Livraria Leitura Parque Dom Pedro, Candeeiro e Livraria da Vila Fradique são finalistas do Prêmio Catavento 2024
PublishNews, Redação, 24/04/2024
Cida Saldanha (Livraria da Vila Fradique), Erivan Soares Ferreira (Livraria Martins Fontes) e Melissa Velludo (Degustadora de Histórias) concorrem na categoria Livreiro do Ano; votação está aberta

Mais uma categoria especial do Prêmio PublishNews, o Prêmio Catavento – Livreiro e Livraria do Ano, anuncia os finalistas da sua segunda edição.

Em Livraria Destaque as finalistas são: Livraria Candeeiro, Livraria Leitura Parque Dom Pedro e Livraria da Vila Fradique.

E em Livreiro do Ano, concorrem Cida Saldanha (Livraria da Vila Fradique), Erivan Soares Ferreira (Livraria Martins Fontes) e Melissa Velludo (Degustadora de Histórias).

Agora é com o público e com os leitores: ambas as categorias serão definidas por uma votação aberta. É possível votar neste formulário até o dia 29 de abril.

Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação do 8º Prêmio PublishNews, no dia 8 de maio, no Goethe-Institut São Paulo (Rua Lisboa, 974), a partir das 18h30. O evento tem entrada gratuita, mas é necessário fazer a inscrição neste link para participar. A cerimônia é sujeita à lotação do espaço.

O Prêmio Catavento conta com a parceria da Bookinfo, Konekta e Literárius e tem como objetivo reconhecer e divulgar projetos e profissionais que encontraram maneiras de manter as livrarias crescendo, trouxeram novas ideias para vender livros e desenvolveram projetos inovadores dentro desses espaços, contribuindo também para o incentivo à leitura no país.

Os jurados dessa edição foram Eduardo Cunha (Bookinfo); Sara Frigério (Literárius); Paloma Ferreira (Catavento); Orlando Prado (Quincas Consultoria); Elisabete Lovatel (Vanguarda); e Ricardo Arcon (PN).

A livraria vencedora ganhará uma cota de R$ 5 mil em livros bonificados de diversas editoras. Já o vencedor da categoria Livreiro do Ano ganhará um curso da Casa Educação e brindes de editoras.

Livrarias finalistas

A Catavento e o PublishNews solicitaram às livrarias participantes algumas informações na inscrição do Prêmio. Compartilhamos aqui algumas delas, conforme enviado pelas próprias lojas, com pequenas edições.

  • Livraria Candeeiro

Ocupando uma casa antiga em Campinas (SP), além de oferecer um acervo que não estava chegando à cidade, a Candeeiro se propõe (e tem conseguido) se tornar um lugar de acolhimento aos amantes da leitura, proporcionando a troca de conhecimentos e experiências literárias.

A iniciativa é da professora de culinária Adriana Haddad e do escritor Marcelo Soriano. “Somos uma livraria de rua acolhedora, para você se sentir à vontade, folhear os livros e ficar quanto tempo quiser”, contam os donos.

A Candeeiro também participa da distribuição de livros para uma biblioteca comunitária.

Quantidade de ISBNs: 7.800
Bibliodiversidade: 65 SKUSxM²
Quantidade de selos: 100

  • Livraria Leitura Parque Dom Pedro Shopping

“Desde 2014 profissionalizou os eventos, principalmente de grande público, foi a primeira a fazer senhas com entrega dias antes do evento, a fim de evitar tumultos no dia, que com excelente organização mantém eventos semanais atraindo público de todas as idades. Tem o maior setor geek do Brasil abrindo a portas para novas leitores. Realiza contações de histórias semanais durante o ano inteiro, buscando atrair crianças para o mundo dos livros.

Tem parcerias com diversos influencers literários, promovendo a divulgação do setor para além da livraria física, foi a primeira empresa do ramo literário a ter uma conta no TikTok, onde alcançou mais de 100 mil seguidores e conta.com vídeos de mais de 2 milhões de visualizações e é uma referência nas redes sociais com vídeos criativos e interessantes.

Tem ainda excelente relacionamento e parceria com a maioria das editoras, pois parcerias é o que mais interessa para a equipe da Leitura D. Pedro”.

Quantidade de ISBNs: 100.000
Bibliodiversidade: 62,5 SKUSxM²
Quantidade de selos: 650

  • Livraria da Vila da Fradique

“Unidade mais antiga da Vila, seu diferencial está em ser uma livraria que contempla a memória afetiva de várias gerações.

A primeira unidade da Livraria da Vila conta com três andares, auditório que proporciona muitos bate papos com autores, clube de livros e tem um dos maiores setores infantis da rede, permitindo proporcionar muita experiencia de leitura para os pequenos leitores.

Ainda com o café Santo Grão ao fundo da loja, que proporciona um ambiente super gostoso para amantes de café e leitura, e nos presenteia com uma jaboticabeira que de tempos em tempos floresce”.

Quantidade de ISBNs: 81.850
Bibliodiversidade: 107,8 SKUSxM²

Livreiros finalistas

Fizemos duas perguntas para os livreiros (ou para quem fosse indicar os colegas): Por que esse profissional merece ser reconhecido como Livreiro(a) Destaque do Ano e Qual a trajetória profissional dele(a)? As respostas estão abaixo, com edições mínimas.

  • Cida Saldanha (Livraria da Vila da Fradique)

“Cida é uma das Livreiras mais antigas que nós temos, ela atende gerações de famílias na Vila, você sempre vai encontrar uma mãe ou um pai que recebeu suas indicações desde criança na Vila, e hoje levam seus filhos... Sempre muito disposta e disponível a todos os tipos de indicações de gêneros literários e leituras. Já foi jurada do Prêmio São Paulo, convidada para podcasts literários e tem ótimas histórias para contar. Cida é uma das Livreiras mais antigas da cidade de São Paulo e é uma alegria encontrar com ela na Vila”.

Já trabalhou na Kairos, Cortez, Brasiliense e atualmente trabalha na Livraria da Vila da Fradique Coutinho.

  • Erivan Soares Ferreira (Livraria Martins Fontes)

O Erivan tem quase 30 anos de carreira, toda ela dedicada à Livraria Martins Fontes, e há quase 20 (a serem comemorados no final desse ano) é o gerente à frente de um dos projetos mais bem-sucedidos do mercado brasileiro de livrarias do século XXI: a unidade da Avenida Paulista, 509, reconhecida por inúmeros livreiros, autores, editores e profissionais do livro em geral como a livraria mais completa do país.

O Erivan iniciou a sua trajetória na Livraria Martins Fontes em 1997 na função de contínuo (o popular “office-boy”). Rapidamente, sua proatividade e seu amor pelos livros chamaram a atenção, e ele logo começou a subir os degraus da sua vida profissional. Na virada de 2004 para 2005, Alexandre Martins Fontes, então à frente da unidade da avenida Paulista, deu a Erivan a oportunidade que ele nunca mais largaria: tornar-se gerente da loja.

Sob a sua administração, a loja cresceu em espaço e em vendas ininterruptamente, num salto que representa mais de 1.000% de lá para cá. Um atendimento antes burocrático foi dando lugar a vendedores especializados; áreas do conhecimento que tinham pouco espaço ali foram ganhando corpo e fazendo a livraria ser vista como referência por seu crescente número de clientes. O setor de compras, até hoje sob sua supervisão, ganhou responsabilidade e agilidade para que a Livraria Martins Fontes recebesse cada vez mais a fama de um lugar “onde se encontra tudo”.

O Erivan não é o livreiro que vai dividir com os leitores as histórias maravilhosas dos livros que leu (ainda que ele tenha um conhecimento profundo de obras e autores das mais variadas seções). O Erivan, há 27 anos (20 como gerente – a ser comemorado no final desse ano), é o profissional que sabe olhar tudo que uma livraria precisa para funcionar o mais perto possível do ideal, e coordenar as infinitas variáveis que nos desafiam todos os dias. Se a Martins Fontes Paulista é hoje uma das melhores livraria do Brasil (senão, como loja única, a melhor), muito disso se deve ao trabalho incansável desse profissional que não gosta de aparecer, que não vai dar entrevistas ou gravar vídeos para blogs literários, mas que é um dos mais dedicados e competentes gestores do mercado livreiro atual.

  • Melissa Velludo (Degustadora de Histórias)

“Melissa faz uma curadoria impecável para os 13 clubes de leitura que ela criou e em que, majoritariamente, faz a mediação. Em seu "Clube Livros & Vinhos", ela também atua como enóloga e chef, preparando pratos tradicionais do país de origem do autor do livro. Além disso, ela tem três especializações em Literatura, inclusive uma em literatura espanhola, e não deixa de se atualizar. Suas mediações envolvem explicações literárias sobre as obras e não deixam a desejar para uma aula no Ensino Superior.

Sua atualização sobre o mercado livreiro é bem grande, e muitos dos livros que ela indica se transformam em "os mais vendidos" em sua livraria e sebo A Degustadora de Histórias. Melissa é a criadora do Festival de Literatura da Degustadora, que está em sua segunda edição e terá em seus eventos principais Marcela Dantés, Nara Vidal, Hugo Ribas, Menalton Braff e Semírames Paterno. Seu Festival é feito apenas com sua vontade e recursos advindos da venda de livros Na Degustadora, sem qualquer patrocinador. Não bastasse todos esses atributos, Melissa ainda é conhecida por sua simpatia e por seu atendimento acolhedor e afetivo, lembrando-se de todos os clientes e do que eles gostam.

Seu comprometimento com o que faz é tão grande que, quando chega um livro que um determinado cliente pudesse gostar ou querer, ela não o coloca à venda antes de oferecer a esse cliente. Melissa é uma profissional única e um ser humano ímpar.

A Degustadora de Histórias é sua livraria e sebo, e ela atua em sua empresa desde 2019, sempre com muito esmero e profissionalismo.

Vote:

Livraria Destaque – clique aqui (até 29 de abril)
Livreiro do Ano – clique aqui (até 29 de abril)
Profissional de Marketing e Vendas – clique aqui(até 26 de abril)
Prêmio Inovação – clique aqui (até 26 de abril)

O Prêmio PublishNews 2024 é uma realização do PublishNews, com patrocínio de Amazon, Catavento, CBL, MVB, Skeelo e Transpo Express, e apoio do Goethe-Institut São Paulo e do NESPE.

[24/04/2024 12:00:00]