturalmente, o processo todo fica mais ágil", detalhou Eduardo Cunha, diretor da Bookinfo, ao PublishNews.

Para o Skeelo, que já conta com as principais editoras do mercado em seu catálogo e espera ter cerca de 600 mil títulos (físicos) disponíveis na loja virtual, a integração com a Bookinfo veio mesmo para facilitar o dia a dia. "Contar com os metadados da Bookinfo reforça nosso compromisso em entregar a melhor experiência de venda para as editoras parceiras e a melhor experiência de compra para os leitores, facilitando 'discoverabilidade', busca e compra em nosso ecossistema", reforça André Palme, Chief Marketing & Content Officer do Skeelo.

Cunha explica ainda que o objetivo de colocar os metadados em uma plataforma – seja ela qual for – é justamente facilitar o processo para que mais pessoas descubram determinado livro. "Com o Skeelo sendo agora um player importante de venda de livros, eles terem os metadados das editoras vai garantir mais agilidade no processo de compra, uma vez que receberão todos os dados de maneira automática".

A Saraiva também passa a estar completamente integrada à plataforma da Bookinfo. Com o movimento, as editoras terão os metadados disponíveis para todas as lojas da rede. Antes, a varejista recebia cadastros feitos apenas na Metabooks. Agora, quando uma editora cadastrar na Bookinfo, a Saraiva também receberá o metadado dessa plataforma.

Entre os varejistas que integram a Bookinfo Metadados, estão a Livraria da Vila, Leitura, Livraria Curitiba, Amazon, Travessa, Martins Fontes, Vanguarda, Escariz, além de mais de 400 lojas por todo o Brasil. Entre os principais distribuidores estão Boa Viagem, Catavento, Inovação e Loyola.

“Nosso objetivo é levar os metadados ao maior número possível de livrarias brasileiras. A unificação dos dados com qualidade, além de estabelecer mais agilidade para as relações entre os players do mercado, tem um grande potencial de incremento de negócios”, comemora Eduardo.

A Bookinfo oferece ainda aos seus clientes relatórios que podem auxiliar na composição de mix de produtos para livrarias e distribuidores, nos formatos que desejam e de forma integrada e automatizada.

[02/02/2023 08:00:00]
Matérias relacionadas
Até às 23h59 desta sexta-feira (26) você pode votar nos seus favoritos nas categorias Profissional de Marketing e Vendas do Ano e Prêmio Skeelo – Inovação do Ano
Categoria especial do Prêmio PublishNews reconhece trabalhos na gestão e uso de metadados; entre as empresas, concorrem Livraria Martins Fontes, Nielsen Bookscan e Saudade Livraria e Distribuidora; e em editoras Contexto, Ediouro e Alta Books
Parceria do PublishNews com o Skeelo, categoria reconhece iniciativas inovadoras no mercado editorial brasileiro; público pode votar no seu projeto favorito até 26 de abril
Leia também
Rendez-vous éditeurs, projeto da Associação Nacional de Editores de Livros do Québec, recebe inscrições até o dia 1º de junho de 2024
Foram 12 dias de evento com mais de mil horas de programação; visando incentivar a indústria do livro regional e global, governo local destinou recursos para compras de novos títulos
Religião e Filosofia, Romance, Carreira, Autoajuda e Desenvolvimento Pessoal estão entre as categorias mais vendidas, segundo a plataforma