Wendel Isler faz barulho no Prêmio PublishNews 2021
PublishNews, Thales de Menezes, 26/05/2022
Vencedor na categoria Profissional de Marketing e Vendas do Ano, ele levou uma verdadeira torcida de futebol para a festa da sexta edição do prêmio, que presta tributo a quem trabalha pelo sucesso dos livros

Em uma noite de Ricardos, o grande nome foi Wendel.

É bom explicar. A cerimônia do Prêmio PublishNews 2021 foi realizada na noite de quarta-feira(25), com a volta ao modo presencial, depois do intervalo de dois anos de premiação on-line por causa da pandemia. Numa coincidência engraçada, que alimentou piadas dos apresentadores e também de alguns premiados em seus discursos de agradecimento, muitas pessoas chamadas Ricardo subiram ao palco. Alguns deles várias vezes! Ricardo Arcon, diretor-executivo do PublishNews, Ricardo Costa, CEO da Metabooks no Brasil, Ricardo Perez, country manager books da Amazon Brasil... Muitos. Perez chegou a agradecer a sua mãe por ter dado a ele esse nome, “caso contrário eu não ganharia”.

Wendel e seu time da Catavento | © Larissa Caldin
Wendel e seu time da Catavento | © Larissa Caldin
Mas, no final, no último e mais aguardado prêmio da noite, Wendel Isler, da distribuidora Catavento, levou o troféu de Profissional de Marketing e Vendas do Ano. Quando seu nome saiu do envelope que guardava segredo do premiado até o último instante, a explosão no auditório lotado do Goethe-Institut foi como um gol num estádio de futebol. Tinha que ser, porque Wendel levou para a plateia uma torcida ruidosa e literalmente uniformizada [foto].

O vencedor tem uma justificativa para a verdadeira caravana que apareceu por lá. “Não existe profissional do ano, existe o time do ano. Ninguém faz nada sozinho e é por isso que todo mundo está aqui", disse Wendel. Ele voltou a valorizar os colegas ao comentar problemas e soluções no período da pandemia. “Às vezes, a solução para os problemas mais difíceis está dentro da casa mesmo, você só precisa deixar todo mundo pensar um pouco fora da caixinha.”

O destaque para essa categoria entre os 11 troféus que o PublishNews distribui é que ela representa bem o espírito dessa premiação. Ela foi criada para destacar os livros mais vendidos do ano anterior, mas, principalmente, reconhecer esforço e talento daquelas pessoas que trabalham por trás desses sucessos. É o primeiro e por enquanto único prêmio no Brasil voltado para valorização desses profissionais, chegando agora a sua sexta edição.

O PublishNews contou com apoios importantes para realizar o evento este ano. Não por acaso os agradecimentos foram intensos para #coisadelivreiro, Câmara Brasileira do Livro, MVB Brasil, Amazon e Goethe-Institut.

Juliana, Simei, Luciana, Lilian, Jardel e Wendel | © Larissa Caldin
Juliana, Simei, Luciana, Lilian, Jardel e Wendel | © Larissa Caldin
Wendel precisou vencer cinco oponentes muitos fortes na disputa [foto]. Os outros finalistas foram Jardel Carvalho (Grupo GEN), Juliana Ferreira (Grupo Ediouro), Lilian Cardoso (LC – Agência de Comunicação), Luciana Fracchetta (Antofágica), Simei Junior (Bok2 / Bookwire). Durante a cerimônia, os seis concorrentes foram entrevistados no palco, numa roda de conversa, e compartilharam seus acertos na condução de seus trabalhos entre os muitos percalços provocados pela pandemia.

Outros prêmios também mantiveram o suspense até o último minuto, quando o resultado foi revelado. Os Prêmios Metabooks, criados em 2019, homenageiam a editora e a livraria que mais se destacaram no uso de metadados ao longo do último ano. Na categoria das editoras, o prêmio ficou com a Difusão, que bateu a Biruta e a Editora Europa, as outras duas finalistas. Entre as lojas, o prêmio foi para a Amazon, que superou uma disputa com a Livraria da Vila e a Livraria Unesp.

Quem ocupou um bom espaço na festa, mesmo não estando presente, foi Carlo Carrenho, o homem que criou o PublishNews. Ele foi agraciado com o prêmio de Contribuição ao Mercado Editorial, que já foi concedido a Paulo Rocco, Alfredo Weiszflog, Luiz Alves Júnior e dona Karen Schindler, e Roberto Novaes e Júlio César da Cruz.

Morando na Suécia há quatro anos, Carrenho apareceu no telão numa entrevista gravada sobre suas realizações no PublishNews e o atual momento de sua carreira, trabalhando como consultor de mercado editorial para várias empresas e eventos no mundo. Como estava naquele momento em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, ele enviou um texto de agradecimento, lido no palco pelo seu amigo Ricardo Costa. Foi uma chance de recordar um pouco o estilo refinado e bem humorado dos textos de Carrenho, que agradeceu a muitos colaboradores e professores que encontrou pelo caminho e fez muitas piadas sobre o idioma sueco.

Rosely Boschini e o autor Paulo Vieira | © Larissa Caldin
Rosely Boschini e o autor Paulo Vieira | © Larissa Caldin
O prêmio de Livro Mais Vendido do Ano, com mais de 100 mil exemplares, é um bicampeão: Mais esperto que o diabo, de Napoleon Hill, publicado pela Citadel. Na categoria de Editora do Ano, o prêmio foi para a Editora Gente, que conseguiu emplacar 84 obras na Lista dos Livros Mais Vendidos do PublishNews em 2021.

A distribuição de troféus foi complementada com as cinco categorias de livros mais vendidos. Os três primeiros colocados em cada uma tiveram seu sucesso reconhecido.

Em Ficção, o primeiro colocado foi o fenômeno Torto arado, de Itamar Vieira Júnior, editado pela Todavia. Em segundo lugar ficou A garota do lago, de Charlie Donlea, publicado pela Faro, e em terceiro Os sete maridos de Evelyn Hugo, de Taylor Jenkins Reid, lançado no Brasil pela Paralela.

Em Não Ficção, o primeiro colocado levou seu segundo troféu. É a edição repaginada de Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés (Rocco), mais uma vez a vencedora. Em segundo ficou um tricampeão, Mindset milionário, de Carol Dweck, que desde 2019 é o segundo colocado nessa categoria. Em terceiro lugar ficou o segundo volume de Escravidão, de Laurentino Gomes, que saiu pela Globo Livros.

Na categoria Autoajuda, o bicampeão Mais esperto do que o diabo foi seguido por A coragem de ser imperfeito, de Brené Brown editado pela Sextante e A sutil arte de ligar o foda-se, de Mark Manson publicado pela Intrínseca. Vale ressaltar que o livro de Manson está entre os mais vendidos desde 2018.

Em Infantojuvenil,o primeiro e o segundo prêmios ficaram com a Seguinte que editou o campeão Vermelho branco e sangue azul, de Casey McQuiston, e o segundo colocado, Mentirosos, de E. Lockhart. Ambos são sucesso no TikTok. Completando o pódio, no terceiro lugar ficou o Box Harry Potter, publicado pela Rocco.

Na última categoria da noite, Negócios, o primeiro lugar ficou com o livro O poder da autorresponsabilidade, de Paulo Vieira, publicado pela Gente. O autor esteve estava presente para agradecer a premiação [foto]. Em segundo ficou Mindset milionário (Buzz), de José Roberto Marques, e em terceiro, um livro que já aparece na lista há três anos, Do mil ao milhão, de Thiago Nigro, publicado pela Harper Collins.

Antes de finalizar a festa, os apresentadores elegantes e muito engraçados Henderson Fürst (GEN) e Fernanda Gomes Garcia (CBL) chamaram os vencedores ao palco, e aí reinou uma verdadeira baderna das boas, com toda a caravana uniformizada que apoiava Wendel subindo ao palco.

Um clima de final de campeonato que combinou muito com o entusiasmo do PublishNews por conseguir retornar a sua premiação ao formato presencial. No ano que vem tem mais.

Todas as fotos da premiação estão disponíveis no Facebook do PublishNews.

[26/05/2022 11:50:00]