Uma década de mercado editorial – Parte 2
PublishNews, Mariana Bueno*, 14/11/2019
Economista Mariana Bueno dá continuidade ao estudo em que compara os números do mercado editorial brasileiro com o de outros sete países

No meu primeiro texto da série Uma década de mercado editorial, é possível observar que há semelhanças no comportamento do mercado editorial dos oito países analisados: Brasil, Colômbia, México, EUA, Alemanha, Espanha, França, Grã-Bretanha. Ainda que o Brasil apresente uma redução mais expressiva na queda do faturamento do setor e na redução do preço médio do livro, o mesmo ocorre nos demais países. Além disso, todos os mercados analisados apresentam comportamento semelhante em relação aos seus respectivos PIBs, alguma estabilidade quando há crescimento econômico, porém uma queda mais acentuada do que aquela apresentada pelo conjunto da economia em períodos de retração. Nesse segundo artigo da série, eu coloquei todos os mercados na mesma unidade monetária, em outras palavras, converti o desempenho real do mercado editorial de cada um dos países para uma mesma moeda, o Dollar PPP (purchasing power parity), que considera as diferenças de custo de vida e rendimentos e permite medir o poder de compra das diferentes moedas. Nessa nova régua, como o Brasil se comporta em relação aos outros países? Qual o tamanho da perda real de cada um deles em relação aos demais? Respondo essas e outras perguntas no segundo artigo da série que pode ser baixado clicando aqui.

[14/11/2019 10:00:00]